1 de mai. de 2022

Como escrever resenhas literárias para Blogs?

Quando perguntam como eu comecei a escrever resenhas literárias eu nunca sabia como responder... Eu comecei a escrever As minhas opiniões não solicitadas sobre as minhas leituras por influência de alguns blogs que eu acompanhava na época, e talvez por vontade de compartilhar em algum lugar sobre o que eu estava lendo. Quando eu criei um Blog literário com extensão ao perfil literário no Instagram eu percebi que as minhas resenhas antigas eram simples, precisei re-escrever esses textos para publicar aqui no Expresso Literário.

A Natasha Andrade, do Diário Galáctico montou uma estrutura para escrever uma resenha literária bastante completa. Antes de escrever a última resenha literária aqui no blog. Lembrei-me que, eu tinha digitalizado no Word e pedi a devida autorização para publicar aqui no Expresso Literário. 

ESTRUTURA PARA ESCREVER UMA RESENHA LITERÁRIA


Narração: O livro é narrado sob a perspectiva de qual personagem? O que você achou dessa narrativa com o decorrer da leitura? Boa ou ruim?

Personagens: Quais são os personagens principais da história? Geralmente eu escrevo um perfil dos personagens com informações importantes (nome, idade e caracteristicas importantes) e qual a importância desse na narrativa que esta sendo contada.

Detalhes do livro: O nome do livro; Escritora; Editora; N° de Páginas e o ano de lançamento.

E book ou Livro Físico: É importante escrever se você leu o livro em E book ou Livro Físico. Não que a experiência literária de ambos sejam melhor/pior mas eu acho que a sua experiência em leitura torna-se mais dinâmica.

Enredo:  O enredo é um dos elementos que estruturam o texto narrativo. Ele configura uma sucessão de fatos que constituem a ação em uma narrativa. Podemos dizer se um enredo transforma o texto narrativo em algo mais leve ou pesado para a continuação da leitura da obra literária.

Ilustrações: Se a obra literária contém ilustrações. É uma linguagem visual que agrega informações ao texto - Escreva o quanto isso agregou em sua experiência literária.

Gatilhos ou Alerta de conteúdo: Se o livro contém conteúdo que possam ser sensíveis para os leitores e despertar gatilhos emocionais.

Para escrever uma boa resenha literária você precisa dividir o seu texto e criar uma estrutura para o seu texto. Uma Resenha Literária completa tem 5 a 7 parágrafos mas podemos moldar de acordo com a  e em qual rede social (Blog, Instagram,Facebook,Skoob...) iremos publicar á resenha que iremos escrever.


 

1° parágrafo: Nesse parágrafo, iremos  iremos escrever Informações sobre a obra e o autor escrever a sinopse de uma maneira resumida com no máximo 4 linhas. Essas informações estão no livro e podemos escrever de uma maneira resumida (pinceladas).

2° parágrafo: Nesse parágrafo, você vais escrever sobre a sua percepção sobre a obra aqui você vai escrever a sua opinião (sútil) sobre a obra. Se você gostou. Mas, tem seus poréns... E se você não gostou tentar ser um pouco sútil com as palavras e escrever com argumentos do porquê você não gostou... Leia o FEEDBACK SANDUÍCHE: MÉTODO PARA ESCREVER RESENHAS NEGATIVAS.

 3° parágrafo: Nesse parágrafo, iremos Destrinchar uma citação que é reescrever as citações mais marcantes da obra e você vai dizer as mensagens que representam aquela obra naquela situação. Não precisa ser um parágrafo grande! Embora seja uma parte importante da resenha não precisa ser algo muito extenso.

4°e 5° parágrafo: Nesse parágrafo, Falar um pouco mais sobre os personagens... eu escrevo as características dos personagens principais durante a narrativa: sobre a construção do personagens se foi positiva ou negativa; O que esse personagem representa na sociedade; Escrevendo de uma maneira mais crítica... Se esse personagem incomodou ou causou algum tipo incomodo ao ler essa obra literária.

6° e 7° parágrafo: Nesse parágrafo, você vai escrever sua opinião sobre o livro se você gostou ou não gostou da obra literária. Identificação da mensagem geral nesse momento que você identifica a mensagem que autor quer passar se você não gostou da obra você pode escrever que o autor quis passar aquela mensagem porém não ouve a identificação pessoal sobre o livro e iremos escrever sobre o que entendemos sobre o conceito geral da obra.

Lembrando sempre: Para uma Resenha Literária ser considerada relevante mesmo sendo uma resenha negativa devemos escrever as criticas sempre de uma maneira construtiva e com palavras que respeitem tanto o escritor(a) quanto os outros leitores que gostaram da leitura.

 

Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.

(principalmente no Snap!!): 
FanPage | Instagram | Bloglovin

Um comentário

  1. No meu blog, como não faço resenha, só escrevo minha opinião. Mas recentemente também coloquei uma estrutura e ficou bem mais fácil de escrever. Não fico com tanta preguiça... hehehehe

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall