19 de jul. de 2021

Primeiras impressões #02: A revolução dos bichos - George Orwell.

Eu não sabia que eu tinha uma edição do livro A Revolução dos Bichos até ganhar outra edição exclusiva da TAG em capa dura do livro A Revolução dos Bichos do autor George Orwell que acompanha marcador de páginas exclusivo em parceria com a Editora Autêntica.


Ao começar a ler as primeiras páginas do livro 
A Revolução dos Bichos do autor George Orwell eu não entendo o porquê de procrastinar tanto nessa leitura... O autor escreve no Prefácio que ao escrever esse romance diatópico  deu preferência a uma linguagem de fácil acesso para alcançar qualquer tipo de leitor que  realmente queira ler o seu livro. A narrativa é escrita em 3ª pessoa o narrador-onisciente,  que conhece tudo o que acontece com os personagens.

A Revolução dos Bichos narra a história de alguns animais que moram em uma fazenda, fazenda Granja do Solar, e estão cansados de serem explorados pelos humanos. Após um porco (eles eram os animais mais inteligentes da fazenda) fazer um discurso a todos os bichos, mostrando que eles devem ser iguais, e que ninguém, nem mesmo outro animal, pode deter o poder de dominação, abre suas mentes para alcançarem isso. Foi assim que em uma primeira oportunidade a Revolução foi feita naquela fazenda

Conseguimos distinguir os discursos falaciosos de alguns animais e que hoje são usados por políticos, promessas sem fundamentos, desejos de poder. No decorrer da narrativa vamos enxergando as coisas que acontecem e que já aconteceram no nosso país, como as manipulações na nossa história, impostos cada vez mais elevados, políticos cada vez com mais mordomias e regalias, civismo e patriotismo retirado do nosso cotidiano (isso nos é passado como algo frívolo, ou mesmo nem se fala nisso), e muitas outras semelhanças que com a leitura do livro é impossível não se ver dentro daquilo que é contado. E ainda chegamos a uma conclusão inegável:

O socialismo é utópico, pois o homem é ruim, ele pode ter saído das camadas populares, saber as dificuldades dos pobres, mas isso não vai mudar o fato de que ele vai querer o poder e a submissão do povo.

Nas primeiras 100 páginas... Todos os bichos da fazenda tem características humanas que faz/fez a humanidade "patinar" enquanto sociedade. As noticias falsas que as fazendas vizinhas faziam questão de espalhar lembra dos FAKE NEWS de hoje em dia...



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

2 comentários

© Expresso Literário
Maira Gall