25 de jan. de 2022

5 motivos para ler: A Guerra que Salvou a minha vida, Kimberly Brubaker Bradley

A Guerra que Salvou a minha vida é um livro de ficção escrito por Kimberly Brubaker Bradley, do selo DarkLove da Darkside Books. No livro, a autora nos conta a história que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde os irmãos Ada e James vivem com a mãe em Londres. Nós conhecemos a protagonista da trama logo no início, quando somos apresentados a uma menina de dez anos que sofre agressões físicas e psicológicas de sua mãe porque ela tem ”pé torto”. Então, separei aqui 5 motivos para você ler A Guerra que Salvou a minha vida.


 5 MOTIVOS PARA LER:
 
A Guerra que Salvou a minha vida


💗Empatia: No livro, conhecemos a história da Ada, tanto ela quanto o seu irmão mais novo são negligenciados pela Mãe. Porém, a Ada por ser uma criança deficiente necessitava mais cuidados... de uma Mãe que era ríspida por causa do seu pé torto. É necessário ter empatia com a Ada no decorrer da história... O comportamento da Ada é de uma criança negligenciada de cuidados básicos: que não tem papas na língua, extremamente "arisca", que raramente sorri e dificilmente dirá "mamãe. Quando você entende o significado da palavra empatia, fica mais fácil compreender a maneira de Ada agir.

👀 Um outro olhar sobre guerra: em diversos livros temos o tema sobre a segunda guerra, porém A Guerra que salvou minha vida, aborda o contexto inglês. A fuga de milhares de criança para o interior, afastando-se das famílias, a luta do país para que o nazismo não o alcançassem. E a união de toda uma nação em prol da sobrevivência.


👩 Maternidade e família: A narrativa nos enche de questionamentos sobre ter uma casa e não ter um lar, sobre ter vínculo de sangue mas não necessariamente ter um vínculo de afeto e toda a pressão da sociedade do século XX é colocada em xeque no livro. A pressão com a mulher era ainda mais evidente, mas no momento em que Ada e Jamie chegaram na casa de uma mulher solteira que já tinha certa idade e não possuía marido nem filhos, essa se mostrou uma mãe muito melhor que a mãe de ventre dos garotos.

😻🐎 O amor pelos animais na rotina das crianças: Confesso que sou suspeita em falar! Quando eu comecei a ler as cenas marcantes de afeto entre Ada e o potrinho que vivia na fazenda, a ajudando em muito momentos, trazendo leveza em sua vida. O gatinho de Jamie, que antes de tê-lo o garotinho vivia dormindo muito mal e após sua chegada tudo mudou. Sou suspeita em falar pois, a minha infância foi marcada por animais de estimação e o quanto essa relação trás benefícios para uma rotina mais saudável para as crianças.

👳A luta contra o preconceito e a tolerância: com a chegada da guerra pessoas de diferentes pensamentos, experiências e qualidade de vida eram preciso conviver juntas. Tendo que passar por cima de muitos preconceitos em prol da sobrevivência e o livro nos mostra isso ainda que de maneira sutil.

E você, já leu? Tem algum com temática parecida para indicar? Conta para gente nos comentários!


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall