Primeiras impressões #12 - Psicopata Americano - Bret Easton Ellis

O livro Psicopata Americano - Bret Easton Ellis conta a história de Patrick Batemann, um jovem de 26 anos que de dia fatura uma fortuna trabalhando em Wall Street e à noite se acaba em festas regadas a cocaína e uísque. Quando se sente muito entediado, sai pelas ruas de Nova York assassinando brutalmente mendigos, torturando prostitutas e todos aqueles que de alguma forma o entediam. Sem piedade, sem remorso, sem consciência, em seguida saindo para tomar um drinque ou fazer compras em lojas de grifes.


Era para estar sendo uma re-leitura do livro Psicopata Americano - Bret Easton Ellis se eu não tivesse abandonado a leitura a primeira vez que eu tive a oportunidade de ler esse livro. Mas, eu estou tendo o mesmo grau de dificuldade da primeira vez que eu li... A narrativa, em primeira pessoa de Patrick Bateman demonstra que é um personagem “visivelmente” perturbado; As descrições em detalhes deixa a narrativa bem cansativa...; O personagem Patrick Bateman cita marcas para mostrar o poder aquisitivo do personagem e o excesso de descrição é para mostrar o a futilidade dos seus dias mas concordo que, é bastante exagerado na narrativa. Nem eu, nem a maioria da população brasileira conhecemos metade das marcas que são citadas no livro ...

“Eu rio loucamente, então respiro fundo e toco meu peito – esperando um coração bater rápido, impaciente, mas não há nada lá, nem mesmo uma batida.”
― Bret Easton Ellis, Psicopata Americano

O universo do Pat Bateman é bastante rico psicologicamente... Pat e seus "amigos" conversam apenas sobre quais foram as últimas coisas que compraram, quanto gastaram e quanto irão gastar. O excesso de descrição é para mostrar o a futilidade dos seus dias Embora, tenham um discurso do politicamente correto a sua mente está pensando em fazer atrocidades com as mulheres, gays, mendigos e animais... 

A objetivação das mulheres lembra o Princípio Smuffette é a prática e clichê de mídia, muito usada no cinema, literatura e televisão, de incluir apenas uma mulher em um conjunto inteiramente masculino. Esse princípio é estabelecido de diversas formas a principal é estabelecer uma narrativa dominada de forma completa ou parcial pelos homens, onde essa mulher será a única exceção que existe em referência a todos os outros homens. No livro, essas personagens femininas não foram trabalhadas com um propósito de ser somente a secretaria, namorada, prostituta... Para servirem de objetivação para os personagens masculinos.

De acordo com a narrativa o Pat Bateman em primeira pessoa fica claro que a sua mente perturbada exagera nos acontecimentos que ele descreve com tantos detalhes... Eu fiquei em dúvida se os acontecimentos são realmente verdadeiros.


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

4 comments

  1. Não tive a oportunidade de ler. Só assisti a adaptação. Que é bem forte também. Imagino não conseguiria ler o livro, por ser ainda mais forte, explícito e pelas questões levantadas (mulheres, animais).

    ResponderExcluir
  2. Uma edição que ainda enrolo para comprar. Não me pergunte os motivos. Mas sei lá, o filme me ganhou tanto, tanto e tudo que li até o momento sobre o livro, fala sobre essa narrativa quase que arrastada nas páginas e isso me assusta um pouco.
    A edição é lindíssima, padrão Dark de ser, mas vou esperar sua conclusão e aí decido se compro ou não rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Oiiiie,
    Eu não sou muito de ler livros nesse estilo, mas parece ser uma boa leitura e interessante até porque o cara parece demonstrar coisas que faz o leitor duvidar dele.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eita que pelo jeito essa não é uma leitura para mim, acho que ficaria muito incomodada em ter que acompanhar esses feitos do personagem, sem falar que toda essa descrição, provavelmente me farão querer desistir e como eu não consigo deixar um livro pela metade, é melhor nem começar (risos).

    ResponderExcluir