6 de fevereiro de 2024

📚 LEITURA DO MÊS: JANEIRO 📚

Janeiro é o primeiro mês do ano (e o mais longo...) que eu continuo a ler o livro do mês anterior e termino no início do ano... Comecei a ler o livro da leitura coletiva do grupo Multiversos. E comecei a ler o Box Manual de assassinato para boas garotas e pretendo continuar a leitura no mês de fevereiro.



📚: Sal e Açúcar- Rebecca Carvalho - Galera Record.

Nunca confie num Molina nem em frigideira de base fina. Para Lari Ramires isso sempre foi um lema. A padaria da sua família, Sal, vive em pé de guerra há gerações com a padaria dos Molina, Açúcar. Seja espalhando boatos, tretando em competições culinárias ou trocando ofensas aos gritos pelas ruas de Olinda, para ambas as famílias, a vingança é um prato que se come quente, seja ele doce ou salgado. Mas quando a avó de Lari morre, a vida e o sustento da família ficam seriamente ameaçados. E para piorar a situação, uma grande rede de supermercados chegou à cidade, forçando muitos comerciantes locais a fecharem as portas.




Sal e Açúcar é uma comédia romântica digno de Romeu e Julieta, com conflitos bem construídos que te prendem na cadeira até o final do livro (como a perda do comércio local para aglomerados indústrias). Enquanto eu seguia a leitura senti vontade de comer o famoso bolo de rolo [faltou escrever a receita dos doces e salgados das famílias] durante a leitura.

📚: Manual de assassinato para boas garotas #01 por Holly Jackson @intrinseca.

Todos em Little Kilton conhecem essa história. Andie Bell, a garota mais bonita e popular da escola, foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Na época, não se falava em outra coisa. Cinco anos depois, Pip ainda vê as marcas que a tragédia deixou na cidade, desde as matérias tendenciosas da imprensa local até o ostracismo da família das vítimas.


Mas a garota tem a impressão de que há peças faltando nesse quebra-cabeça. Ela conhecia Sal desde a infância, e ele sempre foi gentil. Por que teria se tornado um assassino? E será que Andie era mesmo tão angelical quanto a imagem construída após a sua morte? Prestes a se formar no Ensino Médio, Pip decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso e questionar alguns pontos da versão oficial. Porém, quando a pesquisa revela segredos aterrorizantes, ela percebe que se aproximar da verdade pode custar sua vida.

📚 Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres - Clarice Lispector – editora @ Rocco.

Aprender a amar e a ser ela mesma é o grande desafio da personagem Loreley, cujo apelido é Lóri. Para o leitor, o prazer maior é ir aprendendo aos poucos a conhecer Clarice Lispector, através da trajetória dessa personagem. Ambientado no Rio de Janeiro, Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres conta a história de amor de Lóri e Ulisses. Lóri é uma moça rica de Campos, principal cidade do Norte Fluminense, que optou por morar no Rio, onde trabalha como professora primária e pode desfrutar de uma liberdade impossível em sua cidade natal.


Como em todas as obras de Clarice Lispector, Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres é um ponto de vista feminino a respeito da vida. Lóri, na verdade, é a personagem central, enquanto Ulisses ocupa um papel secundário, mero referencial para os pensamentos e atitudes de Lóri. O livro conta, acima de tudo, a viagem empreendida por Lóri em busca de si própria e do prazer sem culpa. Uma viagem na qual Ulisses funciona como um farol, indicando onde estão os perigos e o caminho correto para a aprendizagem do amor e da vida. Uma opinião pessoal, que depois da leitura coletiva do grupo Multiversos foi compartilhado por outras mulheres é que o protagonismo feminino de Lóri é sufocado durante a narrativa por um homem, que se acha um mestre na arte de bem viver. A narrativa acaba se tornando cansativa no decorrer da leitura pela aprendizado do prazer da protagonista está sempre entrelaçado ao outro.



Oi pessoal. Me contem:
Leram bastante esse mês? Já leram algum desses?

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall