11 de jul. de 2021

Entrevista com o autor(a): Catherine Ryan Hyde - “Para Sempre Vou Te Amar”



Catherine Ryan Hyde é uma autora como poucas. Suas histórias, que já emocionaram milhares de leitores pelo mundo, são capazes de nos acompanhar até nos momentos de maior solidão. Os darksiders que embarcaram no trailer com August, Seth e Henry para desbravar um canto do mundo — e também seus próprios corações — em Leve-me com Você ficaram ansiosos por mais aventuras inesquecíveis. E é com alegria que a Caveira, sempre atenta aos pedidos dos leitores, anuncia o lançamento Para Sempre Vou Te Amar, uma história cativante que celebra a eternidade dos nossos laços de afeto mais profundos.

“Tenho uma editora que está disposta a me acompanhar. Quando não estou escrevendo, eu monto meu cavalo, viajo e tiro fotos de galáxias distantes e nebulosas (alerta de spoiler: isso não é fácil). Também estou aprendendo a tocar violoncelo, mas não bem. Ainda."

P. Onde você escreve? Você tem uma sala especial, galpão, celeiro, espaço especial para escrever? Ou conte-nos sobre o seu espaço de trabalho dos 'sonhos'.

CRH. Escrevo na poltrona da sala. Quando minha mãe era viva e dividia minha casa comigo na aposentadoria, e minha irmã e seus filhos vinham me visitar regularmente, criamos um estúdio de escrita para mim. Mandamos construir sobre a garagem. Mas minha mãe faleceu em 2012. Minha irmã também faleceu, assim como um de seus filhos. O outro é um adulto crescido. Agora a casa principal está muito silenciosa. Eu tenho uma cadeira de gravidade zero, o que é melhor para minhas costas do que sentar em uma cadeira de escritório em um computador desktop. Tem uma espécie de arranjo de mesa de colo, e escrevo em um notebook. Há um alimentador de sementes e um alimentador de beija-flor pendurados do lado de fora da janela à minha direita, e muita luz. Então é aqui que tudo é feito. O estúdio agora é um quarto de hóspedes.

P. Você tem algum ritual ou peculiaridade especial quando se senta para escrever? (um espaço de trabalho arrumado, um laptop pronto, lápis # 2 afiado, bloco de notas, xícara de chá, copo de conhaque, pijama favorito, etc.)

CRH. Não. A única coisa de que preciso é uma noção boa o suficiente da próxima cena. Não estou rebaixando as pessoas que o fazem. O que quer que funcione. Mas acho que precisamos ter cuidado ao declarar o que “precisamos” escrever. Só preciso de uma ideia e estou pronto para continuar. Se eu me sentasse com uma xícara de chá, só esfriaria.

PS: O que exatamente um lápis nº 2 teria a ver com escrever um romance? (Brincadeira. Metade. Bem ... principalmente brincadeira. Não, não estou brincando tanto. É 2019.)

P. Você poderia nos contar algo sobre você que talvez ainda não saibamos?

CRH. Hmm. Vamos ver. Sou um grande fã de Randy Rainbow e conheço a mãe dele. Ela é uma das minhas leitoras, o que me deixou toda fangirling, e então ela estava toda fangirling porque eu sou uma fã de Randy, e nós criamos um caminho para uma amizade.
Eu monto adestramento clássico inglês com meu cavalo, porque acho que nada é muito desafiador para mim. Eu sou um grande glutão de punição.
Passei uma semana em um ashram em Rishikesh, Índia, a convite de um swami muito conhecido e venerado que era (desde então é falecido) um grande fã do livro e da fundação (Pay It Forward).
Há cerca de três anos, comemorei meu 61º aniversário voando para o Nepal, pegando um pequeno avião STOL para "o aeroporto mais perigoso do mundo" (Lukla) e, em seguida, subindo vários milhares de pés para uma estadia no Hotel Everest View. Como dito anteriormente, gosto de um bom desafio.
Quem me segue no Facebook sabe que estou aprendendo astrofotografia (falando em ser um glutão por punição), mas tenho certeza de que também há muitas pessoas que não sabem.


P. Você tem um horário definido a cada dia (ou noite) para escrever?

CRH. Sim e não. Se eu tiver algo pronto, vou me sentar de manhã. Eu me levanto de manhã, faço ioga e alongamentos profundos, um pouco de meditação, depois uma xícara de café e vou embora. Mas há manhãs em que não escrevo. Ele vem e vai aos trancos e barrancos.

P. Qual é o seu melhor conselho para outros escritores para superar a procrastinação?

CRH. Se você ainda não iniciou o projeto, faça um arquivo digital para ele. Coloque o título e o autor no cabeçalho. Numere as páginas. Digite “Capítulo Um”. Em seguida, desafie-se a escrever uma primeira frase. Nada supera a incapacidade de começar como começar.

Se eu tiver algo em andamento, mas não consigo fazer o próximo capítulo ou cena, vou entrar no arquivo para apenas adicionar uma frase ou parágrafo. Em quase todos

caso eu acabe com várias páginas novas antes de fechar o arquivo novamente. Se isso não funcionar, talvez seja hora de dar uma olhada no que você está escrevendo. Você perdeu o interesse nisso? Isso pode surpreendê-lo, mas meu conselho pode ser jogá-lo fora. Você pode ter perdido o interesse por um motivo. Não jogue fora. Nunca jogue nada fora. Apenas dê a si mesmo permissão para trabalhar em algo novo. Se não estiver inspirando você a escrevê-lo, pode ter problemas para inspirar completos estranhos a lê-lo. Tente encontrar um projeto que seja empolgante e que o chame de volta ao trabalho.

P. Onde / quando você descobre seus personagens pela primeira vez?

CRH. Quando eu terminar um romance e passá-lo para o meu agente, e eu sei que preciso de uma nova ideia. Eu me abro para uma nova ideia e encontro um personagem. Geralmente, vejo apenas um vislumbre deles, tendo algum tipo de experiência de vida. Depois, passo algumas semanas na minha cabeça, sem nada no papel ainda, persuadindo-os a me dizer mais.

P. De onde surgiu o conceito de ' Have You Seen Luis Velez? ' vem de onde?

CRH. Oh, como eu gostaria de saber. Não tenho ideia de onde tudo isso vem. Pura imaginação, e qualquer pessoa que a entenda tem um cérebro melhor que o meu.



P. Eu entendo. A maioria das minhas histórias posso identificar onde elas têm suas origens. Minha mãe e suas irmãs igualmente ultrajantes são a base dessa ficção. Mas também escrevo True Crime Mysteries bastante sanguinários e não tenho ideia de onde eles vieram. Eu apenas aguento o passeio.





Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também


Um comentário

  1. Oii, que capa mais linda😍. Achei enredo muito interessante. O tema abordado nesse livro são bem importante o luto e autismo sendo retratado.
    Beojos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall