17 de set. de 2023

Resenha: Os dois morrem no final - Adam Silvera.

 Ouvindo ♬: O ultimo dia - Paulinho Moska.


“Não importa como escolhemos viver, 
nós dois morremos no final.”



Os dois morrem no final é um livro de ficção escrito por Adam Silvera que é narrado em primeira pessoa. Os capítulos são alternados entre os protagonistas: Rufus Mateo. Embora, tenham capítulos de pessoas não terminantes com personagens que tem alguma ligação com os protagonistas da história outros capítulos foram bem "aleatórios" que não agregaram história. 



“Passei anos vivendo com segurança para garantir uma vida mais longa e veja onde isso me levou. Estou na linha de chegada, mas nunca participei da corrida.”


Os personagens principais da história são: Rufus tem 17 anos e seu último desejo é se despedir da maneira certa; Mateo tem 18 anos, e seu último desejo é fazer alguma diferença para os outros.  No desenrolar da história, percebemos que mesmo que os personagens Mateo Torrez e Rufus Emeterio sejam pessoas completamente diferentes que dificilmente se esbarrariam por aí se não fosse o app “O último amigo" eles começam a se completar de uma maneira que um tinha o que faltava no outro. Rufus tinha um grupo de amigos os Plutões durante a leitura eu fiquei querendo saber mais a fundo um pouco mais desse grupo de amigos porque era importante para a personalidade de Rufus. 



“Eu não posso te dizer como você vai sobreviver sem mim. Eu não posso te dizer como chorar por mim. Não posso convencê-lo a não se sentir culpado se esquecer o aniversário da minha morte, ou se perceber que dias, semanas ou meses se passaram sem pensar em mim. Eu só quero que você viva.”


Eu recebi esse livro de presente de Natal da mamãe... Esse livro chamou muito a minha atenção quando saiu, mesmo depois que eu descobri que a Intrínseca lançou a continuação dessa história que já estou louca para ler. 


⚠️ Alerta de conteúdo: Fala sobre a morte. Mas também conversa com a gente sobre a VIDA, em suas diversas oportunidades e perspectivas. Esse tema pode ser sensível para os leitores e despertar gatilhos emocionais. 



Os dois morrem no final
Título Original: They Both Die at the End
Autor: Adam Silvera
Páginas: 416
Tradução: Vitor Martins
Editora: Intrínseca
Avaliação: ☕☕☕



Sinopse: No dia 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, Mateo Torrez e Rufus Emeterio recebem uma ligação da Central da Morte. A notícia é devastadora: eles vão morrer naquele mesmo dia. Os dois não se conhecem, mas, por motivos diferentes, estão à procura de um amigo com quem compartilhar os últimos momentos, uma conexão verdadeira que ajude a diminuir um pouco a angústia e a solidão que sentem. Por sorte, existe um aplicativo para isso, e é graças a ele que Rufus e Mateo vão se encontrar para uma última grande aventura: viver uma vida inteira em um único dia.



“As pessoas têm suas marcas de tempo de quanto tempo você deve conhecer alguém antes de ganhar o direito de dizer isso. (…) As pessoas perdem tempo e esperam o momento certo e não temos esse luxo. Se tivéssemos nossas vidas inteiras pela frente, aposto que você se cansaria de eu dizer o quanto eu te amo, porque tenho certeza de que esse é o caminho que estamos seguindo. Mas porque estamos prestes a morrer, quero dizer quantas vezes eu quiser, eu te amo, eu te amo, eu te amo, eu te amo.”

 

Adam é escritor e trabalhou por anos no mercado editorial. Best-seller do New York Times com o fenômeno. Os dois morrem no final, também é autor de E se fosse a gente? E se a gente tentasse?, escritos em parceria com Becky Albertalli, além de Infinity Son e Infinity Reaper, todos sucesso de público e crítica. Adam nasceu e foi criado no Bronx, em Nova York, e atualmente mora em Los Angeles, onde escreve em tempo integral.



A Valéria Polizzi relata no livro Depois Daquela Viagem que quando foi diagnosticada com Aids na adolescência foi como “Fazer um bolo sem receita e com um cronômetro apitando na sua cabeça...”. A narrativa desse livro é assim, faz o leitor experimentar junto com os personagens Rufus e Mateo viver intensamente 24 horas.


“A vida tem que ser mais do que 
apenas imaginar um futuro para você.
 Não posso apenas desejar o futuro;
 Tenho que correr riscos para criá-lo.”


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall