18 de nov. de 2021

Como avaliar uma leitura?

Quando eu comecei a escrever As minhas opiniões não solicitadas sobre as minhas leituras vulgo, Resenha Literária. Eu comecei a perceber a responsabilidade de escrever uma opinião sincera sobre as minhas leituras e o quanto eu consegui absorver dessas leituras e principalmente, os critérios para avaliar essas leituras.

Os critérios de avaliação do Skoob.

Toda plataforma da nota. Skoob, Goodreads e até as principais lojas Submarino e Amazon dão notas. Embora, as notas sejam bastantes objetivas (ruim, razoável, bom, muito bom e excelente). As notas são essenciais e fundamentais em uma resenha literária, mesmo que As minhas opiniões não solicitadas sobre as minhas leituras sejam apenas, uma opinião pessoal. Normalmente, eu costumo dar mais relevância as resenhas literárias que fazem exatamente isso, porque passa mais credibilidade, veracidade mesmo sendo, sobre uma opinião pessoal.

O Nano Fregonese, em seu texto Como Avaliar Um Livro Em 05 Passos nos mostra é que, há, sim, uma certa lógica que nos revela se um livro vale a pena ou não. Levando em consideração o que há de mais importante ao consumir uma história (a Experiência do Usuário), ele segue um roteiro na hora de fazer essa análise e que eu também seguirei nas próximas resenhas literárias que eu escrever aqui no blog.

1. Comece pela idéia.

É boa? Criativa? Original? Dá vontade de ler mais a respeito?

2. Avalie como a idéia é executada no aspecto macro (trama).

O livro flui ou é travado? Os personagens geram empatia? A trama empaca? Como são os pontos de virada? A história prende?

3. Avalie como a idéia é executada no aspecto micro (capítulos).

Como eles começam e terminam? Você sente a tensão? Há possibilidade de conflito no ar? Há muita variação de ponto de vista no mesmo capítulo? Como o autor faz descrições?

4. Junte tudo, prestando muita atenção nos melhores e piores destaques do livro.

Como foi a sua experiência como leitor? Como usuário daquela história? Boa ou ruim? Esqueça os detalhezinhos e preste atenção no livro como um todo. Qual é o gosto que fica na sua boca?

5. Aprenda. 

Pegue o livro que você acabou de ler e estude tudo o que funcionou, tudo o que você achou positivo. Depois faça o mesmo com todos os aspectos negativos. Afinal, você não vai querer cometer aqueles mesmos erros, não é? 

6. Favoritado.

O livro favoritado é uma nota inventada pelos criadores de conteúdo  literários. É uma experiencia literária  além do excelente aquele livro coseguiu surpreender o leitor de uma maneira que torna-se um livro lembrado pelo leitor.

Lembrando sempre que: Toda a Resenha literária é uma opinião pessoal de uma "experiência literária" de alguém. Usem essa ferramenta para se aproximar de outros leitores para que possamos comversar cada vez mais sobre o nosso assunto preferido que é o universo da Literatura.


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também
FanPage | InstagramBloglovin  


8 comentários

  1. Estes dias eu disse que favoritava livros demais, nossa, foi um "escândalo",mas eu penso muito nisso: o livro me fez bem? Me fez sentir? Se fez, já vou lá e taco 5 estrelinhas sim.
    O critério é nosso, totalmente nosso e como somos leitores únicos, para cada um é sentido de forma diferente né? E tá tudo bem se eu der 5 e alguém por exemplo, desistir da leitura(isso já aconteceu rs)
    Ótima reflexão!!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Minha avaliação dos livros é gostei ou não gostei hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Não sou blogueira mas gostei das dicas para avaliar um livro .
    Acredito que a sinceridade em uma resenha é o mais importante.

    ResponderExcluir
  4. Essas classificações de livros, e ate pra filmes, series, enfim... é bem relativo. A historia ja é tao subjetiva pra quem ler, que também isso pode ir pra nota da classificação.
    Entao acho q regra não tem, mas possa ter sim uma certa logica.
    Sempre antes de comprar um livro, vejo muitas resenhas antes, tb faço isso.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gostei bastante dos pontos que escolheu para ajudar nas classificações. As minhas notas ainda são bem pessoais, pelo meu envolvimento com a leitura, tirando pontos quando há itens que me incomodam. De uma forma até inconsiente são critérios bem similares com os seus e achei essa percepção bem interessante.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas e vou tentar aplicar nas minhas avaliações, tenho um pouco de dificuldade em avaliar livros.

    ResponderExcluir
  7. Eu quando vou avaliar e fazer uma resenha no skoob acabo muita vezes me prendendo, mas ano que vem quero avaliar os livros melhor e organizar e fazer anotações sobre as leituras que terem.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Confesso que tenho bastante dificuldade em avaliar um livro , acho que é muita responsabilidade (risos), e olha que faço isso apenas no Skoob, então claro que gostei bastante das dicas.

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall