19 de setembro de 2024

04 anos: Escrevendo sobre livros enquanto bebo um café expresso....

 

Foi com essa frase que eu comecei o Bookstagram Expresso Literário na segunda semana do mês de junho de 2020. Os livros me fizeram companhia na época do isolamento social em decorrência a pandemia de Covid19. Porém, os livros sempre foram presentes na mina vida... Quando eu entrei na blogosfera eu escrevia as minhas opiniões não solicitadas e tirava algumas fotos dos livros que eu estava lendo no momento mas, eu tinha receio de escrever somente sobre o nicho literário.

No início da pandemia, surgiram muitas leituras coletivas na internetês... Em uma dessas leituras conheci o termo Booksgram que nada mais é que um Instagram literário (Eu já tinha criado um perfil com fotografias e quotes literários em 2017 com o nome Expresso Literário mas, troquei o celular na época e perdi a senha.). No segundo semestre, criei o Booksgram Expresso literário com as fotografias e resenhas literárias que eu escrevia com pouca frequência no meu blog pessoal... O meu conteúdo literário que eu escrevia/fotografava tinha muita referência dos conteúdos que eu já fazia no blog óbvio que no instagram não funcionava... As resenhas literárias que eu escrevo em duas páginas não cabem nos caracteres do Instagram sem ser de uma forma resumida. As minhas fotografias não tinha um cenário que chamasse atenção para a leitura.


No início de novembro quando a ideia de criar um blog foi tomando forma, e eu resolvi seguir em frente com ela. Assim, o Expresso Literário foi ao ar em 12 de novembro de 2020! Um Blog Literário com extensão ao perfil literário no Instagram... Tanto o Blog como o Instagram têm como temática a literatura, como objetivo principal o incentivo à leitura! Graças ao Expresso Literário consegui conquistar um público bem diversificado...Conheci outras leitoras que se tornaram grandes amigas, conheci leituras incríveis e fui pela primeira vez na Bienal do Livro em São Paulo. Usei as aulas de Fotografia do curso técnico para fotografar os meus livros e aprendi a criar cenários fotográficos.

Na medida, em que fui mudando a forma de criar conteúdo literário no Booksgram senti a necessidade de recomeçar (consegui recuperar o e-mail e a senha do primeiro perfil literário) esse foi o sinal que eu precisava para realmente começar um instagram do zero!


O conteúdo literário aos poucos está sendo “reciclado” para ser remanejado para o novo perfil... Juntamente com as leituras que eu tenho feito atualmente. Mas, nada disso teria sido possível sem o apoio de vocês: leitores e visitantes! Incentivar a leitura ainda é algo que me deixa insegura, mas adoro dar opinião sem ser solicitada. Principalmente, quando alguém diz que incentivei a leitura do livro X só por escrever a resenha literária com a minha opinião.

Obrigada pelo carinho e incentivo em todos esses anos ♥
Bookstagram: @expresso.literario

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall