"O universo é aquilo que fazemos dele, cabe a você decidir que papel quer desempenhar."
A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil, é um livro de ficção cientifica escrito por Becky Chambers que foi lançado no Brasil pela editora Darkside. A história é narrada em primeira pessoa pela jovem chamada Rosemary. Ela é uma humana e aceita seu mais novo emprego na nave para se reconstruir e esquecer de seu passado que a princípio não é mencionado...
A bordo da nave, além do capitão, estão Corbin, Kizzy, Jenks, Sissix, Dr. Chefe, Ohan, a A. I. Lovey e a novata Rosemary, uma guarda livros recém recrutada e que nunca viajou pelo espaço. O livro tem excesso de descrições dos personagens. Porém, não coloca nenhum tipo de Ilustrações para caracterizar os personagens. Durante a leitura, eu percebi o quanto isso atrapalhou para compreender o enredo da história. Mesmo assim, Rosemary e a Kissy estão sendo as minhas personagens preferidas desde então... Esse é meu primeiro contato com o gênero de ficção científica. Gostei do universo criado pela autora, como ela descreve tudo com uma riqueza de detalhes... Embora, isso me atrapalhou um pouco ao decorrer da leitura.
Título: A longa viagem a um pequeno planeta hostil
Autora: Becky Chambers
Tradução: Flora Pinheiro
Editora: Darkside Books
Ano: 2017
Páginas: 352
Avaliação: ☕☕☕..
Sinopse: A tripulação da nave espacial Andarilha é composta por indivíduos de planetas, espécies e gêneros diferentes, incluindo uma piloto reptiliana, uma estagiária nascida nas colônias de Marte e um médico de gênero fluido, que transita entre o masculino e o feminino ao longo da vida. Temas como amizade, racismo, poliamor, força feminina e novos conceitos de família fazem parte do universo do livro, assim como cada vez mais fazem parte do nosso mundo.
Do chão, nós nos erguemos;
Nas nossas naves,vivemos;
Nas estrelas,sonhamos.
– PROVÉRBIO EXODONIANO –
A LONGA VIAGEM A UM PEQUENO PLANETA HOSTIL é o primeiro livro de ficção científica da linha DarkLove. Livros escritos por autoras com grandes histórias para contar, prontas para desbravar novos mundos. E ele consolida a DarkSide® Books no fantástico universo de sci-fi. A editora já lançou Star Wars: A Trilogia, novelização dos três primeiros filmes da saga, e O Homem que Caiu na Terra (1963), de Walter Tevis, romance que deu origem ao primeiro filme de David Bowie como autor, dirigido por Nicolas Roeg em 1976.
Becky Chambers é uma revelação na literatura sci-fi. Filha de cientistas espaciais, sempre que precisa, checa informações com a mãe, especialista em astrobiologia, e com o pai, engenheiro espacial. Becky recorda com carinho da primeira vez em que assistiu a um episódio de Star Trek: Next Generation, aos três anos de idade. Geek com muito orgulho, adora jogar games no pc e RPGs de papel e caneta. Seus livros, A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil e A VIDA COMPARTILHADA EM UMA ADMIRÁVEL ÓRBITA FECHADA, foram indicados ao Hugo Award, Arthur C. Clarke Award, e o Bailey’s Women’s Prize for Fiction, entre outros grandes prêmios. A série é ganhadora do Prix Julia Verlanger de 2017.
O livro de Becky Chambers é um marco recente no universo da ficção científica. Lançado originalmente através de financiamento coletivo pela plataforma Kickstarter, ele conquistou a crítica especializada e os ainda mais exigentes fãs do gênero, sendo indicado para prêmios respeitados, como o Arthur C. Clarke Award e o Hugo Award. Um dos motivos do sucesso de "A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil" é a abordagem da história. Elementos essenciais em qualquer narrativa sci-fi estão muito bem representados, como a precisão científica e suas possíveis implicações políticas. O gatilho principal é a construção de um túnel espacial que permitirá ao pequeno planeta do título participar de uma aliança galáctica.
Mas o que realmente torna único esse romance on the road futurístico e muito divertido são seus personagens. Instigantes, complexos, tridimensionais. A autora optou por contar a história de gente como a gente - ainda que nem todos sejam terráqueos, ou mesmo humanos. A tripulação da nave espacial Andarilha é composta por indivíduos de planetas, espécies e gêneros diferentes, incluindo uma piloto reptiliana, uma estagiária nascida nas colônias de Marte e um médico de gênero fluido, que transita entre o masculino e o feminino ao longo da vida. Temas como amizade, racismo, poli-amor, força feminina e novos conceitos de família fazem parte do universo do livro, assim como cada vez mais fazem parte do nosso mundo.
É um livro de sci-fi, mas cheio de lições tão necessárias! Becky Chambers nos presenteia com algo muito profundo! Esse livro traz a tona discussões que fazem parte do nosso presente, e que provavelmente farão parte do nosso futuro como sociedade. Como poderemos ter uma convivência pacífica com outros tipos de seres extraterrestres ( se eles existirem), e com a Inteligência Artificial que se tornará quase humana; quando não conseguimos ter isso com os da nossa própria espécie, por serem diferentes!? Becky Chambers nos deu não apenas um livro, e sim um manual de como podemos melhorar a relação entre todos nós, ao deixarmos de lado todo tipo de pré conceito, e usarmos a empatia como ela deve ser! Seus personagens principais são a personificação da empatia, compreensão, e do amar ao próximo como a ti mesmo. Eu adiquiri esse livro Uma longa viagem a um pequeno planeta hostil na penultima maleta do Turista Literário que eu assinei. Na época, ainda era lançamento e eu ouvi maravilhas desse livro... Infelizmente, essa leitura não funcionou para mim.
Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também
Meu medo com esse livro sempre foi esse: por ser ficção científica. Sim, eu não tenho intimidade nenhuma com o gênero e sempre travo na hora que tento ler.
ResponderExcluirMesmo sendo Dark e eu amando tudo da Editora, ainda sinto esse receio da história não me fisgar!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Que interessante! Road trip futuristico com personagens interessantes.... um bom chamariz para quem deseja conhecer um livro de sci fi
ResponderExcluir