26 de agosto de 2024

Primeiras Impressões #33: Nunca vi a chuva - Stefano Volp.

Nunca vi a chuva é um livro de ficção escrito por Stefano Volp que é narrado em primeira pessoa por Lucas, um garoto de 19 anos que foi adotado por uma família rica e mora em Portugal. Aparentemente Lucas tem uma vida perfeita se não fosse pelas marcas dos cortes em seu pulso...
 

Sinopse: Em teoria, Lucas parece ter a vida perfeita. Adotado por uma família rica, ele mora em Portugal, tem amigos e uma namorada que ama. Mas se não há nada do que reclamar, então de onde vem esse vazio que não consegue evitar sentir? Quando as brigas com os pais e uma desilusão amorosa o levam a um limite do qual já se aproximava a passos largos, o jovem decide que não há mais motivo para viver. Prestes a tomar uma decisão da qual não há retorno, uma mensagem em seu celular o faz repensar tudo: um vídeo de alguém idêntico a ele, exceto pelo fato de ter uma deficiência visual. Incrédulo com essa reviravolta, Lucas resolve abandonar a vida em Portugal e partir rumo ao interior do Rio de Janeiro atrás de respostas sobre quem é o seu gêmeo e o que isso pode revelar sobre seu passado.


Nas primeiras páginas, a imaturidade de Lucas é bastante irritante... Ele é um garoto imaturo para um garoto de dezenove anos que precisa “sair da bolha” e viver uma realidade diferente da sua... Embora, sua família adotiva seja rica eles são pais negligentes. Durante a narrativa Lucas fala que seus pais iam em várias viagens e deixava-o aos cuidados da empregada... Enquanto leitora eu também fiquei indignada com a gestação da mãe depois de dezenove anos! É bastante compreensível  a sensação de abandono e de não encontrar um lugar naquela familia. O choque de realidade parece que esta acontecendo quando ele viaja para o Rio de Janeiro/RJ para conhecer Rafael um menino muito parecido com ele que vive com uma familia humilde e é uma Pessoa Com Deficiência (PCD)


Escrito em forma de diário a partir do olhar e da narrativa inconfundíveis de Stefano Volp, um dos grandes novos nomes da literatura brasileira, nunca vi a chuva é um relato intimista e profundo de um jovem descobrindo seu caminho e seu lugar no mundo.


Um comentário

  1. Eu aproveitei o evento Exploda seu Kindle para adquirir esse e-book! Eu fiquei muito curiosa para conhecer a história. Também peguei O segredo das larvas. Será meu primeiro contato com o autor e estou animada xD

    Garota do 330

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall