18 de jan. de 2022

Feedback Sanduíche: Método para escrever resenhas negativas.


No post, COMO AVALIAR UMA LEITURA? eu escrevi sobre a responsabilidade que eu sentia de escrever uma opinião sincera sobre as minhas leituras e o quanto eu consegui absorver dessas leituras... Acredito que é um exercício bacana, para desenvolver melhor a escrita para criar conteúdos literários e para registrar as suas experiências positivas [ou não] de cada livro.

Ultimamente, vejo muitas pessoas fazendo indicações de livros, ou seja, se não curtiu nem escreve nada... Porém, eu não acho justo com as pessoas que se propõe a ler o meu conteúdo á lerem somente "As melhores leituras do ano" faltando a minha sinceridade de escrever sobre "As piores leituras do ano"Não confundam sinceridade com grosseria  Lembre-se que: a qualidade do conteúdo literário é de sua inteira responsábilidade.

Lembrando sempre que: Toda Resenha literária é uma opinião pessoal de uma "experiência literária" de alguém. Usem essa ferramenta para se aproximar de outros leitores para que possamos conversar cada vez mais sobre o nosso assunto preferido que é o universo da Literatura.

Existe uma técnica chamada de Feedback sanduíche bastante aplicada no meio empresarial que funciona pra praticamente todo tipo de feedback negativo... Podemos usar essa técnica, para escrever uma opinião negativa sobre as nossas experiências literárias sem desmerecer o trabalho do escritor que luta tanto para escrever um livro, e sem esquecer que: essa leitura pode agradar outras pessoas.

FEEDBACK SANDUÍCHE



Inicio

Além da mini sinopse, é interessante começar escrever os aspectos que você considerou positivo no livro.

O meio

Escreva sobre as coisas que você não gostou. Escreva uma opinião sincera sobre a obra, lembrando sempre que, cada experiência é pessoal.

Fim

Termine de escrever a sua resenha com algo positivo sobre a obra literária. Escreva as suas expectativas em ler essa obra, e os motivos que te levaram a ler esse livro [Hipe, indicação de um amigo, leituras coletivas...]. Embora, a leitura não seja boa, é necessário finalizar o seu texto de uma maneira positiva.Porque, embora seja uma resenha critica não é necessário atacar os fãs da obra ou o ator que escreveu esse livro.

Para uma Resenha Literária ser considerada relevante mesmo sendo uma resenha negativa devemos escrever as criticas sempre de uma maneira construtiva e com palavras que respeitem tanto o escritor(a) quanto os outros leitores que gostaram da leitura.

Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall