24 de agosto de 2022

Resenha: O Exorcismo da Minha Melhor Amiga - Grady Hendrix

O diabo é páreo para a força de uma amizade?


O livro O Exorcismo da Minha Melhor Amiga tem uma narração em 3°pessoa. Essa narrativa, transforma o relato literário de ficção em um enredo que provoca sentimentos de medo e tensão no decorrer da leitura. A história é conduzida a partir da perspectiva de Abby que vemos os acontecimentos, a personagem Abby tem uma forma de encarar as coisas tão genuína, intensa e autêntica que é difícil não se apaixonar pela personagem rapidamente.

 
⚠️ Aviso de gatilhos: abuso de álcool e drogas ilícitas por adolescentes, machismo, bulling e aborda temas como satanismo e ocultismo

A história é conduzida a partir da perspectiva de Abby que vemos os acontecimentos, a personagem Abby tem uma forma de encarar as coisas tão genuína, intensa e autêntica que é difícil não se apaixonar pela personagem rapidamente. Abby e Gretchen não se conheceram na melhor das situações. Mas, contrariando as probabilidades, as duas logo se tornam melhores amigas.


Nome do livro: O Exorcismo da Minha Melhor Amiga
Autor: Grady Hendrix
Editora: Intrínseca
Publicação original: 2016
Genero: Terror, Triller Psicológico
Avaliação:  ☕☕☕☕☕




Esse livro, O Exorcismo da Minha Melhor Amiga caiu literalmente no meu colo no meu 2° dia da Bienal do livro/SP esse ano. Esse livro, não se contenta em apenas evocar a atmosfera dos anos 1980, mas se preocupa em recriar o contexto social da época. Mesmo não se aprofundando em nenhum assunto Hendrix registra temas como machismo e retrata o falso moralismo. A religião é abordada quando a família de Gretchen é descrita como conservadora e religiosa e obriga Gretchen dar uma bíblia para Abby. No início dos anos 80, teve a acessão da igreja evangélica que acreditam que o satanismo e ocultismo, então considerados os únicos causadores de inúmeros problemas do mundo. Lembram o Stranger Things?


Certa noite, Abby e Gretchen estão fazendo um experimento na casa de outra amiga, no entanto, a experiência não acontece da forma como elas esperavam. Para esquecer o ocorrido, as amigas decidem nadar peladas. Elas só não imaginavam que essa decisão resultaria no desaparecimento de Gretchen em plena madrugada, muito menos que quando Abby conseguisse encontra-la algo estaria muito errado. O que acontece é que após os eventos daquela noite Gretchen começa a ter alucinações e seu comportamento muda completamente. Até que sem qualquer aviso a garota começa a agir como se nada tivesse acontecido. Gretchen se torna mais confiante, bonita, o que eleva sua popularidade. A única pessoa que ela parece querer destratar é Abby, o que deixa a menina confusa e ainda mais preocupada. Abby sabe que aquela não é Gretchen e precisa salvar a amiga, mas como fazer isso se ela é a única que acredita que algo está errado?

O visual do livro O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é maravilhoso. A edição de capa dura, corte da cor roxa e detalhes que fazem a edição parecer desgastada e antiga. As ilustrações do início do capitulo com fitas K7 e o título das músicas que remetem ao estilo dos anos 80.


A maneira que foi abordado o abuso de álcool e drogas ilícitas por adolescentes foi algo que me incomodou bastante durante a narrativa. Tanto pelos pais quanto pelos profissionais da escola... A droga ilícita que foi usada por Abby e Gretchen por exemplo; Por ser um alucinógeno, o LSD causa delírios, alucinações, confusão mental e sinestesia — condição neurológica na qual os sentidos se misturam ou se confundem, como sentir cheiro pelo tato ou ver sons, por exemplo. Distorções das cores, movimentos e imagens também são sintomas recorrentes. Durante a narrativa, conhecemos um pouco mais da vida de Abby. Sua família encontra-se em uma situação financeira vulnerável enquanto todas as suas amigas vêm de famílias ricas. E o fato de ser bolsista acaba tornando Abby descartável para a escola, que parece estar muito mais preocupada com as doações do que com o bem-estar dos alunos...

Sinopse: Outono de 1988. As melhores amigas Abby e Gretchen cursam o ensino médio em uma prestigiosa escola católica, mas são meninas populares que idolatram Madonna e odeiam os pais. Quando as duas experimentam alucinógenos, Gretchen decide nadar nua no riacho, mas acaba desaparecendo a noite inteira e volta… estranha. Está carrancuda, irritadiça, cheia de espinhas e cicatrizes e usa sempre as mesmas roupas largas e feias. Não demora muito para eventos bizarros e sangrentos começarem a acontecer por onde ela passa.


Grady Hendrix é um premiado escritor e roteirista, autor de obras de terror como Horrorstör, We Sold Our Souls e dos best-sellers do New York Times The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires e The Final Girl Support Group . O exorcismo da minha melhor amiga é sua primeira obra publicada no Brasil e será adaptado para as telas com distribuição da Amazon Studios. Por Paperbacks from Hell , em que narra a explosão das brochuras de terror nos anos 1970 e 1980, foi agraciado com o Bram Stoker de não ficção, o principal prêmio para obras de terror em inglesa. Hendrix mora em Nova York e também escreve para revistas de destaque, como Varietye Playboy.

A minha percepção durante a leitura de O Exorcismo da Minha Melhor Amiga foi que eu gostei muito do desenrolar da história. A amizade na adolescência e suas nuances foi muito bem abordado durante a narrativa... É muito importante para o desenvolvimento psicossocial tanto da Abby quanto da Gretchen. Mesmo sendo uma amizade improvável “Eu não gostava dela mas, ela se transformou na minha melhor amiga.” Quem nunca? O quanto essa amizade se fortalece durante o trauma de Gretchen. O sonho de adolescente é carregar os amigos durante a vida... E vi de uma maneira bastante emocionada o quanto essa amizade foi transformada durante a vida adulta que ambas cresceram não esqueceram uma da outra e o quanto a amizade delas ainda era algo importante.

Um comentário

  1. Assim que foi lançado, não dei muita bola, afinal achei que era um livro de terror.
    Ai saiu a primeira resenha e fiquei encantada.

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall