2° ANO DO EXPRESSO LITERÁRIO.

by - novembro 11, 2022

 

"Escrevendo sobre livros enquanto bebo um café expresso...".


Hoje, faz 2 anos (12 de novembro de 2020) que eu criei o Blog Expresso Literário por causa da dificuldade de escrever um conteúdo literário no Instagram...

Quem segue o blog a mais tempo, percebe que as minhas resenhas sempre foram muito extensas para colocar lá no Bookstagram. Pensando na minha dificuldade de “escrever resenhas literárias com caracteres contados pela legenda da rede social” eu montei uma estrutura para Escrever resenhas literárias para o Instagram de uma maneira mais resumida respeitando os caracteres da plataforma. Eu aprendi a criar “cenários fotográficos” para as minhas fotografias dos livros que não é tão crua quanto era antigamente.

O objetivo de criar o Expresso Literário continua sendo escrever sobre “as minhas opiniões não solicitadas” sobre as leituras que eu faço e fotografar esses livros nas horas vagas. As resenhas literárias que são escritas aqui é uma opinião pessoal mesmo não sendo uma resenha crítica continua sendo um texto de caráter opinativo em que o autor descreve e analisa a literatura e acabam influenciando os leitores recomendando a obra pelas suas boas qualidades ou a rejeitando pelos seus excessos e defeitos.



📚 INICIO:

Eu tinha 15 anos quando surgiu os primeiros blogs no início do ano 2000. O conteúdo não tinha uma linha editorial tão definida por ser escrito por uma adolescente escrevendo mazelas de adolescente... Ano passado, quando começou a pandemia e o isolamento social eu lembrei do conteúdo literário que eu tinha no meu blog pessoal e comecei a organizar esses conteúdos no Expresso Literário.




📚ESCREVENDO SOBRE LIVROS...

As resenhas literárias que são escritas aqui é uma opinião pessoal mesmo não sendo uma resenha crítica continua sendo um texto de caráter opinativo em que o autor descreve e analisa a literatura e acabam influenciando os leitores recomendando a obra pelas suas boas qualidades ou a rejeitando pelos seus excessos e defeitos.


 

“As pessoas contam mentiras chatas sobre política, Deus e amor. Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta desta pergunta: Qual é o seu livro preferido?”

- A Vida do Livreiro A.J. Fikry - Gabrielle Zevin

 

📚 CONTEÚDO LITERÁRIO NO BLOG:

Escrever conteúdo literário na internetês é algo muito desafiador... Enquanto leitora, eu não absorvia a narrativa da história como se fosse contar para alguém. Quando eu comecei a escrever sobre “as minhas opiniões não solicitadas” das leituras que eu faço na internet. Eu acabei percebendo que, seria necessário manter um esquema para escrever e conseguir transmitir para quem lê o meu conteúdo o quanto eu gostei ou não da atual leitura. 


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também
FanPage | InstagramTwiiter

You May Also Like

3 comments

  1. Cheguei esse ano, tanto no blog quanto no Instagram mas já tenho um carinho muito grande por esse espaço.
    Curto muito o que você publica aqui.
    Parabéns pelos 2 anos

    ResponderExcluir
  2. Os blogs resistem!Eu juro que tentei até me adaptar a toda essa tecnologia de Instagram, dancinhas e afins. Mas eu me encontrei nos blogs, há uns 15 anos. Foi neles, que eu descobri que poderia existir, ser lida, ouvida e fazer parte de algo.
    Eu me curo da depressão todos os dias, quando entro um blog e posso opinar e também agradecer pela dedicação, de pessoas como você, que se dedicam a escrever, a dizer o que sentiram em relação a um livro, um filme, ou simplesmente, dizer "eu estou aqui".
    E você está aqui há dois anos!
    Gratidão!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parabéns pelos dois anos de blog, acredito que não é uma tarefa fácil mantê-lo, principalmente pelo fato de as pessoas terem certa “preguiça” de ler algo com mais de cinco linhas (irônico, não?!), dividir suas opiniões com milhares de “estranhos” também requer uma certa dose de coragem não é mesmo!

    ResponderExcluir