26 de set. de 2023

Resenha: Claros Sinais de Loucura - Karen Harrington.

 

“É isso o que eu sou. Uma cripta de segredos.
Eles se agitam dentro do meu peito como pássaros engaiolados
que querem fugir, mas têm medo de voar.”




Claros Sinais de Loucura é um romance Young Adult escrito por Karen Harrington. que foi lançado no Brasil pela editora Intrínseca.   


⚠️ Alerta de conteúdo: Negligência parental, abuso de bebidas alcoólicas aborda o tema loucura de uma maneira pejorativa e esses conteúdos que podem ser sensíveis para os leitores e despertar gatilhos emocionais.
O livro é narrado sob a perspectiva da personagem Sarah Nelson passagem de infância para adolescência. Os personagens de Claros Sinais de Loucura são bem desenvolvidos e causam um conflito entre sentimentos negativos e positivos – principalmente o pai de Sarah. A protagonista, por sua vez, é cativante e, com a forma dolorosamente sincera e ingênua com que divide seus pensamentos.


“Sempre que comprar uma blusa nova ou algum creme para ficar bonita, vá e compre um livro na mesma hora. Também é importante embelezar a mente, não acha?”

Eu li Claros Sinais de Loucura em e-book no kindle. Já escrevi sobre: A minha experiência com um leitor de e- Books. O e-book traz uma diagramação simples, mas um texto sem erros. A tradução da obra é mais que excelente, já que é um livro com tantas simbologias e jogos de palavra, mas que não perdeu nada em qualidade após ser traduzido. 



Livro: Claros Sinais de Loucura
Título Original: Sure Signs of Crazy
Autora: Karen Harrington
Páginas: 256
Tradução: Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca
Ano: 2013




Claros Sinais de Loucura é um romance que acompanha a passagem de infância para adolescência de Sarah Nelson. Sarah é uma pré-adolescente que é negligenciada pelos pais: A sua mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica; O pai, professor, tornou-se alcoólatra. Por estar entrando na adolescência Sarah Nelson sente falta de uma figura materna por estar entrando na adolescência assuntos como: Primeira mestruação, beijo de língua e até um trabalho sobre a arvore genealógica da sua família que irão descobrir que a sua mãe está internada em uma clínica psiquiátrica e que pode ter herdado a genética da loucura de sua mãe.

“Como sempre, tenho que descobrir as coisas por conta própria e responder às perguntas que o meu cérebro inventa. Se você quer saber, estou à procura de qualquer sinal de estar enlouquecendo. Quando mais informação eu tiver, melhor poderei me defender do mundo, do cérebro dentro de mim que pode ou não ser igual ao dela.”

Sinopse: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra. Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas.
“Pessoalmente, eu ia preferir que um garoto percebesse qual livro eu estava lendo e me dissesse que também tinha gostado. Isso parece um sinal melhor de carinho do que um beijinho qualquer.”

A escrita de Karen Harrington é leve e bem estruturada, e ela consegue conferir ternura e genialidade a uma trama simples, mas que de simplista não tem nada. apesar de abordar assuntos sérios, "Claros sinais de loucura" é uma leitura leve e cativante.


A narração em primeira pessoa dá a oportunidade ao leitor em vivenciar o processo de passagem da fase de criança para adolescência de Sarah Nelson e o quanto ela é uma adolescente peculiar. A minha percepção durante a leitura de Claros Sinais de Loucura é que embora a escrita da e Karen Harrington seja leve e bem estruturada e ela consegue conferir ternura e genialidade a uma trama simples... Teve assuntos sérios como o alcoolismo do Pai da personagem Sarah Nelson e a própria loucura da personagem da Mãe foi tratada de uma maneira pejorativa durante toda a narrativa oque me decepcionou durante a leitura.

"Também sou um livro não lido. 
Estou esperando para saber o que acontecerá comigo."



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também



Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall