[5 MOTIVOS PARA LER]: A Guerra Que me Ensinou a Viver - Kimberly Brubaker Bradley.


No final do ano passado, eu comecei a re-leitura do livro A Guerra Que Salvou a Minha Vida e na sequência eu comecei a ler A Guerra Que Me Ensinou a Viver também da autora Kimberley Brubaker Bradley.

" É possível saber um monte de coisas e um dia, enfim, acreditar em todas elas."


Sinopse: Após uma infância de maus-tratos, Ada finalmente recebe o cuidado que merece ao ter seu pé operado. Enquanto tenta se ajustar à sua nova realidade e superar os traumas do passado, ela se muda com Jamie, lady Thorton e Susan — agora sua guardiã legal — para um chalé em busca de um recomeço. Com a guerra se intensificando lá fora, as adversidades batem à porta: o racionamento de alimentos é uma preocupante realidade, e os sacrifícios que todos devem fazer em nome do confronto partem corações e deixam cicatrizes. Outra questão é a chegada de Ruth, uma garota judia e alemã, que gera uma comoção no chalé. Seria ela uma espiã disfarçada? Ou uma aliada em meio à calamidade? Mais uma vez, Kimberly Brubaker Bradley conquista com sua narrativa carregada de sensibilidade. Seu registro historicamente preciso revela o conflito armado pela perspectiva de uma criança, além de lançar luz sobre a atual crise de refugiados, a maior desde a guerra de Hitler, que já obrigou milhões de pessoas a deixarem seus lares em busca de paz. Hoje traremos 5 motivos para você ler esta obra incrível:

 5 MOTIVOS PARA LER :



💗Empatia: No livro, conhecemos a história da Ada, tanto ela quanto o seu irmão mais novo são negligenciados pela Mãe. Porém, a Ada por ser uma criança deficiente necessitava mais cuidados... É necessário ter empatia com a Ada no decorrer da história...

👀 Um outro olhar sobre guerra: A Guerra que salvou minha vida, aborda o contexto inglês. A fuga de milhares de criança para o interior, afastando-se das famílias, a luta do país para que o nazismo não o alcançassem. E a união de toda uma nação em prol da sobrevivência.

👩 Maternidade e família: A narrativa nos enche de questionamentos sobre ter uma casa e não ter um lar, sobre ter vínculo de sangue mas não necessariamente ter um vínculo de afeto e toda a pressão da sociedade do século XX é colocada em xeque no livro.

😻🐎 O amor pelos animais na rotina das crianças: Confesso que sou suspeita em falar! Quando eu comecei a ler as cenas marcantes de afeto entre Ada e o potrinho que vivia na fazenda, a ajudando em muito momentos, trazendo leveza em sua vida.

👳A luta contra o preconceito e a tolerância: com a chegada da guerra pessoas de diferentes pensamentos, experiências e qualidade de vida eram preciso conviver juntas. Tendo que passar por cima de muitos preconceitos em prol da sobrevivência e o livro nos mostra isso ainda que de maneira sutil.

E você, já leu? Tem algum com temática parecida para indicar? Conta para gente nos comentários!


5 comments

  1. A Guerra Que Salvou Minha Vida e A Guerra Que Me Ensinou a Viver são sem dúvida dois dos livros mais lindos e importantes que já li na vida!
    Ada me ensinou tanto. Tenho um carinho muito grande por ela.
    Só de lembrar dos livros me emociono

    ResponderExcluir
  2. Oiiie,
    Esse é um livro que desejo muito ler, faz parte da minha lista há muitos anos, só esperando o momento certo para comprar e ler.. Eu sou bastante sensível com historias assim, principalmente quando é retratar em época de guerra, apesar disso eu amo essas historias, ela retrata o ser humano de uma maneira verdadeira e crua, sabe.. Espero um dia ler!

    ResponderExcluir
  3. Eu li o primeiro livro há um tempo e agora tenho o segundo. Por isso, pretendo agora em Julho, fazer as duas leituras, pois Ada é lição de vida e se o primeiro livro ensina resiliência, o segundo tem cheirinho de bondade e claro que nós todos precisamos muito disso!!!
    E as edições são lindas demais né?
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era adolescente adorava ler diários de guerra, acho que meu eu com 15 anos iria amar essa história

    ResponderExcluir
  5. Olá! Realmente não faltam motivos para ler esses livros, por enquanto li apenas o primeiro, e claro que adorei, lembro que quando li não consegui largar o livro, e li em apenas um dia, Ada tem muito a nos ensinar, um livro que emociona, nos faz refletir, sorrir e dá aquele quentinho no coração, o final deixa aquele gostinho de quero mais, que espero em breve finalmente desfrutar. Um livro que também tem muito a nos ensinar é A árvore dos desejos, li e gostei muito, recomendo para todos.

    ResponderExcluir