Primeiras Impressões #13: A Menina Submersa - Caitlín R. Kiernan

O livro A Menina Submersa: Memórias: Um caso de amor para toda vida escrito por Caitlín R. Kiernan conta a história de Índia Morgan Phelps, ou Imp, uma menina que tem nos livros os grandes companheiros na luta contra seu histórico genético esquizofrênico e paranóico. Filha e neta de mulheres que buscaram o suicídio como única alternativa, Imp, começa a escrever um livro de memórias para tentar reconstruir seus pensamentos e lutar contra o que seria "a maldição da família Phelps", além de buscar suas lembranças sobre a inusitada Eva Canning, sua relação com a namorada e consigo mesma.


Era para estar sendo uma re-leitura do livro A Menina Submersa: Memórias: Um caso de amor para toda vida escrito por Caitlín R. Kiernan se eu não tivesse abandonado a leitura a primeira vez que eu tive a oportunidade de ler esse livro... Dessa vez, a leitura está sendo bastante fluida; tornando-se a narrativa mais agradável e cativante do que a primeira vez que eu li... A narrativa, em primeira pessoa de Índia Morgan Phelps, ou Imp faz uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. A condição psíquica da personagem, Imp faz com que ela narre os acontecimentos sem uma ordem cronológica... Enquanto leitora eu “mergulhei” na narrativa Índia Morgan Phelps: da narrativa que interrompe a si mesma, insere contos que escreveu, pedaços de poesia, descrições de quadros e referências a artistas reais e imaginários... O papel do leitor, não é duvidar da veracidade dos fatos que estão sendo contados mas, a importância de cada um desses fatos para o desenrolar da história.

A escritora Caitlín R. Kiernan tem uma sensibilidade na sua escrita que parece que o leitor está dentro da mente da personagem Índia Morgan Phelps o quanto ela duvida da veracidade das suas lembranças [...] eu lembro de tal acontecimento. Mas, eu não sei se isso realmente aconteceu dessa maneira [...] e o quanto isso é tão incomodo ao ponto de lhe trazer sofrimento.


Quando eu comecei a O livro A Menina Submersa: Memórias: Um caso de amor para toda vida escrito por Caitlín R. Kiernan eu lembrei das minhas primeiras aulas, de graduação em Psicologia. Na época, eu tinha uma professora muito querida que dizia que Psicologia & literatura eram duas matérias que se complementavam. Hoje em dia, já formada em Psicologia e com uma pós-graduação em stand-by... Eu observo, o quanto a Literatura é uma ferramenta importante para abrir um diálogo entre jovens e adolescentes sobre Saúde Mental no seu ciclo social (casa-escola). 

Ter essa experiência literária, onde a narrativa é de um personagem que tem algum sofrimento psicológico nos tornam leitores mais sensíveis e principalmente seres humanos com mais empatia com a dor e sofrimento do outro.






Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também
FanPage | InstagramBloglovin

8 comments

  1. Conheço a capa e nome do livro mas ainda não conhecia a sinopse. Parece ser muito interessante. Um mergulho em alguém tão complexo quanto Imp

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o que eu preciso talvez seja isso: reler esse livro com outra expectativa.
    Nossa, na primeira vez que o li, não absorvi nada, não consegui me conectar de jeito nenhum.
    tanto que acabei doando o livro rs
    Vou esperar sua conclusão!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Eu não acredito. Eu amei essa história, é o tipo de coisa que eu gosto de ler. Vou ter que colocar na minha lista urgentemente!!!! Ansiosa pela resenha final. Ainda mais vc sendo psicóloga, quero saber sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu gosto de releituras justamente por isso, pois dependendo do momento acabamos tendo uma perspectiva completamente diferente né! Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa, ainda mais abordando um tema tão forte e importante quanto esse.

    ResponderExcluir
  5. Isso foi muito importante "esperar o momento certo." e agora a leitura tem fluido bastante.

    ResponderExcluir