3 de mai. de 2022

Resenha: Fragmentos do Horror do Autor Junji Ito.

Semana passada, eu terminei de ler Fragmentos do Horror do autor Junji Ito esse é o primeiro livro de mangá publicado pela DarkSide® Books.


Fragmentos do Horror é uma coleção de histórias curtas, perfeitas para quem quer experimentar o que a mente tão delirante de Junji Ito é capaz de produzir. Ito-san oferece ao leitor nove encontros com o desconhecido.  Entre as histórias da coletânea, temos uma mansão velha de madeira que gira sobre seus habitantes. Uma turma de dissecação com um assunto nada comum. Um funeral em que os mortos definitivamente não são postos para descansar. Variando do aterrorizante ao cômico, do erótico para o repugnante, essas histórias apresentam o retorno de Junji Ito há muito aguardado para o mundo do horror. 


O Autor: Junji Ito é um autor japonês de mangás de terror, mais conhecido pelas séries “Tomie” (uma garota imortal que leva os seus admiradores à loucura), “Uzumaki” (três volumes que contam a história de uma cidade obcecada por espirais) e “Gyo” (uma história em que peixes são controlados por um odor maligno). Temas recorrentes de sua obra incluem terror físico, personagens aparentemente comuns que começam a agir motivados por compulsões irracionais, o colapso da cidade, organismos do fundo do mar e a inevitabilidade da morte.



Livro: 
Fragmentos do Horror
魔の断片
Autor: Junji Ito
Tradução: Akemi Ono
Ano: 2017
Editora: DARKSIDE BOOKS
Páginas: 224



A DarkSide® Graphic Novel é uma expansão do universo sombrio e fantástico da editora, lar de Charles Burns, autor de Black Hole e Big Baby, e de quadrinistas de renome como Dave McKean, Nagabe, Junji Ito, Kate Evans, Emily Carrol, Danilo Beyruth, Bernie Wrightson, Derf Backderf (de Meu Amigo Dahmer), entre outros. Se você é fanático pela arte sequêncial, prepare-se para se surpreender novamente com sua velha paixão. Os que não têm o hábito de ler hqs, não vão se arrepender. Quem aposta no escuro com a DarkSide® costuma virar fã.

O livro Fragmentos do Horror foi o meu primeiro contato com os Mangás é a palavra usada para designar quadrinhos feita no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. O livro segue o padrão japonês, com a leitura sendo feita da direita para a esquerda, e reúne nove contos de horror. Eu senti uma certa dificuldade na leitura precisei ler o primeiro conto 2X para compreender a história mas depois engatou a leitura e consegui ler toda a coletânea. A experiência de ler esta obra é poder mergulhar em um tipo de terror diferente do qual estamos acostumados. Não há medo nessas páginas, mas sim o bizarro mesclado com o nojento, o surreal e o fantástico…. É um horror que choca e, talvez, incomode.

Eu gostei de ler todos os contos. Mas, um dos contos que chamou a minha atenção é A Mulher que Sussurra que mistura o improvável com o chocante.  As ilustrações é a qualidade maior da obra, os desenhos são sensacionais. O traço do autor beira o realismo tamanha sua preocupação com os detalhes de cenários e personagens. E isso faz com que as partes mais grotescas e bizarras das histórias consigam nos embrulhar o estômago.


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall