14 de fev. de 2024

Primeiras Impressões #26 : Manual de assassinato para boas garotas - Holly Jackson.

Ano passado, eu recebi um pacote do Grupo Livraria Curitiba com a caixinha "eu amo ler" com um voucher de R$ 200,00 para trocar por qualquer produto da livraria. A minha compra foi o Box Manual de assassinato para boas garotas por Holly Jackson lançado em Junho//2023 pela editora Intrínseca. Comecei a ler o Manual de assassinato para boas garotas #01 a estreia de Holly Jackson com esse thriller investigativo juvenil e me ganhou demais na narrativa, no suspense e no desenrolar da trama.


Na história, Pippa Fitz-Amobi está prestes a concluir o seu ensino médio e decide fazer o seu projeto de conclusão de curso sobre a investigação do caso Andie Bell: a garota mais bonita e popular da escola assassinada em 2012 por seu namorado, Sal Singh, que cometeu suicídio dias após o crime.

Uma garota desaparecida. Um crime com mais perguntas do que respostas e cheio de certezas incompletas... Mas, 5 anos após o caso, Pip se dispõe a ir atrás de respostas. Sal Singh é realmente o assassino de Andie Bell? O corpo não foi encontrado, Andie está mesmo morta? O que as pessoas envolvidas nessa história têm a contar?


A diagramação é um ponto forte do livro: Ao todo, são cinquenta capítulos [50% lidos] breves que intercalam entre o texto corrido, transcrições de entrevistas, trechos de conversas e o diário de produção de Pip, onde ela registrava todas as suas descobertas e suposições sobre o caso. Esse formato deixa o livro mais dinâmico e imersivo: estamos investigando e revirando aquele material apurado junto com Pip. Os itens de estudo relacionados ao relatório que são: Jornalismo investigativo, Psicologia e direito criminal são a mistura perfeita para a escrita de um livro de suspense perfeito!


Segundo a Holly Jackson, o seu objetivo era mesmo fazer o leitor se sentir como um detetive e sua principal inspiração para o livro foram podcasts e documentários de True Crime. “Depois de ouvir a primeira temporada do podcast Serial eu decidi escrever um thriller com um assassinato misterioso e que parecesse um podcast de true crime. Por isso, o livro tem transcrições de entrevistas e mapas com anotações que fazem o leitor se sentir um detetive”, revela Jackson.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall