23 de janeiro de 2025

Resenha: Amêndoas - Won-pyung Sohn.



Eu tenho amêndoas em mim. Assim como você. Assim como quem você ama e quem odeia. Mas ninguém consegue senti-las...



Amêndoas é um livro de trama juvenil, escrito por Won-pyung Sohn do genero healing fiction ou ficção de cura, lançado pela editora Rocco. Foi o livro indicado por um dos integrantes do BTS! 

O livro é narrado sob a perspectiva de Yunjae que nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. A narrativa em 1° pessoa no decorrer na leitura é um exercício de interpretar os sentimentos que Yunjae não consegue expressar em decorrência de uma condição neurológica alexitimia.

Alexitimia é uma condição mental que dificulta a identificação e expressão de emoções. Pessoas com alexitimia podem ter dificuldade em processar eventos traumáticos e podem se isolar socialmente.

Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como: medo, tristeza, desejo ou raiva. O protagonista é um adolescente que ao mesmo tempo era protegido por sua mãe e avó elas ensinavam algumas emoções & reações básicas para que ele consiga viver em sociedade.

Mãe: A mãe de Yunjae é “mãe solo” e é dona de um sebo com revistas e livros antigos. Mesmo percebendo as limitações sociais de Yunjae ela não aceita muito bem o seu diagnóstico... Desde pequeno, Yunjae fazia exercícios psicomotoras e dava Amêndoas para ele comer pois, pesquisou que esse alimento ajudava a desenvolver o cérebro.

Gon: É percebido por todos ao redor como outro tipo de monstro. O que falta em sentimentos e emoção em um, sobra no outro. O que sobra em afeto familiar para um, sempre faltou ao outro.

Título: Amêndoas
Autor: Won-pyung Sohn
Editora: Rocco
Genero: Ficção de cura
Páginas: 288
Ano: 2023
Avaliação: ☕☕☕



Sinopse: Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos ― as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso ―, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação.

⚠ Aviso de gatilhos: Amêndoas é um livro de trama juvenil, escrito por Won-pyung Sohn lançado pela editora Rocco.  Que abordam assuntos complicados como: Violência, bullying, saúde mental. Esses conteúdos que podem ser sensíveis para os leitores e despertar gatilhos emocionais.


Então, no seu décimo sexto aniversário, véspera de Natal, tudo muda. Um ato chocante de violência destrói tudo que Yunjae conhece, deixando-o sozinho. Lutando para lidar com a perda, o garoto se isola no silêncio, até a chegada do problemático colega de escola GonConforme começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele. Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade, Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto.

O E-book de Amêndoas está disponibilizado no Kindle Unilimited. Embora, eu seja fã do livro físico a experiência com a leitura em e-books torna-se mais dinâmica para as leituras no período da noite que é o meu horário preferido.

Depois da cena de violência sofrida com a sua mãe e sua avó no seu aniversário de 16 anos Yunjae já sofre diferentes tipos de bullying na escola e isso só se intensifica com a chegada do problemático colega de escola Gon. Transformando a leitura pesada para o gênero que está sendo apresentada... As cenas são descritas nos mínimos detalhes de violência física. Isso deixou a narrativa um tanto quanto angustiante. Conforme Yunjae começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele. Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade e Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto.

É uma leitura problemática com uma capa bonita... Embora, o início da leitura seja promissora eu senti enquanto leitora que o bullying sofrido por Yunjae foi um tanto quanto romantizado. Mesmo, nas cenas que ultrapassaram uma simples chacota... O sofrimento do Gon desde a infância e a violência desmedida de um pai até então ausente que preferiria não ter encontrado o filho perdido.  

A leitura  torna-se muitas vezes angustiante para o genero healing fiction ou ficção de cura que a autora se propoz a escrever.

“Não existe pessoa que não possa ser salva. 

Existe apenas alguém que desiste de tentar salvar os outros.”




Nenhum comentário

Postar um comentário

© 2025 Expresso Literário
Maira Gall