18 de dezembro de 2024

Resenha: As irmãs Blue (Blue Sisters) - Coco Mellors.


 "Uma irmã não é uma amiga. Quem é que consegue explicar a necessidade de olhar para a relação tão primordial e complexa de irmãs e reduzi-la a algo tão substituível, tão banal como a de amigas?"



A narrativa de As irmãs Blue é dividida entre as três irmãs Blue: Avery, Bonnie e a Lucky. A história gira em torno das Irmãs Blue, quatro jovens mulheres que dividem a mesma família e traumas decorrentes de uma mãe pouco afetuosa e um pai alcoolista. É no aniversário de um ano da morte de Nicky, a terceira delas, que os fatos se desenrolam e Avery, Bonnie e Lucky se veem tendo que lidar com o luto da perda da irmã, junto a todos os problemas que elas foram ao longo desse tempo jogando para “debaixo do tapete”.

⚠ Aviso de gatilhos: Irmãs Blue é um livro de Ficção Feminina escrito por Coco Mellors lançado pela editora Astral. Que abordam assuntos complicados como: abuso de álcool e substâncias ilícitas e relacionamentos tóxicos (familiares). Esses conteúdos que podem ser sensíveis para os leitores e despertar gatilhos emocionais.

As irmãs Blue são complexas e profundamente humanas:

· Avery: A mais velha, uma advogada conservadora que vive em Londres com sua esposa, enquanto lida com a recuperação de um vício.
· Bonnie: Uma ex-boxeadora e agora segurança em Los Angeles, marcada por uma derrota devastadora e um senso de perda que vai além da morte de Nicky.
· Lucky: A caçula, modelo em Paris, que tenta equilibrar sua vida entre festas e responsabilidades, enquanto lida com a ausência de Nicky.
· Nicky: Embora falecida, Nicky é uma presença constante na vida das irmãs, o elo que as mantinha unidas e cujo impacto é sentido em cada página.
Comprei na pré venda

Sinopse: Quatro irmãs. Agora, três... precisam lidar com a perda e as memórias deixadas pela irmã e retornar para a casa de sua família em Nova York nesta história inesquecível de luto, identidade e complexidades familiares.



Título: As irmãs Blue
Título original: Blue Sisters
Autor (a): Coco Mellors
Editora: Astral Cultural
Número de Páginas: 400
Ano: 2024
Avaliação: ☕.




As três irmãs Blue são excepcionais e excepcionalmente diferentes. Avery, a mais velha, uma viciada em recuperação, é uma advogada conservadora e mora com a esposa em Londres. Bonnie, uma ex-boxeadora, trabalha como segurança em Los Angeles após uma derrota devastadora. Lucky, a mais nova, é modelo em Paris, enquanto tenta superar seu jeito festeiro. Por fim, Nicky, cuja morte inesperada deixou Avery, Bonnie e Lucky arrasadas, era, definitivamente, o elo que juntava essa complexa família.

Um ano depois, enquanto cada uma enfrenta a dor da perda, o vício e a ambição, as irmãs voltam a Nova York para impedir a venda do apartamento onde foram criadas. Contudo, voltar para casa nunca é tão fácil quanto parece. À medida que as irmãs enfrentam as decepções de sua infância e a perda da única pessoa que as mantinha unidas, elas percebem que os maiores segredos que guardavam talvez não fossem uma da outra, mas sim delas mesmas.



As Irmãs Blue nos apresenta a história de três irmãs, Avery, Bonnie e Lucky, que precisam enfrentar a dor da perda da irmã Nicky, cujo papel de cola da família é central. Após a morte de Nicky, as irmãs retornam a Nova York para impedir a venda do apartamento onde foram criadas. Esse retorno desencadeia uma série de lembranças e confrontos com o passado, levando cada uma delas a lidar com seus próprios segredos e traumas. A narrativa é uma jornada emocional que mistura luto, identidade e a luta para encontrar um novo significado na vida após a tragédia.

Eu intercalei a leitura entre o E book e Livro Físico para ver se a experiência de leitura torna-se mais dinâmica e engrenasse a leitura desse livro em questão... Coco Mellors é uma escritora de Londres e Nova York. Ela recebeu seu MFA em Ficção pela New York University, onde foi bolsista Goldwater. Atualmente, ela mora em Los Angeles com seu marido. Cleópatra & Frankenstein é seu primeiro romance. 

Como eu escrevi no post Primeiras Impressões... Eu não consegui me conectar com a história. Embora, a narrativa dividida entre os personagens me agrade bastante o corte do tempo das lembranças do passado traumático entre as personagens deixa a leitura um pouco confusa... As irmãs Avery, Bonnie e a Lucky mantiveram as lembranças da Nicky transformando-a em uma personagem interessante embora estivesse morta. Porém Avery, Bonnie e a Lucky não tem profundidade suficiente para tornar a história interessante e atrativa como se propôs na sinopse do livro.



Um comentário

  1. Oi Camyli! Eu ainda não li obras da autora, e sempre ver os livros dela nas redes sociais até me desperta a curiosidade, mas parando para ler a sua resenha talvez não seja algo que me agrade muito. A capa chama a atenção, mas livros que abordam a temática do luto acabam sendo sensíveis para mim, e quando não é bem elaborado, acho que perde a oportunidade de ser uma leitura que ajudaria no processo de entender o luto, e passa a ser só mais um lembrete nada interessante sobre o sentimento.

    Garota do 330

    ResponderExcluir

© 2025 Expresso Literário
Maira Gall