17 de nov. de 2023

Resenha: O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine.

 Respeitável público, o Circo voltou!


A primeira vez que ouvi falar sobre o livro O Circo Mecânico Tresaulti as minhas expectativas eram altas. Pois, eu tenho interesse na história das artes circenses. Não tenho habilidade nenhuma... Me realizo nas minhas fotografias de Palco.

"Lembro-me bem da primeira vez que vi dois acrobatas ignorarem a multidão de pessoas e se olharem no exato momento que precede o salto, compartilhando algo que eu sabia ser vital - algo cuja verdadeira substância eu nunca consegui compreender, por não ser um acrobata com as mãos vazias esperando o momento do salto."

A leitura do livro O Circo Mecânico Tresaulti é bastante complicada... Cada capitulo é dividido em ATOS; no contexto teatral, é uma das divisões ou unidades que compõem uma peça de teatro ou uma ópera. O número de atos de uma produção pode variar de um para cinco ou mais, dependendo de como o autor estrutura a sua obra. A narrativa não acontece de forma linear e além da alteração entre personagem-narrador ao longo de cada capítulo (e inclusive dentro deles), Genevieve não os identifica de cara, então é preciso ficar atento às mudanças sem aviso prévio tanto de quem está narrando quanto para quem o narrador está olhando naquele momento. Duas engrenagens chamam mais a atenção durante a narrativa: a disputa entre Bird e Stenos, pelas asas que pertenceram ao antigo membro da trupe, Alec; e a fuga do homem do governo que cobiça as habilidades de Boss e os membros que têm os ossos, estando suas cruéis ações escondidas pelo discurso de um bem maior.

A trupe, comandada por Boss, é formada por ex-soldados, refugiados, assassinos, pessoas que querem deixar sua vida para trás. A medida que o circo segue novas pessoas se unem a eles enquanto outras os deixam, mas há um porém, a trupe é dividida em dois grupos distintos: os que possuem os ossos e os que não possuem. Boss é como a mãe de toda a equipe, ela tem a curiosa habilidade de integrar partes mecânicas às pessoas que precisam: uma perna, um braço, a coluna, o pulmão, olhos... Assim, aqueles que aceitam suas condições e termos ganham os ossos de metal, um novo nome e uma nova vida. Essa transformação não muda apenas sua aparência, os que possuem os ossos possuem uma resistência física sem igual e tem habilidades peculiares de acordo como são construídos por Boss.

"Quando um jovem garoto em especial vai ao circo e se esquece de aplaudir os acrobatas ou o homem forte por estar se perguntando se eles poderiam lhe ser úteis, ele é um homem do governo."

Genevieve Valentine, já participou de várias coletâneas de novos autores e antologias ao lado de autores consagrados como Max Brooks, Kelly Link, Mira Grant e Joe McKinney. O Circo Mecânico Tresaulti, seu primeiro romance, ganhou o Crawford Award 2012 e foi indicado para o Prêmio Nebula. O conto “Light on the Water” foi indicado ao World Fantasia Award 2009 e outro conto, “Things to Know about Being Dead”, foi indicado ao Shirley Jackson Awards 2012. Contribui com sites de cultura pop e é amante insaciável de filmes B. Seu segundo romance, Glad Rags, está programado para 2014.




Livro: O Circo Mecânico Tresaulti (Mechanique: A Tale of the Circus Tresaulti)
Autor/Autora: Genevieve Valentine
Gêneros: Fantasia / Ficção / Ficção científica / Literatura Estrangeira
Editora: DarkSide
Ano: 2016
Páginas: 320
Avaliação: ☕☕..



Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.

"Ele assiste sem ver, faz planos. O circo acontece em torno dele, sem ele. Se você perguntasse como eram os rostos deles, ele não saberia".

O Circo Mecânico Tresaulti, faz parte da linha DarkLove, da DarkSide® Books. Os livros da linha DarkLove discutem questões íntimas e sociais, como amizades, memórias, feminismo e ciclos da vida. É para guardar no coração. São livros que combinam sensibilidade com aquela atitude que você só encontra nas páginas de um título da DarkSide® Books. Mulheres de vozes poderosas exploram culturas, planetas, reinos e épocas diferentes da nossa — a coleção DarkLove é uma seleção pensada para corações valentes. Os livros da linha DarkLove discutem questões íntimas e sociais, como amizades, memórias, feminismo e ciclos da vida. É para guardar no coração.

"Mas é assim que as lembranças são, sempre verdadeiras, nunca a verdade."

A leitura do livro O Circo Mecânico Tresaulti é bastante complicada... Não consegui me apegar a história de acordo com as minhas  expectativas que era bem altas por ter o tema circence.


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall