8 de jan. de 2021

Template: Criando uma identidade visual...

ouvindo: All Of me - Billie Holiday

Tudo começou na Quinta-Feira, enquanto eu estava escrevendo um texto corrido sobre As minhas Leituras de 2020 no meu Blog Literário. Quando eu criei um Blog literário com extensão ao perfil literário no Instagram... Eu não pensei antecipadamente em uma identidade visual para um blog com um nicho voltado para o universo da literatura.

Eu não sei nada sobre identidade visual. Eu fui pesquisar no Sr. Google algumas coisas...  Fiz algumas pesquisas mais elaboradas sobre Paletas de Cores e o significado da palavra Vintage; Significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. As cores vintage, servem para ativar na memória a lembrança de tempos passados e dar a idéia de antigo com cara de novo.

O conceito de vintage é uma referência a períodos passados e remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas. Assim, vintage pode ser associado a qualquer objeto, como roupas, móveis, automóveis, motos, discos, entre outros.

Depois dessa pesquisa, acabei escolhendo algumas cores que lembram o café (expresso) e coloquei tudo no Canva. Pedi ajuda aos universitários... Uma em especial, já graduada em Designer Bia Cinnamon. Contei a situação para a minha amiga Bia:

 _ Bia, eu não sei nada sobre identidade visual. Help!

Para inicio de conversa, eu achei que ela iria me descascar em relação ao Canva... Fiquei sabendo, que o Canva é a  plataforma de design gráfico  bastante querido/odiado pelos Designer's. Resumindo? a cada mudança que eu fazia no Banner eu pedia opinião e pegava algumas dicas... [Sabe a semente do café com a folha verde em vez do acento na palavra "Literário" #DicadaBia] Obrigada pela paciência!

No fim de tarde, o template ficou pronto. Me torturei para organizar a paleta de cores, com cores vintage que lembram o café. Organizei as cores e o banner no Layout do Blogger, e então, voi lá!  Ah, claro. Antes, mostrei para Bia Cinnamon o template pronto. Então, essa é a primeira identidade visual do blog juntamente com o template novinho.


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

13 comentários

  1. Ficou lindo seu template, muito bem elaborado, delicado e realmente, eles expressam nossa personalidade e identidade. Está perfeito!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendia nada de identidade visual antes de criar meu blog. Não que hoje eu entenda muito, mas estudei um pouco, especialmente sobre paletas de cores, para conseguir relacionar à mensagem que eu queria passar e ainda ficar visualmente agradável. Acho legal que tem blogs estudar sobre isso porque ajuda a expressar melhor o conteúdo que queremos compartilhar. E eu adoro o Canva, faço tudo por lá. O seu template ficou excelente, a semente com a folhinha de café deram todo um charme.

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo o template! Eu não entendo nada de identidade visual, ainda apanho muito para criar posts para o Instagram e arrisco dizer que eles não tem identidade nenhuma. Vou estudar mais sobre isso hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai! é apanhando que a gente aprende né? Me mostra a evolução dos seus estudos depois...

      Excluir
  4. Uau... eu gostei imenso da sua identidade visual e amei a folha do café ali e as cores ficaram perfeitas, dá até vontade de bebericar um expresso.
    Eu também nada entendia de identidade visual. Comecei a entender um pouco por causa dos livros que produzo. Combinar cores, tons. Tipos de papel e outras coisas mais. É um delicioso aprendizado.
    Atualmente tenho lidado com o Canva também. Cada surra... rs
    Tenho amigas feras no app e sempre peço socorro para elas

    ResponderExcluir
  5. O template ficou lindo! Adorei a escolha das cores, o conceito vintage (que sou apaixonada), e como tudo ornou bem.
    Arrasou!

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh, ficou o máximo! E eu não poderia deixar de dizer estar lindo e aprovado quando vi que escolheu para o template cores que lembrem o café expresso! Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Ficou muito agradável! Um amante de café é suspeito para falar, mas gostei muito do visual. Adoro essa dança das palavras com as imagens, nem sempre é fácil encontrar pares perfeitos, mas você acertou na mosca :)

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall