Primeira cerveja, primeiro trote, primeiro amigo,
Primeiro amor e Ultimas palavras.
O livro Quem é você Alasca? é narrado sob a perspectiva de Miles. Um adolescente que acaba de sair de casa para estudar em um internato no Alabama e para encontrar o seu "Grande Talvez". Miles por é típico garoto solitário, magrelo e, obviamente, que não tem amigos e tem uma peculiaridade: é viciado em últimas palavras.
⚠ Aviso de gatilhos: abuso de álcool e drogas ilícitas por adolescentes, tentativa de suicídio, depressão e aborda temas como ansiedade e luto.
Miles/Gordo: não possui uma personalidade muito forte e isso foi seu ponto fraco. Nesse literal "novo mundo", às vezes Gordo se deixava levar pelo momento, sem pensar direito nas consequências. Isso não quer dizer que Miles era mau, apenas não sabia como agir em frente aos novos desafios;
“Mas por que Alasca? Ela sorriu com o lado direito da boca. Bom, mais tarde descobri o que significava. Tem origem na palavra aleúte Alyeska que quer dizer “aquele contra o qual o mar quebra”, e eu amo isso. (..)” Miles Halter
Alasca: Uma personagem descrita como selvagem, enigmática e dona dos melhores trotes... Desde o começo, o autor diz nas entrelinhas que essa personagem permanecerá um mistério a mensagem que o autor quis transmitir a mensagem de que nunca conheceremos uma pessoa por completo. Porém Alasca no fundo só quer encontrar uma saída para seu próprio labirinto, antes que esteja perdida dentro dele e Chip/Coronel que foi o complemento perfeito. Ele é o tipo de pessoa desencanada, mas ao mesmo tempo luta por seus ideias sem pensar duas vezes. Obcecado por lealdade e honra, não vai com a cara dos Guerreiros de Dia de Semana - pessoas ricas - e ensina Gordo desde cedo que para sobreviver em paz no campus a regra geral era nunca dedurar ninguém.
“Tantos de nós teríamos de conviver com coisas feitas e deixadas por fazer naquele dia. Coisas que terminaram mal, coisas que pareceram normais na hora, porque não tínhamos como prever o futuro. Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resultariam das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil.”Miles Halter
Miles mora com os pais e está prestes a deixar sua típica cidade e escola para se aventurar em busca do que ele chama de seu “Grande Talvez”, que nada mais é do que a razão de tudo, o sentido que falta em sua vida. Para isso ele decide ir para uma nova escola, Culver Creek, lá rapidamente faz amizade com seu colega de quarto Chip – conhecido como Capitão, e Alasca Young, a garota mais legal e descolada da escola. Miles fica imediatamente hipnotizado pela perspicaz e intrigante Alasca, ela é tudo que ele não é: engraçada, atrevida, sensual e destemida. Alasca é misteriosa e imprevisível. Perfeita para Miles, não fosse ela comprometida! Descobrir a verdadeira Alasca se tornou um desafio instigante para Miles, afinal, Quem é Você, Alasca? é o título perfeito. Seguido de: o primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras. Após terminar o livro tudo isso faz sentido.
E, afinal, o que é uma morte “instantânea”? Quanto tempo dura um instante? Um segundo? Dez? A dor desses segundos deve ter sido horrível (…) somente o mais puro pânico. (…) Duvido que a duração de um instante de dor lancinante pareça realmente instantânea. Miles Halter
Em meio a cigarros, bebidas, sexo, trotes de escola, novas descobertas e novos amigos, Miles se vê finalmente levando a vida empolgante que jamais havia conhecido, e Alasca parece aproximá-lo cada vez mais de seu “Grande Talvez”, até que um acontecimento muda completamente as vidas de todos em Culver Creek, e eles tem que aprender a lidar com as consequências de atos que nem ao menos haviam se dado conta serem relevantes.
Titulo: Quem é você Alasca?
Autor:John Green
Ano: 2005
Páginas: 335
Idioma: português
Editora: Intrínseca
Avaliação:☕☕☕☕.
Ano: 2005
Páginas: 335
Idioma: português
Editora: Intrínseca
Avaliação:☕☕☕☕.
Sinopse: Miles Halter vivia uma vidinha sem graça e sem muitas emoções (ou amizades) na Flórida. Ele tinha um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história. Uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em “busca de um Grande Talvez”.
O livro Quem é você Alasca? foi o quinto livro físico que li do John Green. O primeiro (A Culpa é das Estrelas) foi maravilhoso e devorado rapidamente, o segundo (O Teorema Katherine), foi uma Leitura sofrível! No decorrer do livro veio à pergunta “tem certeza que é o mesmo autor?”. O livro Quem é você Alasca? do autor John Green foi publicado em 2005 nos Estados Unidos. O livro que deu início ao sucesso que seria o autor completou seus 10 anos e em comemoração à editora Intrínseca publicou uma linda edição comemorativa.
A Edição especial contém, além da história original: Um texto de apresentação pessoal e revelador assinado por John; Cenas cortadas do manuscrito original; Detalhes do processo de edição do romance; Respostas de John às perguntas dos fãs. A edição da editora Intrínseca está maravilhosa, a capa é linda e com aquele aspecto brilhoso e com relevo que eu adoro! A diagramação também está super organizada e bem espaçada. As páginas são amarelas bem pensadas para proteger nossos olhos após longas horas de leitura. O ritmo da leitura do livro Quem é você, Alasca? é ótimo. Tudo acontece a todo momento ao redor dos personagens, a linguagem e as estruturas são muito boas e é repleto de passagens de bom humor, o que suaviza e equilibra os aspectos mais pesados do livro.
“Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.” Alasca Young.
Escrever sobre o livro Quem é você Alasca? Sempre será uma tarefa complicada pois foi uma das leituras que mais me surpreendeu do escritor. Miles, ou Gordo segundo uma brincadeira de Alasca, sempre foi aquela pessoa sem amigos. Gostava de ler biografias de autores no lugar de suas obras. Porém, em sua festa de aniversário, onde basicamente comemorou apenas com seus pais, Gordo decide que é hora de mudar e ir estudar em Culver Creek. A partir de então o "Grande Talvez" da curiosidade em relação ao livro começa. Gordo conhece Chip e claro Alasca, a pessoa para quem os holofotes estão voltados. Todas as aventuras, incluindo enrascadas e novas experiências vividas por Gordo e seu grupo, são narrados de maneira totalmente íntima e pessoal pela mente de quem sabe o que é solidão e agora está tentando curtir ao máximo o outro lado da vida.
Neste livro, há uma forte carga emocional inserida nos menores detalhes e banalidades. Por isso leiam tudo com atenção pois os diálogos são as grandes chaves para a mensagem que o autor quis passar. A primeira vista Quem é você, Alasca? pode ser considerado apenas mais um livro sobre colégios, trotes e descobertas adolescentes, mas o que o difere dos outros é justamente a sensibilidade e riqueza de detalhes com os quais Green abordou o tema. Esse livro me revelou um autor maduro que também sabe abordar temas mais sérios com a devida leveza e profundidade. Me emocionei em várias passagens e fiquei com o coração apertado por muitas páginas. É um livro feito para provocar a reflexão sobre várias coisas. Vale a pena ler!
Foi meu primeiro contato com a escrita do João Verde. Apesar de não ter amado de paixão nem se ter sido favorito da vida, li outros livros do autor .
ResponderExcluirQuero muito ver a adaptação
Eu admito com vergonha, que este é um dos poucos livros do autor que realmente gostei. Tem o Teorema e A Culpa.
ResponderExcluirMas acho que depois, já não funcionou muito pra mim não.
Eu preciso tomar uma boa dose de tempo e ver a série, que é bastante elogiada e está aqui pra ser vista a tempos!!!
Eu acho que a história traz debates tão necessários!!!
E esse mistério em torno de Alasca é o ponto chave!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá! Eu li esse livro assim que ele foi lançado da primeira vez aqui em terras tupiniquins, então confesso que não me lembro muito, já que minha memória não é mais a mesma, mas certamente é uma leitura que causa um impacto, já que o autor aborda temas mais pesados e que nos fazem refletir bastante, essa nova edição parece ser muito bacana por conta de todo esse conteúdo extra, fiquei curiosa principalmente pela parte das respostas aos questionamentos dos fãs.
ResponderExcluir