17 de dez. de 2022

Resenha: A Vida Mentirosa dos Adultos - Elena Ferrante

 

"Dois anos antes de sair de casa, meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia..."



A Vida Mentirosa dos Adultos é um romance Young Adult escrito por Elena Ferrante que foi lançado no Brasil pela editora Intrínseca. O livro é um romance que acompanha os anos de transformação da protagonista, Giovanna, de adolescente para adulta. A narrativa é instigante de uma maneira que é difícil parar de ler

No começo da adolescência, esses adolescentes estão desenvolvendo novos pensamentos e comportamentos. As opiniões dos pais ou dos responsáveis embora seja muito contestada ainda é levado muito em consideração no início da pré adolescência. Quando Andrea fala em um tom irônico “Giovanna, está ficando feia que nem Vittoria.” que sempre foi um grande tabu na família. Ao escutar a conversa, no entanto, Giovanna passa a sentir uma enorme atração por essa tia, que vai insistir em conhecer. Praticamente toda a família linear tem um parente que é a “ovelha negra”, quando o comportamento e a personalidade de determinado membro familiar não condizem com os valores impostos por sua família. A “ovelha negra” da família é Vittoria a irmã que seu pai não tem muito contato... Mas, ao ser comparada com essa tia Giovanna quer encontrar qual é essa semelhança que o pai estava enxergando nelas duas... Giovanna começa a criar uma relação com Vittoria que desmitificando a história e demonstra o outro lado... A tia mora em um bairro mais pobre de Nápoles e não pertence a elite intelectual em que Giovanna foi criada.  A Ferrante faz um critica sutil entre as duas camadas de uma sociedade onde tanto a Giovanna quanto a Vittoria estão inseridas. Embora, Vittoria seja uma pessoa “xucra” de conhecimento ela se demonstra menos hipócrita quanto a sociedade rica em que Giovanna foi inserida...  A tia Vittoria começa a jogar as verdades da família e dos pais de Giovanna que eram considerados verdades absolutas para uma garota pré-adolescente.



Título: A Vida Mentirosa dos Adultos
Autora: Elena Ferrante
Ano: 2020
Páginas: 430
Idioma: Português
Editora: Intrínseca
Genero: Romance
Avaliação: 
☕☕☕☕☕



Sinopse: As mudanças no rosto de Giovanna anunciam o início da adolescência e não passam despercebidas em casa. Dois anos antes de abandonar a família e o confortável apartamento no centro de Nápoles, Andrea não se dá conta do que sentencia quando sussurra para a esposa que a filha é muito feia. Essa feiura estética, mas que também indica uma possível falha de caráter, recai sobre Giovanna como uma herança indesejável de Vittoria, a irmã há muito renegada por Andrea. Aos doze anos, a menina vê um rosto no espelho e, embora não compreenda a fundo o peso daquela comparação, sente que algo está irremediavelmente à beira de um abismo.

“Vittoria, Vittoria, eu não sabia o que pensar, ela era realmente como meus pais a descreviam. Ela a havia tirado de mim, que era sua sobrinha, e, embora parecesse que não podia viver sem ela, dera a pulseira à afilhada. Como a joia brilhava no pulso de Giuliana, como ganhava valor.”[4]

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade é mantida em segredo. Especula-se que seja uma tradutora. A autora concede poucas entrevistas, todas elas por escrito e intermediadas pelas suas editoras italianas. Nelas, explica que optou pelo anonimato para poder escrever com liberdade, e também para que a recepção de seus livros não seja influenciada por uma imagem pública. Especula-se, com base nas suas obras, que tenha nascido em Nápoles, uma vez que livros como a tetralogia "Série Napolitana", trazem uma descrição detalhada da cidade e de seus costumes. Através de suas obras, é possível perceber que Elena Ferrante apresenta um sólido conhecimento dos autores clássicos gregos e latinos.

“Foi assim que, aos doze anos, soube pela voz do meu pai, sufocada pelo esforço de mantê-la baixa, que eu estava ficando igual à sua irmã, uma mulher na qual – eu o ouvira dizer desde sempre – feiura e maldade coincidiam perfeitamente”.

O livro A Vida Mentirosa dos Adultos é o meu primeiro contato com a autora Elena Ferrante. A grande sacada do livro A Vida Mentirosa dos Adultos é gerar uma reflexão; do papel da mulher na sociedade e das verdades absolutas que te contam durante a vida através de uma personagem que está entrando na adolescência até a vida adulta. Enquanto leitora eu me vi pegando na mão da Giovanna e levando tombo atrás de tombo durante a narrativa Eita Giovanna... resume a vida daquela criança para a pré adolescência que além das mudanças físicas, comportamentais e psíquicas o mundo real estava virando de cabeça para baixo! É um livro que te faz sentir vários sentimentos durante toda a narrativa.

5 comentários

  1. Ao mesmo tempo que tenho curiosidade em conhecer a escrita da Elena tenho certo receio....

    ResponderExcluir
  2. Preciso e muito conhecer algum trabalho da autora! Tudo que li a respeito do que ela escreve, diz isso sobre as reflexões que ela deixa no leitor e isso me anima muito!!!
    Acho que encontrei o caminho para começar a ler dela rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Comprei o meu esses dias. Estou esperando chegar. Ansiosa

    Miranda Zero
    cosplaytime.com.br

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall