9 de nov. de 2023

Resenha: O Deus que destrói sonhos - Rodrigo Bibo.

Ficar perguntando pela vontade de Deus em tudo na vida pode parecer espiritual, mas reflete um misticismo pagão e não cristão.


O Deus que destrói sonhos é um livro publicado pela editora Thomas Nelson Brasil de Rodrigo Bibo do podcast Bibotalk. Nesse livro, Rodrigo Bibo apresenta o caminho do discipulado, o meio para “sonhar” o que Deus já planejou. Aprenda a enxergar e seguir a vontade soberana de Deus expressa em Sua Palavra, tendo uma vida de serviço dedicada a Cristo.

Não recebemos o poder de Deus para benefício próprio. Recebemos para testemunhar, e cristão testemunha com a palavra e com a vida.

Independente de uma religião, temos uma tentação constante da inversão do chamado: a presunção de que Deus precisa abençoar o meu caminho e me seguir em meus planos e sonhos. Essa postura é enganosa e faz parecer que Deus só é fiel quando me abençoa. Mas e se Deus derrubar o meu sorvete, ele deixa de ser fiel? Claro que não. Às vezes, ele só quer chamar a minha atenção para o caminho certo. Eu já testemunhei gente adulta se comportando como criança por não ter a vida que pediu a Deus. Pediu errado! Neste livro, apresento o caminho do discipulado, o caminho para “sonhar” o que Deus já planejou.


Essa semana, eu finalizei a leitura O Deus que destrói sonhos de Rodrigo Bibo. Embora, o gênero teologia cristã não seja um gênero que eu leia muito e tenho algumas ressalvas sobre esses livros... A escrita de Rodrigo Bibo não é para consolar ou dar uma receita mágica para vivermos melhor com os nãos da vida. Mas sim, um TAPA NA CARA nos Cristãos, Católicos, evangélicos... Que pensam assim: Deus precisa abençoar o meu caminho e me seguir em meus planos e sonhos. E se recebe um NÃO nos comportamos como crianças mimadas e não nos damos conta que a frustração pode ser um sinal de cuidado de Deus. Estamos quase chegando no final do ano... Eu uso esse mês para rever as minhas metas que não foram alcançadas, os planos adiados e os sonhos… bem, os sonhos frustrados, abandonados, destruídos. O sentimento de frustração é praticamente inevitável!


Livro: O Deus que destrói sonhos
Autor: Rodrigo Bibo @bibotalk
Editora: Thomas Nelson Brasil
Páginas: 160
Avaliação: ☕☕☕☕☕



Sinopse: Uma tentação constante que cerca a vida cristã é a inversão do chamado: a presunção de que Deus precisa abençoar nosso caminho e seguir nossos planos e sonhos. Essa postura é enganosa e faz parecer que Deus só é fiel quando nos abençoa. Mas e se Deus derrubar o nosso sorvete, ele deixa de ser fiel? Claro que não! Ele continua sendo um Pai sábio e um Deus misericordioso mesmo em meio às nossas frustrações. Às vezes, ele só quer chamar nossa atenção para o caminho certo. Você já deve ter testemunhado gente adulta se comportando como criança por não ter a vida que pediu a Deus. É porque pediu errado!


Rodrigo Bibo de Aquino, 38, é casado com a Alexandra, pai da Milena e do Kalel. Atua como produtor e diretor do Bibotalk, um portal de podcasts cristãos, que inclui o BTCast, o maior podcast de teologia e bíblia do Brasil. É graduado em Teologia pela Faculdade Luterana de Teologia e Mestre em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná.

"Não fique esperando o propósito para caminhar, porque você descobre o propósito na caminhada. E descobrir o propósito na caminhada é entender que o propósito é o caminho!"

Como eu já escrevi no início, eu não costumo ler muito o gênero teologia cristã. Mas, a escrita de Rodrigo Bibo é cheio de referências bíblicas junto com referências Geek e a “Teoria da Xuxa” com uma linguagem peculiar para os jovens cristãos, católicos, evangélicos... É uma leitura necessária para os jovens que pretendem amadurecer a sua fé.


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall