17 de jan. de 2024

Resenha: Sal e Açúcar - Rebecca Carvalho.

Nunca confie num Molina nem em frigideira de base fina.



Hoje eu terminei a leitura de Sal e Açúcar, da autora Rebecca Carvalho lançado pela editora Galera Record.
A narrativa do livro Sal e Açúcar, é escrito em primeira pessoa por Lari Ramires. A padaria da sua família, Sal, vive em pé de guerra há gerações com a família Molina, padaria Açúcar. Seja espalhando boatos, tretando em competições culinárias ou trocando ofensas aos gritos pelas ruas de Olinda, para ambas as famílias, a vingança é um prato que se come quente, seja ele doce ou salgado.

Os personagens principais da história Larissa Ramires e Pedro Molina foram muito bem construídos no estilo “Yin e Yang” enquanto a Larissa não herdou os dotes culinários da família o Pedro sempre foi considerado o garoto prodígio da padaria Açúcar e presidente do grupo de culinária da escola que cozinha para um projeto de caridade para crianças. No início, da leitura já somos transportados para a vida de Lari Ramires, saindo do velório da sua vó Julieta e a dificuldade que seria entrar na cozinha da Sal sem a benção de sua “vóinha” contando como surgiu a rivalidade que já segue gerações entre as duas famílias Ramirez e Molina.

⚠ Alerta de conteúdo: O conflito Inter geracional descreve discrepâncias culturais, sociais ou econômicas entre duas ou mais gerações, que pode ser causada por câmbios de valores ou conflitos de interesse entre gerações mais jovens e gerações mais antigas, problemas familiares e luto.

Sinopse: Nunca confie num Molina nem em frigideira de base fina. Para Lari Ramires isso sempre foi um lema. A padaria da sua família, Sal, vive em pé de guerra há gerações com a padaria dos Molina, Açúcar. Seja espalhando boatos, tretando em competições culinárias ou trocando ofensas aos gritos pelas ruas de Olinda, para ambas as famílias, a vingança é um prato que se come quente, seja ele doce ou salgado. Mas quando a avó de Lari morre, a vida e o sustento da família ficam seriamente ameaçados. E para piorar a situação, uma grande rede de supermercados chegou à cidade, forçando muitos comerciantes locais a fecharem as portas.

Inexperiente na cozinha, Lari está disposta a fazer o que for preciso para salvar o seu legado, até mesmo o inimaginável: se unir a Pedro Molina. O rapaz é arrogante, convencido e... presidente de um projeto de caridade que cozinha para crianças? Ela percebe que pode não conhecê-lo tão bem quanto imaginava, e que saber mais sobre o rapaz da família rival pode não ser tão apocalíptico assim. Mas a grande questão é: uma Ramires e um Molina podem realmente confiar um no outro? Publicado originalmente nos Estados Unidos, Sal e Açúcar é uma comédia romântica inesquecível repleta de representatividade nordestina que promete deixar aquele quentinho no coração dos leitores.



Titulo: Sal e Açúcar
Autora: Rebecca Carvalho
Tradução: Fernanda Castro
Editora: Galera Record
Genero: Romance
Páginas: 322
Avaliação: ☕☕


Rebecca Carvalho é uma autora recifense e atualmente mora em Berkeley, na Califórnia. É graduada em Inglês pela Lawrence University e adora criar histórias repletas de comidas brasileiras, cenários de novela e vizinhanças muito unidas. Quando não está escrevendo, Rebecca provavelmente está se divertindo com a sua câmera, jogando com o marido ou assistindo a Star Trek pela centésima vez. Sal e Açúcar é seu livro de estreia e foi inspirado na sua vida quando ainda morava no nordeste. --Este texto se refere à uma edição esgotada ou disponível no momento.

Sal e Açúcar é uma comédia romântica digno de Romeu e Julieta, com conflitos bem construídos que te prendem na cadeira até o final do livro (como a perda do comércio local para aglomerados indústrias). Enquanto eu seguia a leitura senti vontade de comer o famoso bolo de rolo [faltou escrever a receita dos doces e salgados das famílias] durante a história.



É estranho pensar que nosso futuro está nas mãos de uma receita de bolo. Mas não é esse o destino de todos os Ramires e Molina?

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall