22 de jul. de 2021

Resenha: A Revolução dos Bichos - George Orwell


Finalmente, eu
  terminei de ler o livro “A Revolução dos Bichos”, do autor George Orwell. A escrita desse livro é em  3ª pessoa o narrador-onisciente, que conhece tudo o que acontece com os personagens.

Os personagens importantes da história são: Senhor Jones; era o dono da quinta.Velho Major; Porco barbudo, tido em alta conta entre os animais, já com uma certa maturidade dado a experiência dos seus 12 anos.Bola de neve, Garganta e Napoleão; Eram porcos que o senhor Jones criava para vender. Com a morte do Major eles acabam por assumir a liderança da comunidade quando ela se estabelece. Ferrabrás, Lulu e Cata-vento; Os três cachorros da propriedade.Sansão e Quitéria; Dois cavalos de tração, Mimosa; Uma égua branca. Maricota; A cabra branca. Benjamim; O burro. Moisés; Um corvo.

A Revolução dos Bichos narra a história de alguns animais que moram em uma fazenda, fazenda Granja do Solar, e estão cansados de serem explorados pelos humanos. Após um porco (eles eram os animais mais inteligentes da fazenda) fazer um discurso a todos os bichos, mostrando que eles devem ser iguais, e que ninguém, nem mesmo outro animal, pode deter o poder de dominação, abre suas mentes para alcançarem isso. Foi assim que em uma primeira oportunidade a Revolução foi feita naquela fazenda.



Eu li a edição exclusiva da TAG em capa dura do livro A Revolução dos Bichos do autor George Orwell que acompanha marcador de páginas exclusivo em parceria com a Editora Autêntica. Embora a capa seja bem trabalhada com desenhos em relevos senti falta das ilustrações... George Orwell, foi um escritor, jornalista e ensaísta político inglês, nascido na Índia Britânica. Sua obra é marcada por uma inteligência perspicaz e bem-humorada, uma consciência profunda das injustiças sociais, uma intensa oposição ao totalitarismo e uma paixão pela clareza da escrita.Sua hostilidade ao Stalinismo e pela experiência do socialismo soviético, um regime que Orwell denunciou em seu romance satírico A Revolução dos Bichos, (traduzido no Brasil também como A Fazenda dos Animais, a partir das edições de 2020) se revelou uma característica constante em sua obra.


Livro: A Revolução dos Bichos 
Autor: George Orwell
Páginas: 200
Editora: Autêntica
Avaliação: ☕☕☕☕☕




Sinopse: Cansados dos maus-tratos e da exploração a que são submetidos na Fazenda do Solar, os animais se rebelam contra seu mestre, Sr. Jones, o expulsam e assumem o controle da propriedade. Liderados pelos porcos Bola de Neve e Napoleão, os bichos estabelecem uma sociedade igualitária baseada no Animalismo, um sistema de ideias contrário à tirania dos seres humanos e que, na prática, garantiria liberdade, justiça e fartura de alimentos a todos.Mas, com o passar do tempo, as esperanças de um futuro mais feliz vão se perdendo. O ideais da rebelião são corrompidos e depois esquecidos. Os porcos, novos donos do poder, repetem antigos hábitos e, aos poucos, instauram um novo regime de opressão

"TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS.
MAS ALGUNS ANIMAIS  SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS"

O livro Revolução dos Bichos é um clássico... Eu morria de medo de ler esse livro pela fama da literatura clássica ser uma leitura difícil. Mas, a escrita de George Orwell é uma linguagem de fácil acesso para alcançar qualquer tipo de leitor. Pois, é uma leitura necessária e atemporal que deixa o leitor triste com a aquela velha máxima "a história se repete...".





Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais. 

2 comentários

  1. Que capa maravilhosa! Acredita que ainda não li!!! Talvez por conhecer a história, por achar que não encontraria nenhum "segredo" não consigo começar a ler, mas, claro que cada um "lê" encontra uma nova história...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que está... Eu ja ouvi sobre essa história milhares de vezes. Mas, ler a história é diferente. Eu gostei do resultado.

      Excluir

© Expresso Literário
Maira Gall