2 de jan. de 2024

Meu Ano em leituras – 2023

No início de 2023 eu coloquei uma 2° graduação (Pedagogia) no meio das minhas leituras... Tivemos uma pausa para o café... na criação de conteúdo literário tanto aqui no blog quanto no instagram. Porém, mantive a minha meta pessoal de leitura.


No início do ano, eu comecei a leitura de A Cidade dos Fantasmas da autora Victoria Schwab. É o primeiro livro da trilogia jovem adulto sobre Cassidy Blake, onde conhecemos a origem do seu dom, a descoberta de seu propósito e tomamos vários sustos n numa cidade cheia de histórias e, é claro, fantasmas.  Participei da Leitura Coletiva do Multiverso com a leitura de O Diário de Bridget Jones  da autora Helen Fielding. Acredito que essa leitura envelheceu mal embora, seja escrito para o publico feminino com a escrita bem caricata e superficial do universo feminino. Eu sou completamente fissurada pela série  Gilmore Girls e finalmente consegui ler Falando o mais rápido que posso "De Gilmore Girls a Gilmore Girls e tudo no meio do caminho" da autora Lauren GrahanLauren Graham, a eterna Lorelai Gilmore conta, em primeira mão, como foi voltar a interpretar uma das personagens mais queridas da TV e revela algumas experiências que teve ao longo de sua carreira que farão você morrer de rir.  Fiz uma publi do livro Ficante (Enlaçados Livro 1) da autora Vanessa Lorenzi (@autoravane.lorenzi ) em formato de E-book Kindle

Comecei a leitura do livro Torto arado do autor Itamar Vieira Junior; Água fresca para as flores da autora Valérie Perrin e O  Hobbit do autor J. R. R. Tolkien  na mesma época que estava começando as aulas e não consegui escrever e conteúdo literario acredito que vou ter que retornar a leitura para criar um conteúdo para o Expresso. Comecei a leitura de A camareira da autora Nita Prose no kindlle e adiquiri uma caixa do Intrinsecos. Finalmente eu terminei a leitura do livro "Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra" do autor John Green. Refletindo sobre temas que vão de Super Mario Kart e o pôr do sol a pinturas rupestres e o hábito de procurar estranhos no Google, os ensaios perspicazes e bem-humorados reunidos nesta coletânea são uma celebração genuína da capacidade humana de se apaixonar pelo mundo.

No segundo semestre, eu li Claros Sinais de Loucura da autora Karen Harrington é um romance que acompanha a passagem de infância para adolescência de Sarah Nelson. Sarah é uma pré-adolescente que é negligenciada pelos pais: A sua mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. Ganhei de presente de aniversário o livro Os dois morrem no final do autor Adam Silvera Uma história sensível e emocionante, Os dois morrem no final nos lembra o que significa estar vivo. Com seu olhar único, Adam Silvera mostra que cada segundo importa, e mesmo que não haja vida sem morte, nem amor sem perda, tudo pode mudar em 24 horas. Uma das leituras que mais me impressionou esse semestre é Gay de familia do autor Felipe FagundesA minha percepção durante a leitura de Gay de Família é que é um livro extremamente necessário com assuntos muito delicados sobre traumas de infância. O Diego tinha mágoas de seus familiares muito enraizadas e com memórias de sofrer racismo e homofobia dentro de casa. Embora, eu saiba que o personagem principal de Gay de Família era o Diego eu gostaria de saber como Diogo conseguiu lidar com a toxicidade familiar e com a falta do seu irmão.


Ano passado eu comecei a ler os livros da Elena Ferrante... Esse ano eu li As margens e o ditado e comecei a ler Tetratologia Napolitana com o livro Amigo Genial. Estou interessada na literatura Cristã e li o livro O Deus que destrói sonhos do autor Rodrigo Bibo @bibotalk. A leitura de O Circo Mecânico Tresaulti  da autora  Genevieve Valentine.A leitura do livro O Circo Mecânico Tresaulti é bastante complicada... Cada capitulo é dividido em ATOS; no contexto teatral, é uma das divisões ou unidades que compõem uma peça de teatro ou uma ópera. O número de atos de uma produção pode variar de um para cinco ou mais, dependendo de como o autor estrutura a sua obra. A narrativa não acontece de forma linear e além da alteração entre personagem-narrador ao longo de cada capítulo (e inclusive dentro deles).

Aos 45 do segundo tempo... Eu terminei a leitura do livro A Minha Vida Fora dos Trilhos da autora Clare VanderpoolMinha Vida Fora dos Trilhos tem uma narrativa simples com uma ideia inicial, que não traz inovação mas tenta conquistar os leitores com a “moral da história”. O livro de Clare Vanderpool é sobre cada pessoa descobrir a que lugar pertence, descobrir suas raízes, revisitar o passado para seguir com o futuro. E dentro deste objetivo, sem dúvida a autora obteve seu êxito, embora o desenvolvimento da obra tenha afetado um pouco o todo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall