25 de jan. de 2021

Decepções Literárias 2020

No universo literário, faz parte ler alguns livros que não vão nos agradar... O gosto literário é algo muito peculiar e pessoal. Cada leitor vai ter uma experiência única e diferente. Na retrospectiva de hoje, vou mostrar para vocês os livros que não me conquistaram de forma alguma em 2020.



Eu soube da existência do livro O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman em uma das primeiras turnês da Intrínseca em 2013 e logo comprei. Mas, acabei não lendo na época... Esse ano, eu li o primeiro livro do Neil Gaiman [Considerando que o livro "Faça Uma Boa Arte" é apenas um bom discurso com capa.]. Essa leitura não foi nem de longe uma das minhas leituras favoritas: Talvez, o gênero fantasia não funcione comigo, Talvez, a leitura não funcionou para esse momento... Por isso, a minha grande dificuldade de mergulhar na história. Porém, um ponto interessante nessa leitura é a linha tênue que o escritor atravessa entre a fantasia e a realidade do Personagem com 7 anos de idade que condiz com a loucura para um louco que a sua realidade independente de ser fantasia/loucura é real para o sujeito. 



Na mesma sintuação, eu li Bling Ring - A Gangue de Hollywood A literatura baseia-se em um caso Jornalístico dividida em três partes: O Monstro da Fama; A Dança dos Famosos e Quase Famosos. E os malefícios em criar um jovem adolescente em uma sociedade com um consumismo exacerbado e o que a mídia põe em suas programações sobre a cultura dos reality shows que é a corrida pela fama a todo custo... Esperava realmente uma história baseando em fatos jornalísticos e foi uma leitura bastante decepcionante.


A leitura do livro 𝑨 𝑳𝒐𝒏𝒈𝒂 𝑽𝒊𝒂𝒈𝒆𝒎 𝒂 𝑼𝒎 𝑷𝒆𝒒𝒖𝒆𝒏𝒐 𝑷𝒍𝒂𝒏𝒆𝒕𝒂 𝑯𝒐𝒔𝒕𝒊𝒍 foi uma leitura difícil ... Para não dizer chata. Perdi completamente a vontade de ler a continuação da trilogia. 



Eu soube a existencia do livro Psicopata Americano na ultima leitura coletiva do ano.  Eu fiquei cri cri com essa leitura... A narrativa é cansativa e cheio de detalhes da limpeza de pele do personagem principal. Enfim, foi a decepção do ano mais cara da minha vida... HEHEHE




Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

8 comentários

  1. Tão ruim quando a gente lê um livro e ele nos decepciona né...
    Eu ão li nenhum desses que você citou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho tão ruim me decepcionar... Na maioria das vezes, o leitor não esta na vibe da leitura.

      Excluir
  2. Acho super importante a gente ter essa noção que você expôs no início do post que a leitura pode funcionar ou não pra gente... É legal expor nossa opinião, poder falar quando não gosta, mas também precisa dessa noção de que nosso gosto não é o único determinante de qualidade. Decepção faz parte da vida também!

    Quando saiu o filme Bling Ring meus amigos surtaram, por causa da Emma Watson, foi uma loucura de ir ao cinema e depois ler o livro, mas o tema nunca me apeteceu, sabe? Melhor deixar passar, hahahaha!

    ResponderExcluir
  3. Dos livros citados, eu não conheço nenhum. Mas é super chato quando a gente vai ler um livro e vê que não é tão bom, né?

    Mais chato ainda: livro caro e que é ruim, como foi o caso do último.
    Estante da Pipoca | @estantedapipoca

    ResponderExcluir
  4. Gosto é assim mesmo, cada um tem o seu, de repente um livro pode não ter funcionado pra você, mas outra pessoa pode gostar. Da sua lista não li nenhum, mas vi o filme Psicopata Americano (e confesso que não gostei).

    ResponderExcluir
  5. Dos livros que você apontou conheço apenas A longa viagem a um longo planeta hostil, que está inclusive na minha lista de leituras, embora não seja uma prioridade. Fiquei aqui pensando se tive alguma decepção literária ano passado e me lembrei de A Última Festa. Não que seja necessariamente ruim, mas não foi nada do que eu esperava, além de meio arrastado e com final bem previsível. Além dessa, tive sim algumas leituras não tão legais assim, mas não chegaram a ser decepções, apenas "esquecíveis".

    ResponderExcluir
  6. Ainda não fiz a leitura de nenhum livro do Neil Gaimam, mas, assisti as séries adaptadas das histórias dele no prime e fiquei muito empolgada em conhecer os livros. Acho chato quando coloco muitas expectativas em uma história e ela me decepciona.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Incrível como alguns livros trazem experiências bem diferentes pra cada leitor, né? Eu, por exemplo, amei O oceano no fim do caminho... É o meu favorito do autor! Felizmente 2020 não me trouxe muitas decepções literárias, e espero que 2021 continue assim <3

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall