8 de mar. de 2021

Resenha: De Volta aos Quinze (Trilogia Meu Primeiro Blog, Vol.1) - Bruna Vieira



O que você faria se pudesse voltar no tempo?
Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?


A leitura do livro De Volta aos Quinze tem uma narração bastante fluida. É narrado em primeira pessoa, pela Anitta com 30 anos. Anita, chegou a uma fase onde se vê sem rumo. Não gosta de seu trabalho, de sua vida amorosa, tampouco da sua rotina. Mesmo com sua vida estando uma bagunça, ela continua seguindo e encarando eventos que preferia passar longe como, por exemplo, o casamento de sua irmã. Lá, ela encontra sua prima Carol, com o seu marido prepotente, Eduardo. Embora Anita achasse que o casamento fosse ser uma chatice, felizmente seu padrinho companheiro é ninguém mais, ninguém menos, que Henrique, seu melhor amigo desde os tempos da faculdade. Henrique agora morava na França, e havia retornado à Minas Gerais apenas pelo casório, assim como Anita, que atualmente residia em São Paulo.

Eu li o livro De Volta aos Quinze no e-book. Disponível no Kindle Unlimited. Por ser um livro infanto juvenil a autora não aprofunda em algum assuntos mais sérios deixando os temas subentendidos e a leitura mais leve... As ilustrações e o set-list com as músicas que Anita ouvia na adolescência ajudam o leitor a se transportar para essa época...


Seus textos foram parar no seu primeiro livro de crônicas e contos, o Depois dos quinze, e na série de ficção Meu primeiro blog, da qual o volume 1, De volta aos quinze, já foi publicado, ambos pela Gutenberg.

Às vezes, acho que maturidade tem um pouco a ver com o tempo que levamos para gostar de alguém e confiar nessa pessoa. Eu não conseguia mais fazer isso logo de cara." (p.16)

O livro De Volta aos Quinze é o segundo livro de Bruna Vieira, cujo primeiro livro Depois dos Quinze foi e é um enorme sucesso. Entretanto, desta vez Bruna aposta num romance ao invés de contos e crônicas como no primeiro. Este livro é o primeiro da Trilogia Meu Primeiro Blog (M1B) e já chegou arrancando suspiros e fazendo promessas para os livros seguintes. Por ser um livro do gênero infanto juvenil observei que a autora não aprofundou muito nos assuntos e escrevendo de uma maneira bastante raza... Sobre a relação de amizade com a sua prima Carol, elas sempre foram próximas mas, aviam se distanciado consideravelmente após sua união com o marido prepotente, Eduardo.



Título: De Volta aos Quinze
Autora: Bruna Vieira
Série: Meu Primeiro Blog - #1
Editora: Gutenberg
Ano: 2013
Páginas: 224
Categoria(s):Literatura Juvenil, Não Ficção & Biografias
Avaliação: ☕☕☕..




Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as conseqüências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.

_Quantas vezes mais eu preciso quebrar meu coração para ele se encaixar no seu?" (p. 218)
Após ser retirada da festa, Anita, acaba acessando o link que sua amiga, Helena, enviou de seu antigo blog e neste momento ela acaba indo parar no seu passado. De volta aos quinze, mas com a mentalidade de trinta, e sem entender direito o que está acontecendo ela acaba alterando alguns fatos que vão reverberar no futuro em que ela vive. Lembrei um pouco do filme Efeito Borboleta [O estudante universitário Evan Treborn está aflito com dores de cabeça tão fortes que freqüentemente desmaia. Enquanto está inconsciente, Evan pode viajar de volta no tempo para momentos de dificuldades na infância.].


Sabe aquele capítulo que comentei estar faltando na minha vida? Talvez ele tenha acontecido sim, e eu apenas não o li direito. Passei correndo por essa parte sem captar seu significado, como fazemos quando estamos lendo um livro grosso apressadamente e sem prestar muita atenção." (p. 105)
O mais interessante é que ao voltar para os quinze anos Anita não esquece o futuro e nem sua maturidade, mas isso não a impede de fazer besteiras. Ademais, Anita, passa a viajar no tempo e nessas viagens muita coisa que ela fará no passado modificará seu futuro de um jeito inesperado, ou seja, essas viagens temporais têm suas conseqüências e Anita terá que descobrir o que fazer com elas. Devo admitir que amei a narrativa e gostei bastante de Anita... Porém, eu esperava um "plot-twist" uma reviravolta na história de Anita além do seu emprego dos sonhos... Eu considerei Anita um tanto imatura para os 30 anos. Não tem condições alguém ter 3o anos e ser tão imatura quanto uma garota de 15 anos. Henrique é o verdadeiro principe encantado mas, se contentava em ser melhor amigo de Anita. Fiquei muito dividida entre Henrique e Joel, eles dois são muito fofos.


Para concluir, Depois dos Quinze é Um livro leve, com romance, mistério e aprendizado, faz o leitor torcer, criar teorias e pensar nas conseqüências de tudo o que se faz. Porém, o enredo não é algo novo, pois diversas vezes, no decorrer da narrativa lembrei do filme Efeito Borboleta. Com uma narrativa que não se aprofundava nos assuntos mais complicados como o relacionamento de sua prima Carol com o seu noivo Eduardo que visivelmente era um relacionamento abusivo.


 Não gostei do "final em aberto" desse livro. Entendo a jogada de marketing da Bruna Vieira de deixar qualquer leitor curioso pela continuação... Mas, eu isso não me atraiu enquanto leitora.


 Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.

Estarei tagarelando por lá também
FanPage | InstagramBloglovin

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall