15 de jan. de 2022

Top 05: Coisas que eu odeio nos livros.

Quando eu comecei a escrever sobre as Coisas que eu odeio nos livros eu pensei sobre as coisas que me incomodam durante a leitura... Pode parecer frescura, mas quando lemos bastante algumas coisas são bastantes relevantes para o bom aproveitamento da leitura.

1. Capítulos Grandes


Um capitulo com mais de 20 páginas dificulta bastante a leitura. Geralmente, eu leio de madrugada e odeio ter que parar a leitura na metade de um capitulo. Já tive que retornar o inicio do capitulo no dia seguinte porque, a leitura ficou algo meio sem sentido. Um livro com capítulos curtos faz até a leitura fluir melhor.

2. Diagramação Ruim

Diagramação, é a técnica de distribuir de forma harmônica os elementos presentes em uma peça de design gráfico. Através da diagramação, o projeto gráfico é bem alinhado e mais fácil de ser interpretado. Na literatura, dizemos que a diagramação é ruim quando: As letras miúdas, com espaçamento apertado e que ocupa a página inteira; O capitulo começa na metade da página. Além da estética do livro ficar horrível a leitura também fica cansativa.

3. Personagens mal Desenvolvidos.

Quando o personagem é raso, sem personalidade, nenhum passado ou passado para embasar suas atitudes. Personagens secundários geralmente é apenas o amigo do protagonista que não participa ativamente da história e não é bem trabalhado.

4. Quando confundem Representação com Representatividade.

Quantas histórias a gente já viu em que o personagem: Gordo, Negro e lgbtqia+ é apenas o amigo do protagonista que não participa ativamente da história e não é bem trabalhado? Isso é Representação. Para uma história ser considerada Representativa os personagens precisam de espaço, precisam ser trabalhados, precisam de protagonismo. O personagem precisa participar de forma ativa dessa história, precisa de camadas, de complexidades, assim como todos os personagens que conhecemos que representam a massa.Para uma história ser representativa ela precisa de mais do que isso.

5. Finais Corridos.

Quando estamos em 67% da leitura e a história não desenvolve e entra mais personagens na trama... Enfim, o autor joga na sua cara todos os acontecimentos de uma vez, nas ultimas páginas. Você que lute para entender o livro!

EXTRA!

6. Diálogos entres Aspas.

Nos últimos anos, eu percebi que quando os diálogos são colocados entre aspas a leitura torna-se cansativa. Um Diálogo, organizado e fluído com travessões é mais agradável a visão... As vezes, temos duas falas em um único parágrafo fazendo o leitor se perder e não saber mais quem ta falando oque.




Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também 


Um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall