25 de mar. de 2022

Booktag: Queridômetro Literário.


Já imaginou classificar os seus livros com emojis? Esse é o intuito do Queridômetro Literário. As expressões disponíveis para distribuir para as suas leituras são: Emoji de coração, carinha feliz, coração partido, vômito, banana, planta e bomba.



O emoji de coração : Uma leitura que você gostou bastante e está entre os seus preferidos.

O meu livro favorito dos ultimos tempos é A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA da autora Kimberly. A história da pequena Ada que com seu irmão caçula, deixou para trás sua casa em Londres para escapar dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial — arrancou lágrimas, sorrisos e suspiros na mesma medida... As palavras de Kimberly fluem com a capacidade incrível de transportar o leitor em uma imersão na história. [Resenha]

O emoji de carinha feliz : Uma leitura que você gostou mas não está entre os seus preferidos.

No inicio da leitura, Para Sempre Vou Te Amar da autora Catherine Ryan Hyde, já somos transportados para a vida de Angie narrando a sua vida com sua mãe e Sophie não importa onde morem as três nunca ficam muito tempo no mesmo endereço... 


Soubemos sobre a sexualidade de Angie de uma forma invasiva... A própria Nelie reconheceu a forma desconfortável que foi abordado esse assunto "Era algo que nem você mesmo sabia..." Angie tinha maturidade e a responsabilidade de uma pessoa adulta. Mas, ela era uma adolescente que nunca tinha pensado sobre essas questões que são normais para qualquer adolescente. Achei que a sexualidade de Angie foi "Jogada" e não foi trabalhada de uma maneira correta durante a leitura. Mas, mesmo assim dei 5 estrelas porque amei a leitura. [Resenha]

O emoji de  coração partido:  Uma leitura que te decepcionou.

O livro Jantar Secreto - Raphael Montes trata-se da história de quatro jovens amigos passam em boas universidades e decidem se mudar para Copacabana cidade grande do Rio de Janeiro. Depois do 67% a história desandou demais, aconteciam coisas que nem em um mundo de ficção passariam despercebidas, situações que não tinham finalidade alguma, capítulos e mais capítulos pra encher lingüiça que fez a história se arrastar e em outros momentos era muito rápido. O plot não funcionou comigo... mesmo o autor tendo um raciocínio bastante lógico), o autor deixa muitas pistas óbvias ao longo da história e falta pouco esfregar a verdade na cara do leitor.

Um emoji de vômito: Uma leitura em que o personagem principal teve alguma atitude que não agradou e que é repugnante para o leitor.



No livro Psicopata Americano. Patrick Bateman é um sujeito "aparentemente" invejável. Jovem, bonito, bem nascido e bem educado, ele trabalha em um conhecido banco de investimentos em Wall Street, enquanto passa as noites entre jantares, boates e festa particulares, regadas com todos os aditivos inerentes ao lado mais sombrio da vida noturna de Nova York no final dos anos 1980. Bateman, porém, tem alguns segredos bem guardados. Por trás da fachada de normalidade, possui o instinto de um serial killer, com toda a torpeza, degradação, asco e repulsa que um psicopata consegue provocar.

Um emoji de banana: Um personagem que não tem atitude ou um livro que não cumpre com o prometido.


Durante a leitura do livro Cores Vivas eu lembrei de uma frase de outro livro que eu li faz um tempo... O livro O ódio que você semeia. "Mas é engraçado como funciona com os adolescentes brancos. É maneiro ser negro até ser difícil ser negro.". Marlon um adolescente negro de 16 anos e um nerd com um repertório musical invejável [...] Mas, um garoto imaturo tanto por sua idade quanto na "bolha" de proteção que ele foi criado.

o emoji de planta: Um personagem que só está ali de "enfeite" não contribui em nada para a narrativa da história... Um livro que não te marcou em nada enquanto leitora.

Teorema Katherine; Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines.



É uma Leitura sofrível! No decorrer do livro veio à pergunta “tem certeza que é o mesmo autor?” fiz algumas tentativas nos dias anteriores, mas a leitura não engrenava só não abandonei a leitura, pois queria comprovar a ruindade do livro... Algumas partes animam, que Colin fala sobre constelações e sobre a importância que é para ele como um garoto prodígio fazer a diferença no mundo tem sacadas realmente bacanas no decorrer da historia... (spoiler)

O emoji de bomba: Uma leitura  que causa uma explosão na mente ou um personagem explosivo.


Revolução dos Bichos narra a história de alguns animais que moram em uma fazenda, fazenda Granja do Solar, e estão cansados de serem explorados pelos humanos. Após um porco (eles eram os animais mais inteligentes da fazenda) fazer um discurso a todos os bichos, mostrando que eles devem ser iguais, e que ninguém, nem mesmo outro animal, pode deter o poder de dominação, abre suas mentes para alcançarem isso. Foi assim que em uma primeira oportunidade a Revolução foi feita naquela fazenda [...] O livro Revolução dos Bichos é um clássico... Eu morria de medo de ler esse livro pela fama da literatura clássica ser uma leitura difícil. Mas, a escrita de George Orwell é uma linguagem de fácil acesso para alcançar qualquer tipo de leitor. Pois, é uma leitura necessária e atemporal que deixa o leitor triste com a aquela velha máxima "a história se repete...".

Quais os livros você incluiria no Queridômetro Literário?

Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
(principalmente no Snap!!):


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall