13 de set. de 2021

“E fora dos livros, você está bem? ”

ou  “E fora do story, você está bem?” 

A  literatura é algo que está me causando reflexão ultimamente...  Não a leitura em si, mas a pressão de criar conteúdo literário em tempos (complicados) que eu só quero chegar em casa e ler a minha leitura atual em paz... Porque a leitura para mim serve justamente para isso para escapar da realidade. Tá todo mundo mal. E nem estou falando do livro da Jout Jout com o subtítulo de O livro das crises. Quando eu comecei a compartilhar as minhas leituras no “Bookstagram” eu achei que estava ampliando a pagina LEITURAS onde eu escrevia resenhas e fotografias literárias no meu blog pessoal. Para um IG Literário. Mas, a vibe do “Bookstagram” é outra...

Eu sou do tipo que, sim, lê um livro atrás do outro. Finalizo um e já começo outro na seqüência. Não consigo ficar sem estar lendo nada “no momento”. O meu ritmo de leitura muda com freqüência...  O ritmo é pessoal! de acordo com a minha vida fora das páginas e que é saudável e me faz bem. Ano passado, eu comecei a ler em média, dois livros por mês. E foi em um ritmo bem tranqüilo, aproveitado  cada segundo... Sentindo o sabor de cada leitura. Enquanto, criar conteúdo literário eu costumo dizer que "eu fotografo e escrevo resenhas literárias para não esquecer das leituras que eu já fiz" [Quem nunca?].

Eu sempre costumo cair no erro de olhar o Feed de outros criadores de conteúdos:  A criadora postou as Leituras do Mês com um número X de livros... Até ai tudo bem, eu consumo conteúdo literário tanto quanto, eu escrevo conteúdos literários. Mas, eu comecei a fazer uma conta maluca da quantidade de conteúdo literário que ela poderia fazer com um número X de livros [X+Y= O resultado depende completamente do criador de conteúdo]. Sim, cada pessoa tem a sua vida, pensa de uma forma, vive em determinado contexto e pode usar o próprio tempo como quiser...

O erro está em ficar comparando o meu conteúdo com os outros conteúdos que rolam no Feed do instagram. Sabe a conta maluca? Um numero X de livros com a quantidade Y de conteúdo literário antes mesmo de fazer a leitura em um ritmo bem tranqüilo, aproveitado  cada segundo... Esquece! Pois isso deixou de ser algo bacana e virou pressão.

O estopim de toda essa reflexão aconteceu  com a trend: “E fora do story, você está bem?” ou “E fora dos livros, você está bem?”.

As criticas sobre o Instagram... Sobre a sociedade do espetáculo e a vida mostrada nas redes sociais. Já escrevi sobre isso INSTAGRAM O FAST FOODS DAS REDES SOCIAIS. o assunto não é novidade... Então, veio a pandemia e resolvi me aventurar no Bookstagram. Sim, eu nasci para pagar a minha língua e surgiram outras reflexões.

Na minha bolsa sempre tem um livro...  Mas, eu me lembro exatamente de dois momentos específicos que a leitura serviu para esquecer os problemas reais em que eu estava vivendo. Na época, a leitura servia para manter a mente funcionando... Sem exageros! Em tempos pandêmicos... Eu lembro da frase  “Estes livros deu uma mensagem esperançosa e consoladora para Matilda: que você não está sozinho.” do filme da Matilda que eu já assisti milhares de vezes. A leitura, é uma ferramenta para refletir sobre a nossa própria realidade e sobre como torná-la melhor – para nós mesmos e para os outros­ –.

Como as tuas leituras estão contribuindo para a tua forma de enxergar (e viver) a vida? Elas são só números ou de fato mudam algo na tua relação com o mundo?


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também
FanPage | InstagramBloglovin

2 comentários

  1. Oie ! Amei a sua reflexão. Eu tento ler mais a cada dia, mas tem uns livros que pego, e não sinto muito gosto da leitura, aí acaba que o processo fica bem lento.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall