9 de mai. de 2022

Primeiras Impressões #11: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë.

"Onde está Heatcliff?", perguntou interrompendo minha cantiga. Único romance da escritora inglesa Emily Bronte, O morro dos ventos uivantes retrata uma trágica historia de amor e obsessão em que os personagens principais são a obstinada e geniosa Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff.


Eu adquiri o livro O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bront na promoção Dark Crush desse ano. Embora, eu já tenha vontade de ler o clássico Emily Bront  á muito tempo e felizmente eu consegui adquirir na edição da DarkLove Classics que é uma marca que reúne histórias inovadoras escritas por mulheres à frente de seu tempo: vozes do passado que abriram caminho para autoras no presente. Os títulos mais amados da literatura clássica agora têm lugar reservado na DarkSide® Books

A primeira dificuldade em começar a ler O Morro dos Ventos Uivantes é que não fica claro nas primeiras páginas quem é o narrador da história... A narração do livro fica por conta de dois personagens: Mr. Lockwood, que narra principalmente o início e o fim da trama, e Nelly, empregada da família Earnshaw e testemunha ocular de todos os acontecimentos. Depois da página 100... acabei percebendo um aspecto interessante da narrativa que é a alternância de vozes e a linguagem utilizada pela autora. Em diversos momentos, um personagem narra a história de outro personagem, algo pouco comum para a literatura da época.



Na infância, o personagem Heathcliff era maltratado por todos na casa do Morro; somente Catherine o enxergava como um ser humano afetuoso. Por ser de origem cigana, todos o mal diziam, chamando-o de asqueroso, sujo, pobre e mal-educado. Talvez... isso explique a trama da história.

"Malditos sejam os efeitos de um chá amargo e de um gênio ruim"

No inicio do ano, eu comecei a leitura do livro O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bront no intercalando com a leitura do livro Jantar Secreto - Raphael Montes. Porém, eu tive uns problemas pessoais e tive que pausar as minhas leituras... 



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também 

3 comentários

  1. Oie, tudo bem?
    Que coisa linda essa edição. A DarkSide arrasa.
    Fiquei super curiosa em saber mais sobre a história, suas primeiras impressões me deixaram bem instigada pra saber o desenrolar do casal.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oie, eu adoro esse livro, mas faz tempo que li, então não lembro dos detalhes. Mas quero reler nessa edição da darksidebooks.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Faz muitos anos que eu li e quero ver se pego para reler, porque foi uma ótima experiência. Lembro que li perto de Orgulho e Preconceito e a escrita da Emily Brontë funcionou muito melhor do que a da Jane Austen comigo!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall