Primeiras Impressões #17: O Último Adeus - Cynthia Hand.


O Último Adeus é um livro de ficção escrito por Cynthia Hand que é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz.


Sinopse: O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.


Antes de escrever sobre as minhas primeiras impressões da leitura do livro O Último Adeus escrito por Cynthia Hand. Eu preciso confessar que, eu soube da existência desse livro em uma Leitura Coletiva que são promovidas por causa do Setembro Amarelo. Embora, eu saiba a necessidade de ter mais narrativas que falem sobre saúde mental com mais consciência para o gênero literário YA com narrativas vivenciadas por protagonistas jovens adultos, que enfrentam diversas situações e obstáculos presentes nessa fase da vida... Na época, eu li Por Lugares Incríveis da Jennifer Niven essa história me incomodou bastante por não trazer uma mensagem mais “consciente” sobre esses assuntos. No caso de O último adeus eu conheci sobre essa leitura como uma indicação de um dos leitores da LC Por Lugares Incríveis. No primeiro momento, eu não quis ler por pensar que poderia me decepcionar como os livros citados. Mas estava enganada, e ainda bem!

A narrativa em 1° pessoa por Lex, uma garota de 18 anos começando a escrever em um diário a pedido de sua Terapeuta, como forma de expressar seus sentimentos retraídos depois da morte de seu irmão Tyler. Já me ganhou como leitora/psicóloga nas primeiras páginas... Com a ajuda de terapia a história se desenvolve no processo de cura de Lex. 

4 comments

  1. Eu já vi o livro e em setembro ele sempre é mencionado nos posts temáticos.
    Ainda não li..... mas até que fique com vontade, mesmo não sendo o tipo de leitura, que escolheria normalmente

    ResponderExcluir
  2. Oie, esse é um livro que tenho vontade de ler pelo tema, espero gostar.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir