22 de mai. de 2022

Leitura da Semana #01: Sobre as minhas ultimas leituras...

No primeiro mês do ano, eu comentei aqui que eu iria diminuir as minhas expectativas no quesito literário. Mas, eu não estava contando que os três últimos meses seriam tão conturbados de não conseguir escrever sobre a Leitura do Mês. No mês de junho, irei escrever Sobre as minhas leituras do 1° semestre de 2022.

Nesse mês, parece que as coisas então entrando nos eixos...  E está sendo muito bom nas leituras por aqui: Semana passada, aproveitando a sexta-feira 13 eu comecei/terminei de ler a Grafic Novel Floresta dos Medos da Autora/ilustradora: Emily Carroll lançado pela DarkSide BooksEu estou lendo em uma LC junto com os Multiversos o livro O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bront e estou intercalando a leitura do livro Minha vida fora dos trilhos da escritora Clare Vanderpool da editora DarkSideBooks. com a leitura do livro, VHS- Verdadeiras Histórias de Sangue do escritor Cesar Bravo.

  • O QUE estou lendo...

📚: Minha vida fora dos trilhos - Clare Vanderpool.


Sinopse: Abilene Tucker, tem apenas 12 anos, mas é corajosa e impetuosa o suficiente para encontrar aventuras na pequena cidade de Manifest, Kansas, um fim de mundo para onde seu pai a enviou de trem a fim de passar o verão sob a tutela de um velho conhecido enquanto ele trabalha em uma ferrovia.

O que parecia ser o período mais solitário e entediante de sua vida ganha um novo e surpreendente rumo quando Abilene encontra uma velha caixa de charutos com cartas antigas e pequenas lembranças de outros tempos. Aos olhos curiosos da menina, a caixa se torna uma verdadeira arca do tesouro, onde segredos enterrados conectam dois momentos da cidade. A partir de então, o livro se divide em duas narrativas cronológicas: passado e presente se misturam, daquela maneira mágica que só um bom livro consegue contar.

Sintuação: Já escrevi as minhas Primeiras Impressões desse livro. A narrativa desperta a curiosidade pois, é uma  aventura cheia de descobertas da menina Abilene Tucker.



📚: VHS- Verdadeiras Histórias de Sangue - Cesar Bravo.


Sinopse: Dizem que segredos não sobrevivem por muito tempo em cidades pequenas. Mas, em Três Rios, eles estão por toda parte há tempo demais. Sombrios, aterrorizantes e indecifráveis — um espelho da cidadezinha onde tudo aquilo que é estranho e profano sempre encontra um jeito de se manifestar na superfície. Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, Bravo guia os leitores amaldiçoados até os cantos mais sombrios de nossas mentes. E a cidadezinha de Três Rios, localizada no noroeste paulista, é o palco principal — um ponto de encontro de todas as coisas estranhas que acontecem nas redondezas. O inferno corre por essas águas e lança suas sementes nessa terra. Um lugar vivo e pronto para devorar o próximo filho que renegar sua origem.

Sintuação: Eu li somente os dois primeiros contos até agora e ja é um dos meus livros favoritos de terror. Eu não conhecia a escrita do Cesar Bravo  que durante a narratia põe boas doses de terror durante os 18 contos que contém esse livro.

📚: O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bront.


Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. “Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff”, diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.

Sintuação: Eu escrevi sobre as minhas primeiras impressões desse livro. Só esqueci de citar que a história do livro O Morro dos Ventos Uivantes não pode ser considerada com um romance... Os personagens são ruins e os sentimentos confundem-se mas continua sendo algo tóxico. A narrativa fica por conta de dois personagens: Mr. Lockwood, que narra principalmente o início e o fim da trama, e Nelly, empregada da família Earnshaw e testemunha ocular de todos os acontecimentos. Depois da página 100... acabei percebendo um aspecto interessante da narrativa que é a alternância de vozes e a linguagem utilizada pela autora. Em diversos momentos, um personagem narra a história de outro personagem, algo pouco comum para a literatura da época.




Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

2 comentários

  1. Sobre o morro dos ventos uivantes eu acho que os únicos que se salvam são o visitante e a empregada, não lembro mais os nomes. Prefiro muito mais jane eyre do que esse. Só li esses dois da irmã, mas acho que gosto mais da charlotte... hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Olá, Camyli.
    Essas edições da DarkSide são de encher os olhos né? Pena que os livros que li deles não gostei de quase nenhum hehe. Eu li O morro dos ventos uivantes na época do Crepúsculo, mas odiei hehe.

    Prefácio

    Prefácio

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall