6 de abr. de 2024

5 motivos para ler: Tartarugas Até Lá Embaixo - John Green.


Tartarugas até lá embaixo é um livro de romance escrito por John Green lançado pela editora Intrinseca.


A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.
  • MOTIVOS PARA LER


🐢 O primeiro livro do autor desde  A culpa é das estrelas:

John Green demorou 5 anos para nos entregar o livro Tartarugas até lá embaixo. É o primeiro livro do autor desde o icônico A culpa é das estrelas. A história da personagem Aza Holmes é tão emocionante quanto a Hazel Grace.

💊 O Titulo :

O título do livro Tartarugas até lá embaixo causou um estranhamento para a maioria dos leitores... Pois, os livros do John Green até então tinham títulos que davam alguma pista sobre o que esperar da história. – Afinal, o que quer dizer essa “expressão”? Então, vale ler a história para descobrir qual é o sentido do título.

🐢 Sick lit:

 Desde 2005, quando escreveu Quem é você, Alasca?, John Green vem abordando transtornos mentais entre os jovens adultos – o que o transformou em um dos principais autores da chamada Sick lit. Tartarugas até lá embaixo não foge à regra e não é insuficiente ao falar sobre TOC, ataques de pânico e ansiedade.

💊 Retrata as dificuldades do TOC/pânico/ansiedade:

Embora, o autor romantiza um pouco as situações que retratam. Isso não impede que ele seja e extremamente responsável e honesto em suas obras. Tartarugas até lá embaixo é o livro mais realista do escritor. Apesar de ter pontos romantizados (afinal, ainda estamos falando de ficção), a história de Aza Holmes é do tipo que realmente poderia acontecer. E, ao mesmo tempo em que retrata as dificuldades do TOC/pânico/ansiedade, também mostra que há “luz no fim do túnel” – mas sem idealizá-la!

🐢  Referências de cultura Geek:

John Green é grande fã de cultura pop, e sempre arranja um jeitinho de usar referências em suas histórias. E Tartarugas até lá embaixo é um prato cheio para os fãs de Star Wars – afinal, as fanfics de Daisy, a melhor amiga de Aza, são um fenômeno na internet!


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall