27 de jan. de 2021

Satisfações Literárias 2020



No final do ano, eu escrevi um texto corrido sobre as minhas leituras de 2020... Mas, não ficou com cara de Retrospectiva. Mas, como ainda estamos em Janeiro, está valendo textos com Retrospectivas Literárias do ano!



O ano de 2020 foi um ano muito bom no quesito leituras e conseqüentemente, na criação de conteúdo literário. No segundo semestre, eu criei o Expresso Literário que é um Blog literário com extensão ao perfil no Instagram com uma temática voltada para o universo da Literatura. Então, hoje eu vou mostrar todos os livros que conquistaram um cantinho especial no meu coração.

Acredito que a minha demora em ler Tartarugas Até Lá Embaixo do Johnn Grenn foram o tempo suficiente para curtir a leitura sem tanta pressão! O autor John Green consegue de forma sutil indicar na sua escrita que a Aza está entrando em crise, e vai aumentando a pressão e a tensão na forma como escreve e descreve o crescendo da crise. Colocando o leitor entre uma linha tênue entre ficção e a realidade nos colocando naquele cantinho frio e escuro da mente da personagem Aza.



Eu comecei a leitura do livro Anexos, da Rainbow Rowell sabendo que era uma leitura que eu ia gostar muito "Eu leria até a lista de compras da autora." e mesmo assim me surpreendi com o enredo e com os personagens adultos.­­­­

O livro A Pequena Sereia & O Reino Das Ilusões embora, seja uma releitura de conto de fadas é uma leitura para maiores de 18 anos. Pois, são abordados assuntos como: abuso de menor, assédio, mutilação, automutilação, submissão, feminismo e machismo extremo e outros que foram abordados de uma forma um tanto quanto irresponsável. Deixando de lado a história de sua mãe que foi tratada de uma maneira resumida sendo que esse era o principal motivo de Gaia vir até a superfície. O que faz a narrativa feminista não fazer muito sentido e a partir dai o "Plot Twist" necessário durante a narrativa da história que realmente mostrou os objetivos da personagem desde o inicio e que realmente me surpreendeu.

Eu conheci o livro Bom dia, Verônica um alucinante thriller policial NACIONAL! O por meio da LC organizado pela editora DarkSide® Books. É um suspense eletrizante! A leitura é pura intensidade em cada capitulo ou como dizíamos na L.C: é um "Eita atrás de Eita". Todos os personagens tem uma personalidade um tanto quanto sádicos... Eu sai da minha zona de conforto literário com a linha Crime Scene da editora DarkSide® e eu adorei o incomodo que a leitura me proporcionou.

Se algum dia eu falei mal do Neil Gaiman eu não lembro... O livro Coraline é uma leitura infanto-juvenil dos gêneros de: Fantasia, Horror e Ficção Científica com uma narração bastante adequada para esse público. uma das minhas melhores leituras do ano!


O livro Flores para Argenon é narrado por Charlie Gordom um homem de 30 e poucos anos de idade que tem uma deficiência intelectual. Não temos muitos detalhes precisos sobre diagnósticos e o livro não se prende em "rotular" Charlie. Os Capítulos são escritos em formato de "Relatório de Progresso" que ele vai descrever sobre o seu dia-a-dia antes de passar por um experimento cientifico. Foi um dos melhores livros que eu li com uma narrativa tão intensa e com um personagem tão genuino quanto o Charlie...




Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

16 comentários

  1. Quantas leituras! Dos livros citados eu não li nenhum ainda, mas o que me chmaram a atenção foram: Tartarugas até lá embaixo, Bom dia verônica e Coraline. Além de terem capas lindas e chamativas, parecem ser super legais de serem lidos <3

    Estante da Pipoca | @estantedapipoca

    ResponderExcluir
  2. Da sua lista, eu li apenas o Bom Dia Veronica e realmente, o livro é sensacional. Sou muito fã da Ilana e do Rafael.. imagina minha satisfação com os dois juntos ♥
    Vou ver alguns da lista.

    ResponderExcluir
  3. Em 2020 eu não consegui escrever no meu blog com a mesma frequência de antes, as coisas estavam indo super bem até o mês de agosto e depois disso tudo desando e as postagens no blog/instagram acabaram. Esse ano retornei com tudo para o blog e também para o instagram que estava parado há um ano, estou escrevendo sem pressão apenas nos dias que tenho vontade e aproveito para deixar alguns materiais prontos para outros dias.

    As minhas leituras foram ótimas em 2020 e espero que 2021 seja ainda melhor, quero muito escrever impressões de todos os livros que li e ler as opiniões de outras pessoas também. Desejo muito sucesso para o seu blog e leituras ainda mais impressões nesse ano novo.

    Viviane Almeida
    https://resenhasdaviviane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu parei pra pensar e conclui que apesar de 2020 ter sido um ano todo problemático, em termos de "entretenimento" foi bom pra mim, li livros que queria ler a tempos, tive várias leituras boas. E o mesmo vale para séries e filmes. Dos que você citou no post, eu só li Bom dia Verônica e gostei muito. A Pequena Sereia, Coraline e Flores para Algernon estão na minha (infinita) lista de leituras.

    ResponderExcluir
  5. Quantas leituras bacanas! Acho que em literatura sempre é tempo de retrospectiva! (hehe) Quero muito ler Tartarugas até lá embaixo, mas ainda estou me dando um tempinho. Anexos está entre os meus desejados também e espero poder lê-lo em breve!

    Um abraço pra você!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que te foi um ano produtivo no quesito leituras. Dos que você citou, eu tb li Flores para Algernon e foi uma leitura muito emocionante mesmo. Já A pequena sereia e o reino das ilusões eu me programei para ler em março. Estou tentando não criar expectativas com relação a ela.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  7. Quantas leituras interessantes! Da sua lista gostaria de ler A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, gosto muito de releituras de contos de fadas e a esse parece ter uma abordagem mais diferenciada, gostei da proposta.

    ResponderExcluir
  8. Anexos não é meu livro favorito da Rainbow, mas ainda assim ele é muito bom. Flores para Algernon é uma das minhas leituras do momento e estou animada para ver como as coisas vão se desenrolar. O livro da Pequena Sereia eu queria muito ler porque achei a capa linda e a sinopse intrigante, mas vi tantas resenhas negativas que desanimei um pouco.

    Blog Profano Feminino





    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  9. Dos livros que você leu, já ouvi falar do John Green, mas não faz o meu estilo. Li um único livro dele e foi um virar de páginas desanimado, quase o deixei para lá. Não li mais nada. Eu vi esse livro em vários lugares, nas mãos de vários amigos e até ouvi: você precisa ler esse livro. Fugi... rs
    E Coraline... amo Gaiman. E essa foi uma novela de terror maravilhosa. A presença do Gato na trama, me fez pensar em Alice. Amei.
    Eu li pouco em 2020... fiz algumas releituras, geralmente à noite, para me desconectar da realidade insana que tivemos. Foram leitura duplas ou triplas. Um livro me levava a outro e fui lendo vários ao mesmo tempo. Mas foi pouco... sou uma leitora compulsiva, com livros espalhados por toda a casa e, no ano passado, por falta de movimento, li menos. EU gosto de levar livros por aí, atravessar ruas com eles e não deu para fazer isso tranquilamente. Aliás, ainda não dá.

    bacio

    ResponderExcluir
  10. O da pequena sereia tem uma capa tão leve que a gente nem imagina que será um livro pesado! Fiquei super animada para ler o do John Green, percebi que faz tempo que não leio nada dele!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum desses livros, mas estou bastante interessada no Pequena Sereia e no Bom dia Veronica, além de Anexos (amo a escrita da autora).
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Achei sua lista tão eclética! É gostoso, né, quando a gente consegue se tocar positivamente com coisas diferentes.

    A maioria das pessoas que conheço tem relação extrema com a Rainbow Rowell, é "amo ou odeio", sempre, fico curiosa para ler algum livro dela e descobrir se serei neutra ou se entro nos extremos também, hahahaha!

    ResponderExcluir
  13. Que delícia! Bom, desses que citou, ganhei "Coraline", essa mesma edição, num amigo secreto de fim de ano. Não vejo a hora de ler. De Rainbow Rowell, eu li "Eleanor & Park". Sou loca por essa edição de "A Pequena Sereia"! E que venha um 2021 muito rico em leituras que lhe chamem com carinho! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Amei a criatividade deste post! Também tive a minha cota de satisfações literárias ano passado, e acho que uma delas foi ter lido alguns clássicos e me surpreendido com o quanto eles eram legais. Dos livros da sua lista, eu ameeei Anexos e Tartarugas até lá embaixo!

    ResponderExcluir
  15. Adorei as suas escolhas, dos livros citados só não li Bom dia Veronica e Flores para Argenon, temos os mesmos gostos literários...
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oiiie,
    De todos que você citou, só li Tartarugas até lá embaixo, amo demais essa historia.. Os demais pretendo muito ler em breve, principalmente Bom Dia, Veronica.

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall