Bate Papo Literário
Mostrando postagens com marcador Bate Papo Literário. Mostrar todas as postagens

6 de janeiro de 2025

Meu Ano em leituras [parte 01]

Eu passei o ano inteiro temendo o momento de escrever esse post no estilo Retrospectiva Literária porque, eu passei três meses com uma pequena ressaca junto com algumas preocupações com a minha saúde... Enquanto lá pra Julho eu entrei em um clube de leitura aqui na minha cidade... Além, dos outros dois clubes literários on-line (Amo minhas amizades literárias!). A minha meta literária é ler um livro por mês. Porém, em alguns meses eu consegui ler três livros... Os encontros literários foram essencial para manter o hábito de leitura e a criação de conteúdo literário.



Já comecei o ano favoritando a leitura de Sal e Açúcar que é um romance da autora Rebecca Carvalho lançado pela Galera Record. Sal e Açúcar é uma comédia romântica digno de Romeu e Julieta, com conflitos bem construídos que te prendem na cadeira até o final do livro (como a perda do comércio local para aglomerados indústrias). Enquanto eu seguia a leitura senti vontade de comer o famoso bolo de rolo [faltou escrever a receita dos doces e salgados das famílias] durante a história. 
Avaliação: ☕☕☕☕☕💓

Comecei a minha primeira Leitura Coletiva do ano com o grupo Multiversos. Sempre alinhamos a obra literária/cinematográfica em nossas discussões o livro do mês Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres um romance escrito por Clarice Lispector. Como em todas as obras de Clarice Lispector, Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres é um ponto de vista feminino a respeito da vida. Lóri, na verdade, é a personagem central, enquanto Ulisses ocupa um papel secundário, mero referencial para os pensamentos e atitudes de Lóri. O livro conta, acima de tudo, a viagem empreendida por Lóri em busca de si própria e do prazer sem culpa. Uma viagem na qual Ulisses funciona como um farol, indicando onde estão os perigos e o caminho correto para a aprendizagem do amor e da vida.

 A minha opinião sobre Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres é que o protagonismo feminino é sufocado por um homem, que se acha um mestre na arte de bem viver. A narrativa acaba se tornando cansativa no decorrer da leitura pela aprendizado do prazer da protagonista está sempre entrelaçado ao outro. 
Avaliação:

Ano passado, eu comprei o Box Manual de assassinato para boas garotas por Holly Jackson lançado pela editora Intrínseca. Comecei a ler o Manual de assassinato para boas garotas #01 a estreia de Holly Jackson com esse thriller investigativo juvenil e me ganhou demais na narrativa, no suspense e no desenrolar da trama. 

A personagem principal Pippa Fitz-Amobi uma "boa garota" está prestes a concluir o seu ensino médio e decide fazer o seu projeto de conclusão de curso sobre a investigação do caso; Andie Bell: a garota mais bonita e popular da escola assassinada em 2012 por seu namorado, Sal Singh, que cometeu suicídio dias após o crime. Os personagens são cativantes, como Pip, que se desvia do caminho habitual, e Ravi, irmão de Sal, contribuem para a trama. Ravi destaca-se como o personagem mais impactante, adicionando profundidade à narrativa. Andie, a personagem desaparecida, é envolta em segredos misteriosos, intensificando o desejo de desvendar o que realmente ocorreu. 
Avaliação: ☕☕☕☕☕💓

 

60 DIA PARA MUDAR é um livro surpreendente e lindo. Um texto coloquial em que o autor parece alguém invejável, no bom sentido. Invejável porque maduro, evoluído, extremamente consciente de si, dos outros, da vida, das coisas do mundo, desse e de qualquer um que exista. Um texto fluído, generoso, simples e ao mesmo tempo profundo. Obra de quem se pensa, e pensa de um jeito correto, um jeito do bem. Em alguns momentos você vai se sentir vendo um filme. Um filme europeu, muito bem dirigido, com ótimos atores, daqueles que ensinam algo importante sobre a vida[...] Este livro é para você que ainda não encontrou sentido em sua vida, é para você que luta, que busca, que tem coragem e não desiste nunca. É um livro escrito com o coração para um outro coração. Leia-o com os olhos e com o coração. É preciso dizer que não é um livro para pessoas medrosas, se você se considera uma pessoa medrosa, é melhor não ler. Ou quem sabe, talvez seja um bom lugar para você encontrar, em você mesmo, muita coragem, mas muita coragem para manifestar a mudança que você deseja. 

A escrita do Mauricio Solfa acabou virando uma leitura terapêutica aquela em qual nos identificamos com a pluralidade dos sentimentos humanos em que o personagem descreve as suas angustias e mostra que “esse é o problema da dor ela tem que ser sentida...". 
Avaliação: ☕☕☕☕☕

A primeira Chuva (conto) escrito por Bruna vieira. Um romance leve, divertido, com reviravoltas esperadas mas que não perde a magia. É um casal sincero que me conectei de imediato e torci para que tudo desse certo. A Analu é incrivel de todas as formas, adoraria ser amiga dela. Nunca assisti dorama, então foi meu primeiro contato com um romance assim, achei fascinante, despertou meu interesse em assistir alguma das indicações da autora. Avaliação: ☕☕☕

A leitura de Os Cem Anos de Lenni e Margot é um romance escrito por Marianne Cronin lançado pela TAG na época da pandemia. Acompanhamos a adolescente Lenni uma adolescente de dezessete anos, dona de uma personalidade especial e de muito carisma. Pode-se dizer que é uma garota cheia de vida... exceto que, segundo os médicos, ela está à beira da morte. 

A minha percepção sobre a leitura de Os Cem Anos de Lenni e Margot é que é uma obra literária que faz parte do gênero sick-lit, refere-se aos romances sobre histórias tristes e melancólicas que envolviam personagens com doenças graves e/ou terminais. Porém, diferente de outros sick-lit´s não foca na doença de seus personagens, mas sobre as histórias que Margot conta sobre o seu passado faz parte do processo terapêutico juntamente com os desenhos que eram feitos na sala Rosa. Eu como Psicóloga com pós-graduação em Arteterapia senti falta de uma análise terapêutica dos desenhos no desenrolar da história. A lenni é uma adolescente bastante perspicaz em lidar com assuntos muito complicados para a sua faixa-etária. Avaliação: ☕☕☕☕☕💓

5 de janeiro de 2025

Meu Ano em leituras – [parte 02]


Eu passei o ano inteiro temendo o momento de escrever esse post no estilo Retrospectiva Literária porque, eu passei três meses com uma pequena ressaca junto com algumas preocupações com a minha saúde... Enquanto lá pra Julho eu entrei em um clube de leitura aqui na minha cidade... Além, dos outros dois clubes literários on-line (Amo minhas amizades literárias!). A minha meta literária é ler um livro por mês. Porém, em alguns meses eu consegui ler três livros... Os encontros literários foram essencial para manter o hábito de leitura e a criação de conteúdo literário.



A leitura de Olhos D’Água da autora Conceição Evaristo lançado pela editora Pallas foi uma leitura surpreendente.

Em Olhos d’água estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres – todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.
Avaliação: ☕☕☕☕☕


Eu geralmente fujo de livros Hipados porque geralmente eu me decepciono com as leituras...


As irmãs Blue escrito pela autora Coco Mellors é romance contemporâneo. As irmãs Avery, Bonnie e a Lucky mantiveram as lembranças da Nicky transformando-a em uma personagem interessante embora estivesse morta. Porém Avery, Bonnie e a Lucky não tem profundidade suficiente para tornar a história interessante e atrativa como se propôs...
Avaliação: ☕


Nunca vi a chuva escrito pelo autor Stefano Volp é uma leitura rápida. Mas, cheia de furos e personagens sem sentido que não se aprofundou em nenhum assunto importante para o transcorrer da história. O protagonismo PCD é marcado com bastante capacitismo do personagem principal. Apesar de tudo isso, eu gostei da leitura. 
Avaliação: ☕☕☕


A minha percepção sobre a leitura do Nem te conto escrito por Emily Henry é um romance cotidiano radiante e divertido que é o puro suco da fofoca! O crescimento emocional de Daphne é sutil... A dependência que ela tinha de Petter que é demostrada durante a narrativa com o os traumas de infância de um pai ausente. O personagem Miles foi uma incógnita durante metade da história descrito somente como um espírito livre que fuma um baseado de vez em quando para relaxar... No início, eu esperava uma atitude além de ser somente um colega de quarto que gostou da ideia de Daphne de fingir que estavam juntos... Diferente de Daphne o Milles é uma incógnita.
Avaliação ☕☕☕☕☕💓


Achei o livro Buscai As Coisas Do Alto escrito por Padre leo em um desses passeios... Em Buscai as coisas do Alto, o autor nos mostra a importância de encontrar o sentido para a nossa existência e de prosseguir no caminho, mesmo em meio à dor. É no Alto que está a nossa meta e é por ela que devemos lutar.

As leituras abandonadas de 2024 são: A cor púrpura - Alice Walker; Meu Coração E Outras Cicatrizes - Matheus Campos; A Adorável Loja de chocolates de Paris Jenny Colgan; Uma Noite com Audrey Hepburn escrito por Lucy Holliday e Torto Arado escrito por Itamar Vieira Junior.

Leituras que comecei a ler ano passado e terminarei de ler em 2025:


  • O herói que faltava e Como Agarrar uma Herdeira ambos romances escrito por Julia Quinn e lançado pela editora Arqueiro.

  • A estranha Sally Diamond é um suspense eletrizante escrito sobre uma mulher enigmática obrigada a confrontar um passado do qual ela não tem nenhuma memória, mas cujas consequências são devastadoras. Liz Nuget apresenta um quebra-cabeça de atrocidades para contar uma história brutal e doentia e, ao mesmo tempo, hipnotizante.

  • A gente se vê na parada Em seis contos emocionantes, os autores Abdi Nazemian, Ariel F. Hitz, Arquelana, Mariana Chazanas, Pedro Rhuas e Ryane Leão apresentam histórias que celebram as inúmeras formas de amor e os múltiplos encontros da comunidade queer durante a maior Parada do Orgulho LGBTQIAP+ do mundo.

  • A Trança é um livro de Ficção Feminina escrito por Laetitia Colombani lançado pela editora Intrínseca. As histórias dessas mulheres têm pouco em comum. Todas elas são fortes, mas estão inseridas em uma sociedade machista, injusta e hipócrita. Todas elas travam suas batalhas, internas e externas, dia após dia, a fim de conseguir o que é seu por direito: uma vida digna, simples.

2 de janeiro de 2024

Meu Ano em leituras – 2023

No início de 2023 eu coloquei uma 2° graduação (Pedagogia) no meio das minhas leituras... Tivemos uma pausa para o café... na criação de conteúdo literário tanto aqui no blog quanto no instagram. Porém, mantive a minha meta pessoal de leitura.


No início do ano, eu comecei a leitura de A Cidade dos Fantasmas da autora Victoria Schwab. É o primeiro livro da trilogia jovem adulto sobre Cassidy Blake, onde conhecemos a origem do seu dom, a descoberta de seu propósito e tomamos vários sustos n numa cidade cheia de histórias e, é claro, fantasmas.  Participei da Leitura Coletiva do Multiverso com a leitura de O Diário de Bridget Jones  da autora Helen Fielding. Acredito que essa leitura envelheceu mal embora, seja escrito para o publico feminino com a escrita bem caricata e superficial do universo feminino. Eu sou completamente fissurada pela série  Gilmore Girls e finalmente consegui ler Falando o mais rápido que posso "De Gilmore Girls a Gilmore Girls e tudo no meio do caminho" da autora Lauren GrahanLauren Graham, a eterna Lorelai Gilmore conta, em primeira mão, como foi voltar a interpretar uma das personagens mais queridas da TV e revela algumas experiências que teve ao longo de sua carreira que farão você morrer de rir.  Fiz uma publi do livro Ficante (Enlaçados Livro 1) da autora Vanessa Lorenzi (@autoravane.lorenzi ) em formato de E-book Kindle

Comecei a leitura do livro Torto arado do autor Itamar Vieira Junior; Água fresca para as flores da autora Valérie Perrin e O  Hobbit do autor J. R. R. Tolkien  na mesma época que estava começando as aulas e não consegui escrever e conteúdo literario acredito que vou ter que retornar a leitura para criar um conteúdo para o Expresso. Comecei a leitura de A camareira da autora Nita Prose no kindlle e adiquiri uma caixa do Intrinsecos. Finalmente eu terminei a leitura do livro "Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra" do autor John Green. Refletindo sobre temas que vão de Super Mario Kart e o pôr do sol a pinturas rupestres e o hábito de procurar estranhos no Google, os ensaios perspicazes e bem-humorados reunidos nesta coletânea são uma celebração genuína da capacidade humana de se apaixonar pelo mundo.

No segundo semestre, eu li Claros Sinais de Loucura da autora Karen Harrington é um romance que acompanha a passagem de infância para adolescência de Sarah Nelson. Sarah é uma pré-adolescente que é negligenciada pelos pais: A sua mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. Ganhei de presente de aniversário o livro Os dois morrem no final do autor Adam Silvera Uma história sensível e emocionante, Os dois morrem no final nos lembra o que significa estar vivo. Com seu olhar único, Adam Silvera mostra que cada segundo importa, e mesmo que não haja vida sem morte, nem amor sem perda, tudo pode mudar em 24 horas. Uma das leituras que mais me impressionou esse semestre é Gay de familia do autor Felipe FagundesA minha percepção durante a leitura de Gay de Família é que é um livro extremamente necessário com assuntos muito delicados sobre traumas de infância. O Diego tinha mágoas de seus familiares muito enraizadas e com memórias de sofrer racismo e homofobia dentro de casa. Embora, eu saiba que o personagem principal de Gay de Família era o Diego eu gostaria de saber como Diogo conseguiu lidar com a toxicidade familiar e com a falta do seu irmão.


Ano passado eu comecei a ler os livros da Elena Ferrante... Esse ano eu li As margens e o ditado e comecei a ler Tetratologia Napolitana com o livro Amigo Genial. Estou interessada na literatura Cristã e li o livro O Deus que destrói sonhos do autor Rodrigo Bibo @bibotalk. A leitura de O Circo Mecânico Tresaulti  da autora  Genevieve Valentine.A leitura do livro O Circo Mecânico Tresaulti é bastante complicada... Cada capitulo é dividido em ATOS; no contexto teatral, é uma das divisões ou unidades que compõem uma peça de teatro ou uma ópera. O número de atos de uma produção pode variar de um para cinco ou mais, dependendo de como o autor estrutura a sua obra. A narrativa não acontece de forma linear e além da alteração entre personagem-narrador ao longo de cada capítulo (e inclusive dentro deles).

Aos 45 do segundo tempo... Eu terminei a leitura do livro A Minha Vida Fora dos Trilhos da autora Clare VanderpoolMinha Vida Fora dos Trilhos tem uma narrativa simples com uma ideia inicial, que não traz inovação mas tenta conquistar os leitores com a “moral da história”. O livro de Clare Vanderpool é sobre cada pessoa descobrir a que lugar pertence, descobrir suas raízes, revisitar o passado para seguir com o futuro. E dentro deste objetivo, sem dúvida a autora obteve seu êxito, embora o desenvolvimento da obra tenha afetado um pouco o todo.

3 de janeiro de 2023

Meu ano em leituras -2022.

No início do mês, surgiu a vontade de escrever sobre as minhas leituras de 2022. Esse ano, eu não me cobrei tanto em relação as minhas leituras e mesmo assim eu fiz leituras maravilhosas! Interferindo assim, em um conteúdo literário mais genuíno sobre as leituras desse ano.


No inicio do ano, eu continuei a leitura de Jantar Secreto do Raphael Montes. Durante a narrativa, conhecemos uma charada através de Dante “Um homem entra num restaurante e pede uma sopa de gaivota…” que a primeira vista não tem um raciocínio lógico... Porém, a moral dos meninos começa a ser questionável de onde sairiam os corpos para arrumar a carne humana para os jantares. Enquanto leitora, eu percebi que houve uma preparação para chocar que funcionou no 67% do livro e depois ficou cansativo. Comecei a ler quase que simultaneamente a leitura do livro Lady Killers: Assassinas em Série foi bastante impactante. Embora, seja uma leitura rápida eu li em um ritmo mais lento que o de costume... Sou formada em Psicologia e gostei do modo em que a autora apresenta 14 mulheres serial killers, dissecando suas histórias, contando suas jornadas, crimes e o que aconteceu com cada uma delas após serem descobertas.

Antes mesmo de pensar em criar conteúdo literário no Expresso Literário eu já tinha feito a leitura do livro A Guerra Que Salvou a Minha Vida e a continuação A Guerra Que me Ensinou a Viver da escritora Kimberly Brubaker Bradley. Finalmente consegui re-lêr e escrever as resenhas desses livros.


Ano passado, eu conheci os HQs da Darkside e esse ano eu li Fragmentos do Horror 魔の断片 do Junji Ito, Floresta dos Medos dá Emily Carroll e Nós e as Estrelas de Kelsey Oseid| Embora, seja uma experiência literária completamente diferente eu continuo gostando bastante desses livros.

Eu costumo evitar um pouco o hype dos livros. Embora, o livro Os sete maridos de Evelyn Hugo, da autora norte-americana Taylor Jenkins Reid tenha sido lançado em 2019 ainda é um dos livros mais falados desde então... Eu costumo não ler Biografias. Porém, a história se passa em dois momentos: no passado e no presente. No presente, ela é uma senhora de 79 anos, reclusa, que decide dar uma última entrevista e convoca uma jornalista novata para tal.


Esse ano eu fui para a Bienal do Livro/SP escrevi sobre a “sensação inexplicável...” de ir credenciada como Blogueira/Inflluencer da @bienaldolivrosp. Escrevi também, o primeiro Book Haul do Expresso Literário! Com os livros que eu comprei no evento. Nesses 3 dias que eu fiquei turistando em SP... Eu comecei a ler A Menina Submersa: Memórias de Caitlín R. Kiernan depois de várias tentativas anteriores eu finalmente terminei de ler e amei essa leitura.

Fiz leituras maravilhosas com o Grupo Multiverso 📖🖤🎬 um deles eu tive a oportunidade de escolher Psicopata Americano de Bret Easton Ellis. Eu comecei a ler esse livro no início da pandemia... Naquela época, eu tentei começar a ler esse livro e não cheguei nem na metade... Depois de 2 anos, eu percebo que esse era o tempo necessário de amadurecimento para curtir essa leitura tão necessária e atual para os dias atuais... E fiz a releitura do livro Coraline de Neil Gaiman que é um dos meus livros preferidos enquanto leitora.

Quando lançaram os livros da saga do Harry Potter no início de 2000 eu não estava em uma vibe muito leitora... Esse ano, eu aproveitei que todos os livros de J.K. Rowling estão liberados no Kindle Unilimited e li o 1° livro Harry Potter - A pedra filosofal da J.K. Rowling e escrevi sobre as primeiras impressões sobre essa leitura.


No segundo semestre, as minhas leituras foram: O livro O Exorcismo da Minha Melhor Amiga do Grady Hendrix. A minha percepção durante a leitura de O Exorcismo da Minha Melhor Amiga foi que eu gostei muito do desenrolar da história.

Eu fui no show do Duca Leindecker com o seu novo projeto Triângulo em Florianópolis/SC. Foi um encontro rápido mas, consegui falar com Duca Leindecker sobre o meu conteúdo no Expresso Literário e ele me ofereceu o livro O menino que pintava sonhos de sua autoria para resenhar aqui no blog. Também fui selecionada como Leitora Beta para ler o conto Um príncipe de Natal para mim da Autora Ingrid Spinoza.


Uma grande surpresa literária de 2022 foram os livros: O Último Adeus da Cynthia Hand e o livro A Vida Mentirosa dos Adultos da Elena Ferrante. Ambos, são leituras que eu já estava querendo fazer faz um tempo e não me decepcionei. A Elena Ferrante tornou-se a minha escritora preferida esse ano.

Aos 45 do segundo tempo... Eu terminei a leitura do livro A longa viagem a um pequeno planeta hostil de Becky Chambers É um livro de sci-fi, mas cheio de lições tão necessárias! Becky Chambers nos presenteia com algo muito profundo! Esse livro traz a tona discussões que fazem parte do nosso presente, e que provavelmente farão parte do nosso futuro como sociedade. Eu adquiri esse livro Uma longa viagem a um pequeno planeta hostil na penúltima maleta do Turista Literário que eu assinei. Na época, ainda era lançamento e eu ouvi maravilhas desse livro... Infelizmente, essa leitura não funcionou para mim.




FELIZ ANO NOVO CAFÉZINHOS!!!
QUE 2023 SEJA UM ANO REPLETO DE LEITURAS PARA NÓS.



28 de agosto de 2022

Livros que irei levar para a vida.

No mês passado, a Lily Viana do blog Tempos Literários escreveu sobre os livros que marcaram a sua vida como leitora. E pediu para os seus leitores responderem sobre esses livros preferidos nos seus comentários daquele post. Mas, ela sabe (ou desconfia) o quanto eu sou "prolixa" com as palavras que transformo tudo em um texto com 3 páginas... Pedi a permissão para a Lily Viana para escrever sobre os livros que marcaram a minha vida enquanto leitora.




Irei começar por Feliz ano velho do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eu comecei a ler esse livro em uma edição antiga que tinha na biblioteca da faculdade... Embora, eu não tivesse lido a sinopse eu sabia que tratava-se da biografia de Marcelo Rubens Paiva mas, ao ler as primeiras páginas o humor ácido dos relatos transforma esse livro em mais que autobiografia, o livro é um relato de uma época! Um clássico. Pretendo fazer a re-leitura desse livro ainda esse ano. Porém, eu tenho receio de não gostar tanto da leitura como eu gostei na época que eu li.


Eu li o livro Pretinha, Eu? escrito por Júlio Emílio Braz na aula de português
do 5° ano. A professora quis abrir um diálogo entre os alunos sobre preconceito, racismo & bullying... Ela acabou pesando a mão no ultimo termo e acabou me transformando em um bode expiatório e acabei virando “a Pretinha da história...”.




Na época, a primeira pessoa que eu vi falar sobre Extraordinário – R. J. Palácio foi a Helô, da Intrínseca. O livro Extraordinário conta a história de Auggie, um menino de 10 anos de idade que nasceu com uma deformidade genética no rosto. Ele passou por quase 30 cirurgias ao longo desses anos, o que dificultava seu ingresso na escola para estudar... Esse é o livro que eu deveria ter lido na época de Pretinha mas, acredito que esse livro chegou no momento certo para ver o quanto eu amadureci desde então.



Eu coloquei uma “pá de cal” em Leituras Coletivas relacionadas com o Setembro Amarelo. Logo depois, da leitura do livro Flores para Algernon – Daniel Keyes. Embora, o livro Flores para Algernon seja uma leitura necessária para qualquer pessoa... É necessário ter uma sensibidade na leitura que demostra quanto os seres humanos podem ser cruéis com as pessoas que tem alguma vulnerabilidade como doenças físicas e mentais. Ainda escreverei sobre as minhas experiências literárias... Mas, eu irei levar esse livro para a minha vida e ler sempre que necessário.


Eu adoro a escrita do João Verde. O livro Tartarugas Até Lá Embaixo escrito pelo John Green foi esperado com muitas expectativas dos leitores que conheciam o John Green pelo livro A Culpa é das Estrelas. Até pra o próprio autor, ele fala claramente isso em uma das suas entrevistas. A escrita de John Green para explicar sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo ele faz você entrar na mente da personagem Aza que sofre com o TOC e as nuances do transtorno na sua saúde mental.




Há primeira vez, que eu ouvi sobre o livro Passarinha escrito pela Kathryn
Erskine
foi na internet. Na época, ninguém escrevia conteúdo literário e as resenhas literárias eram escritas de outra maneira... Ano passado, esse livro estava disponível no Kindle Unilimited e fiquei muito contente e com grandes expectativas que finalmente eu iria ler esse livro que marcou a minha vida desde a leitura das primeiras páginas...





Todos os livros citados nesse texto exceto Feliz ano velho e Extraordinário tem resenha aqui no Expresso Literário.

© Expresso Literário
Maira Gall