30 de out. de 2021

Resenha: A biblioteca da meia-noite (The midnight library)

“Você não precisa entender a vida. Precisa apenas vivê-la.”


Hoje eu terminei de ler o livro A biblioteca da meia-noite do autor Matt HaigA narrativa do livro “A biblioteca da meia-noite”, o foco narrativo é em terceira pessoa. O observador começa a narrar os acontecimentos 19 anos antes... Nora Seed com 16 anos sentada na biblioteca da escola Hazeldene Scchool com a bibliotecária Sr(a) Elm que esporadicamente jogavam xadrez Nora sentia-se protegida na biblioteca da "civilização" escolar. Os personagens importantes são: Nora Seed, bibliotecária Sr(a) Elm e Hugo.

⚠️ Alerta de conteúdo: Fala inclusive de depressão e suicídio. Mas também conversa com a gente sobre A VIDA, em suas diversas oportunidades e perspectivas.

A história dá um pulo para 19 anos depois... Nora Seed tem uma vida simples e, segundo ela, insignificante. Ela dá aulas de piano, não casou ainda, não teve filhos, e para piorar seu gato morreu. E até nisso ela se sente culpada. De não ter cuidado melhor de seu fiel companheiro Voltaire. Colecionando tristezas profundas, sempre com um sentimento de um grande e eterno vazio e se sentindo um completo fracasso ela toma uma medida desesperada. Nora quer fazer a dor passar, não quer mais ser quem é. Depressiva, ela acaba atentando contra a própria vida. Tomando uma porção considerável de comprimidos.


Eu adquiri essa edição especial de aniversário da TAG LIVROS. O Livro com brochura conta com uma pintura trilateral verde, As páginas do livro trazem mais de 70 ilustrações exclusivas inspiradas na obra. A TAG convidou o estúdio Foresti Design para representar os múltiplos universos da protagonista.

Matt Haig é autor best-seller internacional de Razões para continuar vivo (Reasons to Stay Alive), Observações sobre um planeta nervoso e seis romances para adultos, incluindo A possessão do Sr. Cave, Como parar o tempo, Os humanos, Os Radley, e sociedade dos pais mortos. Vencedor do Prêmio Goodreads de Ficção de 2020, A biblioteca da meia-noite é seu romance mais recente e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares no mundo todo.


Título: A biblioteca da meia-noite (The midnight library)
Autor: Matt Haig (EUA)
Editora: TAG Inéditos (vai ser lançado pela Bertrand em outubro)
Ano: 2021
Páginas: 288
Avaliação: ☕☕☕☕



Sinopse: Se pudesse escolher a melhor vida para viver, o que farias? No limiar entre a vida e a morte, depois de uma vida cheia de desgostos e carregada de remorsos, Nora Seed dá por si numa biblioteca onde o relógio marca sempre a meia-noite e as estantes estão repletas de livros que se estendem até perder de vista. Cada um desses livros oferece-lhe a hipótese de experimentar uma outra vida, de fazer novas escolhas, de corrigir erros, de perceber o que teria acontecido se tivesse escolhido um caminho diferente. As possibilidades são infinitas e vários horizontes se abrem à sua frente. Mas será que algum desses caminhos lhe proporciona uma vida mais perfeita do que aquela que conheceu? Na altura da escolha final, Nora terá de olhar para dentro de si mesma e decidir o que de facto lhe preenche a vida e o que faz com que valha a pena vivê-la. A Biblioteca da Meia-Noite transformou-se num bestseller a nível internacional, com um milhão de livros vendidos em todo o mundo.

Fazer uma coisa de maneira diferente é, com freqüência, o mesmo que fazer tudo de maneira diferente. Ações não podem ser desfeitas dentro de uma existência, não importa o quanto se tente (…) A única maneira de aprender é vivendo.

Quando eu organizei a TBR da Spookytona no inicio do mês de outubro eu vi o nome do livro A biblioteca da meia noite e achei que seria um livro de terror... No primeiro capitulo, já percebemos que é um livro bastante reflexivo sobre fazer escolhas durante a vida e o quanto isso pode ser assustador.



A personagem Nora Seed está em um período de muita reflexão, ansiedade e questionamentos existenciais mais conhecida com a crise dos 3o anos... Nora é uma personagem de fácil identificação. Pois, em algum momento da vida nos questionamos com algumas escolhas que fazemos durante fazemos a famosa pergunta "e se...?" e o quanto cada decisão afeta a vida de outras pessoas: como o seu irmão, seu pai e sua melhor amiga Izzy. 

Acho que é fácil imaginar que existem caminhos mais fáceis. (…) Mas talvez não existam caminhos fáceis. Só caminhos. (…) A cada segundo de cada dia a gente entra num novo universo. E a gente passa tanto tempo desejando que a vida fosse diferente, se comparando com outras pessoas e com outras versões de nós mesmos, quando, na verdade, a maioria das vidas contém um certo grau de coisas boas e um certo grau de coisas ruins.

Quando Nora Seed tenta contra a sua própria vida, ela entra em uma biblioteca bastante parecida com a biblioteca da escola Hazeldene Scchool onde passava os intervalos com a bibliotecária Sr(a) Elm era um lugar confortável na infância... Quando ela pegou um livro verde ( todos os livros eram de diferente tons de verdes) o "Livro dos Arrependimentos" e observou o quanto ele é pesado e acabou tendo que sentar no chão da biblioteca. Na medida, em que ela vive essas possibilidades de vida que ela achava que deveria viver tem também as conseqüências que faz ela voltar para a biblioteca exatamente a meia noite. 


“Não precisamos jogar todos os jogos para saber qual é a sensação de vencer. Não precisamos ouvir cada canção já composta no mundo para entender música. Não precisamos ter experimentado todas as variedades de uvas de todos os vinhedos para sentir prazer com o vinho. Amor, riso, medo e dor são moedas universais.”

O personagem Hugo era um Slider que estava nesse "processo" há cinco meses por causa de um aneurisma cerebral que deixou o seu corpo em coma. Diferente de Nora Seed que ia para a biblioteca... Hugo ia para uma vídeo-locadora com várias fitas de VHS. Embora, não seja um personagem freqüente na história Hugo foi um personagem importante para Nora Seed perceber o que ela realmente queria. 


O autor Matt Haig embora tenha citado a Filosofia como formação de Nora Seed e citado vários autores filósofos durante a história ele deixou a interpretação para os leitores... Sem ir também para o lado religioso ou auto ajuda Sr(a) Elm por exemplo, não da respostas prontas para Nora Seed ela faz perguntas que causam reflexão tanto na personagem quanto para o leitor.

“Enquanto estamos vivos, carregamos em nós um futuro de possibilidades multifacetadas.”


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
(principalmente no Snap!!):

Um comentário

  1. Eu não vejo a hora de ler esse livro! Pensando seriamente em furar a fila de leituras... Hehehe

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall