5 de ago. de 2021

5 Motivos para ler “A Culpa é das Estrelas”.



1) John Green

Diferente da maioria dos leitores, que lêem os livros de uma maneira cronológica [Por ano de lançamento] Eu conheci a escrita do Sr. Verde logo com o livro “A Culpa é das Estrelas” em um dos eventos literários da editora Intrínseca. Eu fui ler “Quem É Você, Alasca?” no final do ano passado. Mas, é aquele tipo de livro que você lê sem entender todo o hype e, quando termina, você está no hype. Ele aquece seu coração com todas as voltas que a história dá. E para não dizer que esse é o único livro dele que dá essa sensação.

2) É uma história de amor normal e espetacular ao mesmo tempo. Amantes de romance, BEWARE! Nem Nicholas Sparks tem uma delicadeza assim.

Tem um certo momento que Augustus fala que só tinha um desejo: tempo para que ele e Hazel pudessem se apaixonar. Eles conectam imediatamente? Sim. Mas, como crianças com câncer, eles tiveram tempo suficiente para se conhecer e se permitir. E quem não teve o coração dolorido um pouco mais quando Hazel disse “Enquanto ele lia, me apaixonei como quando se caí no sono: devagar, e então de uma vez só.” é um casal de adolescentes que embora sejam jovens eles tem um tempo limitado para viver essa paixão.

3) Não tem milagres

Vamos encarar os fatos, são crianças com câncer terminal. E, por mais que a realidade seja malvada, ela existe. Não estou dizendo que milagres não existem, mas milagres são milagres, que são para acontecer de vez em nunca. Qual a graça de escrever um livro sobre câncer se as crianças ficariam curadas no final? Qual a graça de ser previsível? O fato de não haver milagres torna cada momentinho muito mais emocionante e importante e nos faz amar a leitura de um jeito totalmente diferente.

4) Hazel é uma garota!

Em tempos de representatividade feminina... Nos livros do John Green isso foi a primeira vez que aconteceu. Como Hazel, John finalmente conseguiu incorporar uma garota de 16-17 anos sem se perder em seus protagonistas anteriores.

5) Quotes...

Quando eu li o livro “A Culpa é das Estrelas” pela primeira vez lá no começo de 2014. Eu optei por não grifar as linhas ou marcar com "" as minhas frases favoritas. Quando eu li Augustus soltando um, “Estou numa montanha russa que só tem subida, companheiro” o sentimento de estar lendo pela primeira vez e sentindo cada frase é algo indescritível.



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

2 comentários

  1. Já li esse livro e vi também o filme os dois ganharam um lugarzinho especial dentro do meu coraçãozinho.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda escreverei aqui um texto que escrevi na época quando vi esse filme que tanto quanto o livro tem um lugar no meu coração tbm.

      Excluir

© Expresso Literário
Maira Gall