14 de abr. de 2024

Primeiras Impressões #27: Os Cem Anos de Lenni e Margot - Marianne Cronin.

O livro Os Cem Anos de Lenni e Margot é um romance escrito por Marianne Cronin que acompanha a adolescente Lenni uma adolescente de dezessete anos, dona de uma personalidade especial e de muito carisma. Pode-se dizer que é uma garota cheia de vida... exceto que, segundo os médicos, ela está à beira da morte.


Como um modo de preencher seus dias no hospital em que está internada e sozinha – e de cumprir uma aposta feita com o padre da capela –, Lenni começa a frequentar aulas de arte terapêutica. E é então que conhece Margot, uma senhora de oitenta e três anos, doce e de coração rebelde como o de Lenni. A conexão entre elas é intensa e imediata, e as duas percebem uma peculiaridade: juntas, têm um século de vida! Para celebrar esses cem anos que compartilham, decidem montar uma exposição de cem pinturas. Em cada uma, retratam uma memória importante dos anos que viveram. Histórias de paixão, juventude, amadurecimento, alegria, afeto, de quando se encontra em alguém o amor de sua vida. Histórias que merecem, sempre, ser compartilhadas.

Sinopse: Lenni é uma adolescente de dezessete anos, dona de uma personalidade especial e de muito carisma. Pode-se dizer que é uma garota cheia de vida… exceto que, segundo os médicos, ela está à beira da morte. Como um modo de preencher seus dias no hospital em que está internada e sozinha – e de cumprir uma aposta feita com o padre da capela –, Lenni começa a frequentar aulas de arte terapêutica. E é então que conhece Margot, uma senhora de oitenta e três anos, doce e de coração rebelde como o de Lenni. A conexão entre elas é intensa e imediata, e as duas percebem uma peculiaridade: juntas, têm um século de vida! Para celebrar esses cem anos que compartilham, decidem montar uma exposição de cem pinturas. Em cada uma, retratam uma memória importante dos anos que viveram. Histórias de paixão, juventude, amadurecimento, alegria, afeto, de quando se encontra em alguém o amor de sua vida. Histórias que merecem, sempre, ser compartilhadas.


Além de Os Cem Anos de Lenni e Margot ser um romance ele faz parte do gênero sick-lit, que ganhou popularidade em 2013, refere-se aos romances sobre histórias tristes e melancólicas que envolviam personagens com doenças graves e/ou terminais. Estou achando uma leitura promissora... O início serve para situar o leitor que a narrativa se passa em um hospital mais especificamente na ala May que é uma ala onde fica adolescentes com doenças terminais, preciso dizer que vou me surpreender com a narrativa que tem se mostrado leve durante a leitura embora fale de assuntos sensíveis.

A Lenni uma adolescente de dezessete anos, dona de uma personalidade especial e de muito carisma. Através da Lenni vemos um processo da procura da espiritualidade e as dúvidas típicas na adolescência sobre a vida/morte


"Se a mente é tão poderosa que pode matar um homem saudável e salvar um homem moribundo, eu jamais gostaria de dar ao meu cérebro a oportunidade de me matar por não acreditar que posso melhorar."


Continuarei a leitura sabendo que esse livro vai acabar comigo e com o meu Psicológico e Saúde Mental e eu vou adorar cada segundo dessa leitura.


2 comentários

  1. Eu amo tanto esse livro! Queria que tivesse mais reconhecimento.
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vontade demais de ler esse livro. Já coloquei na lista!

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall