A Amiga Genial é o primeiro livro da série napolitana, da escritora italiana Elena Ferrante. O enredo de “A Amiga Genial” começa em Turim nos dias de hoje.
Sinopse: A Série Napolitana, formada por quatro romances, conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. O primeiro, A amiga genial, é narrado pela personagem Elena Greco e cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal-comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela. As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor.
A trama é narrada em primeira pessoa por Elena Greco, uma escritora famosa. Já idosa e morando longe de sua cidade natal, Nápoles, há algum tempo, ela recebe a ligação telefônica de Rino, o filho irresponsável de Rafaella Cerullo. No início, Elena pensa que o rapaz irá pedir dinheiro. Porém, ele a surpreende ao perguntar se a mãe está visitando a melhor amiga no Norte da Itália. Incrédula com tal questionamento, Elena nega ter se encontrado com Lila. Lila é o apelido que somente Elena usa para se referir à amiga. As demais pessoas chamam Rafaella carinhosamente de Lina. Há muitos anos elas não se falam nem se veem.
A Amiga Genial é um romance de formação.Tenho a impressão de estar assistindo a uma novela do cotidiano... Somos transportados para aquela vida, e o personagem citado no início, que mal parece ter relevância, acaba sendo inserido em alguma história no decorrer da narrativa. As brigas de Melina e a mulher de Sarratore, ou a máfia de Dom Achille, tudo parece se encaixar em algum momento.
Eu sou completamente apaixonada pela escrita da Elena Ferrante e estou em uma fase #ferranters que quer ler todos os livros da autora.
Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também
Eu já esse, mas não continuei a série. Acho que não me pegou apesar de ter gostado da leitura. Eu prefiro os livros singles heheheheh também adoro a escrita da ferrante, ela é otima!
ResponderExcluir