10 de jan. de 2022

Retrospectiva 2021: Livros que li esse ano.




No inicio do Expresso Literário, quando eu comecei a escrever mais sobre as minhas leituras e criar conteúdos literários aqui no blog. Eu senti a necessidade de re-lêr alguns livros que foram os meus favoritos nos anos anteriores: Esse ano, eu re-li o livro Em Algum Lugar Nas Estrelas (Navigating Early) da escritora Clare Vanderpool da editora da Darkside Books [Resenha] e ECOS - Em Harmonia Com os Irmãos Grimm da autora: Pam Muñoz da editora da Darkside Books [Resenha] e foram duas experiências literárias bem peculiares.

Ano passado, eu comprei um Kindle 10° geração e escrevi aqui sobre a minha primeira experiência no Kindle Unlimited. Eu sou team papel e lombada. Eu gosto do cheiro de livro novo, gosto do amarelado de livro velho... Porém, a minha primeira experiência com a leitura pelo e-reader foi muito similar ao do livro, ele é ótimo que não dá aquela dorzinha de cabeça por estar forçando a visão.


A minha primeira experiência, foi com a leitura do livro Passarinha da escritora Kathryn Erskine da ed. Valentina [Resenha] Eu tenho vontade de ler esse livro desde o seu lançamento. Na época, os blogueiros "panfletavam" muito esse livro e realmente valeu o Hype daquele ano. Passarinha, é um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.

Finalmente, eu conheci as dores e as delicias do catalogo dos ebook´s do Kindle Unlimited e acabei não gostando muito do livro De Volta aos Quinze da escritora: Bruna Vieira [Resenha] Embora, seja um livro leve, com romance, mistério e aprendizado, faz o leitor torcer, criar teorias e pensar nas conseqüências de tudo o que se faz. Porém, o enredo não é algo novo, pois diversas vezes, no decorrer da narrativa lembrei do filme Efeito Borboleta. Com uma narrativa que não se aprofundava nos assuntos mais complicados como o relacionamento de sua prima Carol com o seu noivo Eduardo que visivelmente era um relacionamento abusivo.

O livro Os 13 Porquês (Thirteen Reasons Why) do escritor: Jay Asher| [Resenha] Eu assisti a série 13 Reasons Why antes de ler o livro e ambos mexeram muito comigo... É um daqueles livros que te faz olhar as pessoas a sua volta de forma diferente, te faz repensar seus atos, te faz querer ajudar alguém. Em conseqüência da narrativa de Clay ouvindo as fitas de Hannah Baker falando sobre os 13 porquês... Por ter visto a série antes acabei decepcionada com a leitura. Outro livro, A menina das estrelas do autor Ziraldo é um livro infanto juvenil e o livro Garotos mortos não contam segredos doo Mark Millerbooks que eu gostei da experiência mas não resenhei.

Eu conheci o termo Leitura Coletiva no inicio da pandemia em 2020. Desde então, Sempre procuro grupos que promovem essas leituras porquê a experiência de ler com outras pessoas acabamos observando de maneira mais ampla a leitura de um mesmo livro. Conheci o livro Tipo uma história de amor do autor Abdi Nazemian [Resenha] e foi uma das melhores leituras com temática lgbtqia+.


O livro Para Sempre Vou Te Amar da autora Catherine Ryan Hyde [Resenha] embora seja uma leitura conforto essa foi uma das leituras favoritas do ano. Eu ganhei o livro O Labirinto do Fauno de Guillermo del Toro e Cornelia Funke [Resenha] de um A.S de um grupo de leitura do ano passado e acabei lendo em outra leitura coletiva e foi uma das experiências literárias mais bacanas desse ano. Esse ano, eu tive a minha primeira experiência lendo Grafic Novel. Eu li O Príncipe e a Costureira de Jen Wang [Resenha] e A Bruxa Margaret de Jim Broadbent e Dix [Resenha]. Com experiências tão diferentes que eu não consigo saber se gosto desse tipo de leitura ou não.

O livro A Revolução dos Bichos é um clássico... Eu morria de medo de ler esse livro pela fama da literatura clássica ser uma leitura difícil. Mas, a escrita de George Orwell é uma linguagem de fácil acesso para alcançar qualquer tipo de leitor. Pois, é uma leitura necessária e atemporal que deixa o leitor triste com aquela velha máxima "a história se repete...". [Resenha] .


Entrei em um projeto chamado Desencalha 21 e li histórias bem peculiares de livros que talvez eu não leria tão cedo:; Cores Vivas| Autora: Patrice Lawrence| Editora: DarkSideBooks Avaliação:☕☕☕.. [Resenha] e o livro A biblioteca da meia-noite | Autor: Matt Haig (EUA)|Editora: TAG Inéditos (vai ser lançado pela Bertrand em outubro)| Avaliação: ☕☕☕☕ [Resenha]

  • Livros que abandonei


1. O Circo Mecânico -Tresaulti, Genevieve Valentine - Editora: DarkSide. - Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas. Sintuação: Eu estava com grandes expectativas na leitura desse livro por ter uma temática circense... Eu tenho uma grande dificuldade em continuar a leitura quando não sei identificar a narrativa em que a história esta sendo contada. Resolvi dar uma pausa nessa leitura, mas inda pretendo ler esse livro sem muitas expectativas dessa vez.

2. A Menina Submersa: Memórias: Um caso de amor para toda vida é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do "real" sobre o "verdadeiro" e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos.Sintuação: Quando eu comecei a ler A Menina Submersa: Memórias: Um caso de amor para toda vida eu estava passando por uma pseudo ressaca literária... Até comecei a escrever um texto e arquivei para postar quando escrever a resenha desse livro. Porém, pretendo começar a ler esse livro ano que vem.

E livros que eu comecei a ler em 2021 e terminarei de ler ano que vem... Jantar Secreto | Autor: Raphael Montes | Editora: Companhia das Letras; O Morro dos Ventos Uivantes| Autor: Emily Bront | Editora: DarkSideBooks; e Lady Killers: Assassinas em Série: As mulheres mais letais da história| Autor: Tori Telfer | Editora: DarkSideBooks,

Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall