Sal e Açúcar é um livro de romance escrito por Rebecca Carvalho lançado pela editora Galera Record. No livro, A padaria da família de Lari Ramires, Sal, vive em pé de guerra há gerações com a padaria dos Molina, Açúcar. Seja espalhando boatos, tretando em competições culinárias ou trocando ofensas aos gritos pelas ruas de Olinda, para ambas as famílias, a vingança é um prato que se come quente, seja ele doce ou salgado. Mas quando a avó de Lari morre, a vida e o sustento da família ficam seriamente ameaçados. E para piorar a situação, uma grande rede de supermercados chegou à cidade, forçando muitos comerciantes locais a fecharem as portas.
Motivos para ler
🍰Narrativa
O livro tem uma narrativa muito leve e envolvente, daquelas que trazem uma sensação de aconchego. Ela combina um romance ao melhor estilo enemies to lovers com boas doses de humor e também momentos mais dolorosos. Além disso, apesar da trama ser simples, ela tem espaço para temas sérios como luto, família, rancor, amizade, entre outros. Assim, é uma história que pode parecer clichê mas que é desenvolvida de uma forma que conquista e ainda traz reflexões importantes.
🍔Personagens
Eu amei os personagens desse livro, começando pelos protagonistas. Tanto a Lari quanto o Pedro me conquistaram assim que apareceram e eu amei os conflitos dos dois. Eles trazem questões muito reais e coerentes com a idade deles e as circunstâncias que enfrentavam, o que me fez ter ainda mais simpatia por ambos. Há ainda os personagens secundários muito carismáticos e que chamam a atenção sempre que aparecem. Destaque para os amigos da Lari e do Pedro que são muito legais e trazem momentos fofos e divertidos para a história. Minha única ressalva são as mães da Lari e do Pedro que são simplesmente insuportáveis e muito imaturas. Mas nem elas conseguem comprometer a leitura.
🍰Romance
O romance é uma delícia de acompanhar. Leve e bem adequado para a idade dos personagens, é também muito divertido, com as várias trocas de farpas entre eles. Além disso, ele vai acontecendo bem aos poucos, à medida que a Lari e o Pedro vão convivendo mais e começam a se conhecer de fato. E, mesmo achando que a autora poderia ter se aprofundado mais nesse aspecto e dado mais momentos dos dois juntos, foi impossível não torcer por eles.
🍔Ambientação
O livro se passa em Olinda, então, já começou me conquistando porque amo histórias que se passam no Nordeste. Mas a autora escreve de uma forma tão completa, com descrições tão vívidas e envolventes, que realmente faz a gente se sentir ali junto com os personagens andando pela cidade. Terminei a leitura com vontade de pegar o primeiro avião para Olinda e com a certeza que vou me apaixonar pela cidade.
🍰Doces&Salgados
Durante a narrtiva os personagens descrevem os "quitutes" perparados pelas padarias Sal e Açucar (faltou as receitas para que os leitores se aventurassem na cozinha ...) deixando os leitores com agua na boca e com vontade de comer o famoso bolo de rolo da Açucar ou a famosa empadinha da Sal
Nenhum comentário
Postar um comentário