4 de set. de 2021

Precisamos conversar sobre 13 Reasons Why.

 Hanna Backer e os outros 13 porquês... Abriram um "link" para começar um diálogo sobre os assuntos que até então são considerados complicados em um ambiente escolar como: depressão, bullying, uso de álcool e outras drogas, abuso sexual e suicido...



"Na adolescência, começa a fase de transformações na vida do sujeito, nela emergem muitas tribulações, devido à passagem de um período, até então aparentemente calmo, para uma nova etapa turbulenta, composta por muitas transformações tanto físicas quanto emocionais na vida das pessoas. É um período de transição, no qual é comum encontrarem-se muitos conflitos advindos da formação da identidade."
Não existem vilões ou mocinhos na série Thirteen Reasons Why. Tanto a Hanna Backer como os outros 13 porquês... São crianças/adolescentes tentando sobreviver um ambiente escolar tóxico e hostil que a todo o momento querem botar rótulos do "padrão de adolescente" que você deve ser para se enquadrar na sociedade (escola).

A série 13 Reasons Why representa de forma muito fiel a pirâmide social típica das escolas norte-americanas. No topo estão os alunos populares, os atletas, que agem como donos da escola e maltratam e humilham quem está na base: os "esquisitos", as vítimas de bullying, os solitários como Hannah, Tyler e Clay. Nessa espécie de hierarquia, os que dominam são protegidos até pelos membros da comunidade escolar.

A Hanna Backer, quis contar sobre a história da sua vida... Com as regras obrigando os 13 porquês... A ouvirem as suas próprias fitas com duas regras bem simples (Número um: você escuta. Número dois: você repassa). Embora, vimos ao decorrer dos episódios que as coisas não eram tão simples quanto imaginávamos...
"Talvez eu nunca saiba por que vocês fizeram o que fizeram. Mas eu posso fazê-los sentir como foi."
Quando somos adolescentes, As amizades são complicadas... Mesmo assim, você precisa dos seus amigos mesmo se for só para tomar um chocolate quente. Hanna Backer fez uma analogia e comparou a amizade como chocolate quente "boa para os meses frios, mas não perfeita para todas as estações.". No ensino médio, os garotos falam das garotas criando boatos, fofocas e mentiras... E essas mentiras, fazem uma bagunça muitas vezes irreparáveis e criando alguns "furacões" na vida das pessoas. 


"Já ouviu fala sobre o efeito borboleta não é? Se uma borboleta bate as asas na hora e no lugar certo... Pode causar um furacão e milhares de quarteirões.(...) É a teoria do caos. Mais a teoria do caos não fala extremamente sobre o caos. Fala como uma pequena mudança em grande sistema pode afetar tudo."
Há todo momento, colocamos rótulos nas pessoas sem ter o mínimo de responsabilidade e o quanto estamos prejudicando a auto - estima de cada um. Há todo momento, as pessoas julgam as outras pessoas através de "rótulos" ou os boatos sobre alguém... e não com a verdade de cada pessoa.

Repetindo: Não existem vilões ou mocinhos na série Thirteen Reasons Why. 

O lado masculino dos 13 porquês... Justin Foley, Bryce Walker, Montgomery de La Cruz, Zach Dempsey, Tony Padilla Clay Jensen,Tyler Down e Marcus Cole... São meninos quando jogam videogame. São jovens, tendo as suas primeiras experiências... Na maioria das vezes, sem a supervisão dos pais ou os responsáveis com os limites necessários para a vida de qualquer adolescente nessa fase. A tragédia anunciada de uma educação desregrada foram mostradas através dos adolescentes da série: Justin Foley, Bryce Walker, Montgomery de La Cruz interrompendo as suas vidas de uma forma trágica.

  

As mulheres nasceram em uma sociedade machista, isso é muito bem explorado em vários momentos na série. As meninas são tratadas como um objeto pelos colegas "homens" e desprezada pelas outras mulheres... Na segunda temporada, vimos que Hannah Baker e Jéssica Davis não foram as únicas que foram abusadas sexualmente (estupro) por Bryce... 


No decorrer das temporadas, vimos a importância da verdadeira amizade... O crescimento de uma amizade bacana do Justin Foley com o Clay Jensen muito diferente da amizade muitas vezes tóxica que ele tinha com o Bryce Walker. Vimos o crescimento da amizade da Jéssica Davis com a Ani Achola e a importância desse laço para essas adolescentes.

A Hanna Backer, quis contar sobre a história da sua vida... Não sabendo o impacto que teria na vida dos outros 13 porquês. No decorrer das temporadas, vimos o quanto essas crianças/adolescentes cresceram e aprenderam a importância da maneira que tratamos uns aos outros.

Tem que melhorar, a maneira que tratamos uns aos outros e olhamos uns pelos outros, de alguma forma temos que melhorar. (Clay)


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

Um comentário

  1. Eu assisti as duas primeiras temporadas dessa série, e não gosto dela, acho um desserviço total.

    A ideia primária do enredo é bem interessante, instiga, faz a gente querer saber o vai acontecer a seguir. Mas, a forma como eles desenvolveram isso foi péssima. Eles abordam assuntos super delicados e pesados, que podem afetar muitas pessoas ao assistir, e no início mal tinham avisos de gatilho sobre. A cada episódio as situações só iam piorando, mostrando mais traumas e situações horrendas, e não foi de forma legal, sabe?

    Acho que todos os assuntos abordados na série são sim necessários e devem ser discutidos e colocados em pauta, mas com muito, muito cuidado, o que não aconteceu.

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall