20 de junho de 2024

Leia com orgulho: 06 livros com temática LGBTQIA+.

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn.


Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades. A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

***

Para comemorar o Dia do Orgulho LGBTQIA+ selecionei cinco livros com protagonismo que promovem representatividade e, alem disso, contam com narrativas que podem ser apreciadas nao apenas pela comunidade Queer, mas por todos que querem mergulhar em histórias surpreendentes e apaixonantes.


🏳️‍🌈: Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz e Clemente Pereira


Em um verão tedioso, os jovens Aristóteles e Dante são unidos pelo acaso e, embora sejam completamente diferentes um do outro, iniciam uma amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura para sempre. E é através dessa amizade que Ari e Dante vão descobrir mais sobre si mesmos - e sobre o tipo de pessoa que querem ser. O livro que inspirou o filme Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante.


🏳️‍🌈: Romance Real - Clara Alves


Dayana deixou o Rio de Janeiro para trás e está de mudança para Londres. Há pouco tempo, seu maior sonho era visitar o país da One Direction, sua banda preferida, mas agora ela tem certeza de que está vivendo um pesadelo. Depois de dez anos sem encontrar o pai, ela se vê obrigada a morar com o homem que a abandonou, a mulher dele e sua filha ― a família perfeita que Dayana nunca teve. Tudo isso enquanto tenta lidar com o luto pela morte recente da mãe.


🏳️‍🌈: Gay de família - Felipe Fagundes

Diego espera tudo de ruim dos próprios parentes, mas tudo mesmo . Que o pai tenha uma segunda família. Que a mãe comande um esquema de tráfico humano. Que o irmão lave dinheiro. Por serem versados em todos os crimes do manual da família tóxica, Diego decidiu ser gay bem longe deles. E tudo vai muitíssimo bem, obrigado.Porém, às vésperas de uma viagem aguardadíssima com amigos, seu irmão aparece implorando por um favor: que Diego seja babá dos três sobrinhos por um final de semana, crianças com as quais ele nunca conviveu. De olho na grana que o irmão promete pagar e acreditando piamente no seu potencial como tio, ele aceita a proposta sem imaginar que os pequenos são, no mínimo, peculiares.

🏳️‍🌈: Os sete maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reid

Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez. Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história ― ou sua “verdadeira história”

🏳️‍🌈: Tipo uma história de amor (Like A Love Story) - Abdi Nazemian.


Em 1989, o jovem iraniano Reza se muda para Nova York com a mãe para morar com seu padrasto e o filho dele. Apesar de nunca ter contado para ninguém, Reza sabe há muito tempo que é gay. Porém, tudo o que vê na televisão sobre a pandemia da aids e a comunidade queer reforça seu medo de que própria orientação sexual esteja ligada a algo terrível. Logo, ele decide esconder a verdade para se proteger das possíveis críticas da sua cultura e de sua mãe.


🏳️‍🌈: A gente se vê na Parada: antologia de contos por Abdi Nazemian, Ariel F. Hitz, Arquelana, Mariana Chazanas, Pedro Rhuas e Ryane Leão


Em seis contos emocionantes, os autores Abdi Nazemian, Ariel F. Hitz, Arquelana, Mariana Chazanas, Pedro Rhuas e Ryane Leão apresentam histórias que celebram as inúmeras formas de amor e os múltiplos encontros da comunidade queer durante a maior Parada do Orgulho LGBTQIAP+ do mundo.

Um comentário

  1. Fiquei aqui refletindo e acho que o único livro com temática lgbtq que eu li foi a garota dinamarquesa, preciso urgentemente ler mais sobre o assunto

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall