9 de set. de 2021

05 motivos para ler: Cores Vivas (Orange Boy).

 


Cores Vivas é uma história poderosa sobre compreensão, amor e sobrevivência. A sensibilidade e o cuidado narrativo de Patrice Lawrence encontram casa na linha DarkLove, dedicada a revelar novas vozes femininas da literatura contemporânea. O coming of age urbano e repleto de camadas mostra que, às vezes, você pode fazer tudo certo, e mesmo assim as coisas dão errado. Mas respeito e compaixão são questões básicas para mantermos todas as nossas cores vivas.

Trouxe alguns motivos, que me agradaram e me chamaram atenção, para convencê-los a ler o livro o quanto antes. 

A LUTA PARA O FIM DO RACISMO

Durante a narrativa vimos o racismo de uma maneira crua... Lembrei de um trecho  que eu li no livro O ódio que você semeia: “o ódio que você passa pra criancinhas f@*# com todo o mundo”.  Não é necessário ser um grande telespectador de Jornal Nacional para  vermos que a narrativa é um retrato do que pode ser a nossa realidade, e fala sobre quando a avaliação da  polícia é diferenciada quando envolve pessoas negras. 

O racismo estrutural estava ali, quando os policiais não acreditavam que a droga era realmente de Sonya. Pois, a cor de Marlon já denunciava que ele era culpado.

DIÁLOGOS INFORMAIS

O livro possui diálogos informais por ser protagonizado por um adolescente negro e que carrega algumas características de pessoas da mesma idade, como gírias, mensagens abreviadas, falas curtas e palavras com significados diversos. A narrativa em primeira pessoa do personagem Marlon um adolescente de 16 anos não soou forçado, com gírias sem sentido. Perdi tudo quando ouvi a expressão "chavoso". Eu ouvi essa expressão pela primeira vez no estágio de psicologia escolar em uma escola pública... 

REFERÊNCIAS GEEK E SCI FI

Marlon era um adolescente nerd. E durante toda a narrativa há diversas referências ligadas a isso. Os Vingadores e outros super heróis são constantemente citados, e até mesmo Isaac Asimov e suas obras. Para quem gosta do assunto, é muito bom ler o livro e encontrar referências do gênero. Elas caracterizam ainda mais como o protagonista é e nos faz nos colocarmos em seu lugar em alguns momentos, justamente por compartilharmos as mesmas paixões geeks.

REPERTÓRIO MUSICAL

O protagonista tem uma bagagem musical invejável... Que herdou do seu falecido pai, referente a música. Ela está em todos os momentos em que ele, Marlon, precisa de ensinamentos. A musica pode realmente salvar vidas!A Sr(a)Darkside fez uma playlist com todas as músicas maravilhosas que ele nos apresenta.

AUTORA NEGRA

Patrice Lawrence, autora de Cores Vivas, é uma autora negra que escreve sobre um garoto negro. Só por esse motivo em especial recomendo bastante a leitura, e os outros motivos podem ser considerados um brinde. A autora escreve perfeitamente e nos prende do início ao fim em sua  trama. Autoras negras precisam de destaque tanto quanto qualquer outra e esse é um livro ótimo para iniciar a reconhecer isso.


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também
FanPage | InstagramBloglovin


Um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall