18 de mai. de 2022

Resenha: Floresta dos Medos - Emily Carroll

Semana passada, o dia 13 caiu em uma sexta-feira... Aproveitando esse clima trevoso, a leitura que me acompanhou foi Floresta dos Medos da autora Emily Carroll


O livro Floresta dos Medos são divididos em cinco histórias que dão frio na espinha. Nelas, a quadrinista canadense ― ganhadora de um prêmio Eisner, um dos mais importantes do universo dos quadrinhos ― explora o medo subjetivo e imagético, composto de sensações estranhas que raramente conseguimos explicar. Não espere sustos que farão você pular; aqui, olhares de relance para os cantos do quarto serão muito mais comuns. Será que você está realmente sozinho em casa?    


O texto de Emily Carroll é poderoso e poético, e suas ilustrações, carregadas de tons sombrios e avermelhados. Seu trabalho elegante evoca o etéreo dos contos dos irmãos Grimm, o extraordinário de Neil Gaiman, o gótico de Edgar Allan Poe e, principalmente, o realismo mágico de Angela Carter. E, assim como os grandes mestres, incita o leitor a enfrentar seus próprios medos e fraquezas. Você também ouviu uma batida à porta?  
DarkSide® Graphic Novel é uma expansão do universo sombrio e fantástico da editora, lar de Charles Burns, autor de Black Hole e Big Baby, e de quadrinistas de renome como Dave McKean, Nagabe, Junji Ito, Kate Evans, Emily Carrol, Danilo Beyruth, Bernie Wrightson, Derf Backderf (de Meu Amigo Dahmer), entre outros. Se você é fanático pela arte sequêncial, prepare-se para se surpreender novamente com sua velha paixão. Os que não têm o hábito de ler hqs, não vão se arrepender. Quem aposta no escuro com a DarkSide® costuma virar fã.  


Floresta dos Medos
DarkSide Books
Autora/ilustradora: Emily Carroll
Tradutora: Bruna Miranda
208 páginas
Avaliação: ☕☕☕☕☕



Sinopse: Uma garota empunha uma lamparina para vencer os contornos da escuridão. Ali perto, uma floresta. Calada e fantasmagórica, repleta de coisas estranhas. Criaturas misteriosas, sussurros velados, medos inomináveis. Pense naquilo que faz seu sangue correr depressa pelas veias. Uma voz sem corpo? Uma visão fantasmagórica? Ou, quem sabe, a possibilidade de viver algo sobrenatural? Aguarde na penumbra e fale baixo. A DarkSide® Books convida você para um passeio pela floresta cheia de rostos pálidos e mãos geladas da premiada ilustradora Emily Carroll. Mas tome cuidado: assim como nos contos de fada, nem tudo que habita seus arredores é aquilo que parece ser.


Os medos, aqui, são diversos: Três irmãs que ficam sozinhas em casa e, uma por vez, desaparecem. O fantasma de uma mulher que aguarda vingança. Um homem que sempre viveu à sombra de seu irmão decide assassiná-lo. Uma garota e sua amiga médium exploram a dor e o luto dos outros em um golpe elaborado. E, por fim, uma menina visita seu irmão casado apenas para descobrir um segredo terrível e visceral. Sinceramente, eu não considero Graphic Novel da DarkSide® o meu tipo de leitura conforto... Mas, a leitura do livro Floresta dos Medos cumpre o que promete com direito a gritinhos horripilanntes na madrugada que é geralmente o horário que eu leio.



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

4 comentários

  1. Eu acho muito legal esse negócio de ler um livro baseado numa data ou em um período, mas nunca fiz... vou tentar um dia desses pra ver.

    ResponderExcluir
  2. Oie, que leitura maravilhosa para uma sexta feira 13! Quero muito conhecer e acho a edição linda.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?
    Não é um dos meus temas favoritos, mas para uma sexta 13, é perfeitoooooo! rs
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. DarkSide sempre arrasando nessas capas maravilhosas

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall